SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número72Avaliação das habilidades fonológicas, de leitura e escrita em indivíduos com paralisia cerebral congênita hemiparética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.23 no.72 São Paulo  2006

 

EDITORIAL

 

Comprometimento

 

 

Ao trazer a público mais um número da revista Psicopedagogia da ABPp, objetivamos dar continuidade ao nosso compromisso com a informação de qualidade, a multidisciplinaridade e a pesquisa, por meio da publicação desta série de importantes trabalhos, que certamente cumprirão seu papel de informar, esclarecer e instigar os leitores a prosseguirem no estudo de seus temas.

Três artigos aqui reunidos foram escritos a partir das conferências ministradas por suas autoras no VII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia da ABPp, em outubro deste ano. O primeiro deles, "A Psicopedagogia e as questões da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade", de Maria Cecília Castro Gasparian, nos faz refletir sobre alguns dos pontos fundamentais para a Educação contemporânea: a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade.

É de Elcie F. Salzano Masini a autoria de "Formação profissional em Psicopedagogia: embates e desafios", que nos traz um alerta sobre a necessidade de uma clara delimitação do objeto de estudo nesta área. O terceiro desses artigos, "Avanços da Psicopedagogia em Sergipe", apresentado por Auredite Cardoso Costa, tem como objetivo analisar os avanços da Psicopedagogia nesse Estado, sua inserção social na comunidade sergipana, especialmente na área da Saúde e da Educação, no âmbito da Rede Pública, da Rede Privada e do Terceiro Setor.

Dois excelentes artigos de pesquisa nos participam de estudos que em muito interessam aos psicopedagogos. Tais de Lima Ferreira, Simone Aparecida Capellini e Sylvia Maria Ciasca, abordam o tema "Avaliação das habilidades fonológicas, de leitura e escrita em indivíduos com paralisia cerebral congênita hemiparética", cujo objetivo foi caracterizar e comparar o desempenho fonológico e de leitura e escrita em um grupo de indivíduos com Paralisia Cerebral. Em seguida, Vanessa R. P. Kawagoe e Maria Cecília Sonzogno nos trazem, em "Uma investigação sobre o brincar de Winnicott, no tempo e no espaço da creche: contribuições da Psicanálise para a Educação", uma investigação sobre o quanto a instituição creche compreende o brincar de uma criança pequena, no seu tempo e espaço, segundo a visão teórica proposta por Winnicott.

"Superando limites:a contribuição de Vygotsky para a educação especial", de Dóris Anita Freire Costa, traz a contribuição da obra de Vygotsky para o trabalho com sujeitos com necessidades educativas especiais. Em continuação, temos o artigo "A (In) disciplina escolar nas perspectivas de Piaget, Winnicott e Vygotsky", de autoria de Célia Godoy, Glaucy Abdon, Ivanil Correa Lopes,Lilian Cássia Bacich Martins, Marisa Irene Siqueira,Silvia Regina Gramstrup e Wedja Oliveira Leal, aborda a indisciplina escolar como um tema de reflexão imprescindível aos professores, aos pais e a todos que de alguma forma estejam envolvidos com o desenvolvimento da criança, com base nas teorias de Piaget, Winnicott e Vygotsky.

"Neuropsicologia da aprendizagem", de Bárbara C. Beber, Giovana R. Paula, Sandra B. Baggio e Tiago Petry, nos ajuda a compreender o funcionamento intelectual da criança, o seu processo de aprendizagem, assim como seus transtornos e pode contribuir para a efetivação de uma intervenção mais eficiente.

Publicamos, ainda nesta edição, o trabalho de Rossana Maia Angelini, "A qualidade da educação no Brasil: um problema de metodologia?", outra instigante reflexão, que nos coloca frente a algumas questões sobre a Educação no atual contexto educacional, sociopolítico, histórico e econômico, quando impera a globalização no cenário mundial.

Agradecendo a todos aqueles que contribuíram como autores do livro "Aprendizagem:tramas do conhecimento,do saber e da subjetividade", publicamos nesta edição sua resenha, onde poderão ser lidos os resumos dos artigos escritos por mais esses notáveis conferencistas do VII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia.

Para encerrar, homenageamos a todos os autores que ao longo das setenta e duas edições contribuíram para o crescimento desta publicação, assim como às editoras que nos precederam e aos membros dos diversos Conselhos Editoriais, pois, sem a sua dedicação, não poderíamos ter a honra de lançar hoje o CD comemorativo dos 25 anos da revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia-ABPp.

Que a leitura desta, acompanhe os próximos dias de Festas, de merecido descanso e nos prepare para mais um ano de trabalho e de luta em prol desta profissão que amamos, na qual acreditamos e estamos vitalmente comprometidos.

 

Maria Irene Maluf
Editora

Creative Commons License