SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número74Literatura e construção da identidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.24 no.74 São Paulo  2007

 

EDITORIAL

 

Parabéns

 

 

Esta é uma edição especial de aniversário da revista Psicopedagogia. Nela fazemos uma dupla homenagem: aos nossos associados e leitores, que há exatos 25 anos prestigiam esta publicação, e a todos que se dedicaram ao comando da ABPp e, muito especialmente, ao fortalecimento desta revista. O empenho de várias pessoas foi fundamental para o sucesso deste percurso, desde o lançamento do primeiro Boletim, em agosto de 1982, até os dias de hoje.

Os artigos especiais, reunidos nesta 74ª edição, resultam do notável amadurecimento profissional e pessoal de seus autores, e têm um inestimável valor histórico. Convidadas a escrever para este número da revista Psicopedagogia, que ajudaram a criar e crescer, as hoje Conselheiras Vitalícias da ABPp, Leda Codeço Barone, Neide de Aquino Noffs, Beatriz Scoz, Maria Cecília Gasparian, Mônica Mendes e Nívea Maria de Carvalho Fabrício, expoentes de nossa área de conhecimento, presenteiam os leitores com artigos onde revelam a face mais atual de seu trabalho e também das suas co-autoras, por meio de seus enfoques singulares de pesquisa e prática.

Ainda neste número, publicamos outros interessantes artigos, como o texto "Formação de professores: um investimento em autoconhecimento" de Isabel Cristina Hierro Parolin e Rachel Caldeira, um trabalho que complementa a teoria com a prática, unindo a implantação de um projeto de formação de professores e a avaliação de todo o investimento, na competência geral da instituição de ensino e, especialmente, em sala de aula.

"A organização familiar e as implicações no processo de escolarização de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem" é o tema do artigo de Nelson Elinton Fonseca Casarin e Maria Beatriz Jacques Ramos, que discutem com maestria essa relação tão importante quanto complementar.

Outro escrito que nos fala a respeito da influência da família na produção de problemas de aprendizagem, "Problemas de aprendizagem e suas relações com a família" de Simone da Silva Braga, Beatriz Judith Lima Scoz e Maria Luiza Puglisi Munhoz, nos possibilita conhecer mais amplamente esse assunto, sob uma nova ótica.

Comemorando a entrada de Vitor da Fonseca em nosso Conselho Editorial Internacional, publicamos seu artigo "Dificuldades de aprendizagem: na busca de alguns axiomas", que, com certeza, encerra com muito brilho esta edição.

Parabéns ABPp!

Parabéns leitores!

 

Maria Irene Maluf
Editora

Creative Commons License