SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue75Characterization of the performance of children with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) in operational tests: case studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.24 no.75 São Paulo  2007

 

EDITORIAL

 

Recomeço...

 

 

Ao final de mais um volume da revista Psicopedagogia, apresentamos esta nova edição, com interessantes artigos que encerram, com muita propriedade, o 25º ano desta publicação científica.

Apresentamos um trabalho escrito por Paulo Sergio Marchelli e Carmem Lúcia Dias, "Percursos históricos da Pedagogia e a sociedade da informação", idealizado a partir do estudo de obras literárias do século XIX e de trabalhos contemporâneos, nas quais os autores se basearam para evidenciar que os estudos no campo pedagógico não podem prescindir as explicações sobre as teorias e as práticas escolares do passado.

A reflexão sobre a atualidade educacional e seus novos desafios é também estudada por Cristiane Scattone e Elcie F. S. Masini, em pesquisa que originou o artigo "O software educativo no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de opinião de alunos de uma quarta série do ensino fundamental", onde a relevância do uso desse recurso no trabalho psicopedagógico, percebido como meio de despertar o interesse e a motivação dos educandos pela aprendizagem, é colocada sobre um instigante e novo prisma.

Mônica Mendes, Conselheira Vitalícia da ABPp e atual Diretora Geral da Seção São Paulo, presenteia nossos leitores com o artigo "O atendimento psicopedagógico num enfoque sistêmico", onde analisa um dos mais discutidos assuntos atuais: a formação profissional continuada do psicopedagogo.

Em "Distúrbios de aprendizagem na visão do professor", Fabrícia Bignotto de Carvalho, Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte e Sylvia Maria Ciasca discorrem sobre um tema que, não sendo novo, continua a ser cada vez mais instigante pelos desafios que surgem a todo o momento em torno da questão.

A partir de um farto material de pesquisa, Lúcia Galvão do Amaral Campos, Tâmara Beres Lederer Goldberg, Simone Aparecida Capellini e Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula redigiram o artigo "Caracterização do desempenho de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em provas operatórias: estudos de casos", que leva à discussão do nível de desenvolvimento das estruturas cognitivas de lógica de conservação de quantidades, não só aproximando a visão da equipe profissional para a causa da dificuldade do raciocínio lógico de tais pacientes, mas também favorecendo a investigação problemática e a escolha da intervenção a seguir com eles.

Ainda nesta edição, publicamos "A primeira década da Psicopedagogia no Distrito Federal e a Educação", artigo de grande importância histórica para a ABPp e para a Psicopedagogia, escrito por Maria Therezinha de Lima Monteiro, Eline Lima Azevedo, Mariângela Gonçalves, Marlene Brito, Maria Augusta Chagas e Cláudia Dantas, onde focalizam a atuação dos psicopedagogos nas escolas públicas e particulares, bem como em clínicas, hospitais e ONGs, no Distrito Federal.

Finalizando, temos dois artigos: "Psicopedagogia, Educação e Neurociências" de Kátia Chedid e "(A)cerca do aprender e do ensinar: fios, teias e redes como metáforas em subjetividade, aprendizagem e Psicopedagogia", de João Beauclair. O primeiro foi escrito a partir da palestra da autora no Iº Simpósio Internacional de Psicopedagogia da ABPp, realizado no período de 10 a 11 de novembro de 2007, e o segundo discorre e reflete com grande sensibilidade as nuances do tema central de tal evento, que encerrou a gestão 2005-2007.

Com a proximidade das Festas de Final de Ano e em nome da Associação Brasileira de Psicopedagogia, deixamos aqui registrados nossos sinceros e afetivos votos que o próximo recomeço propicie o desenvolver de uma nova e vibrante linha condutora, que não só dê sentido ao já vivido, como reflita, sustente e abrilhante o que está por vir, na vida de cada um e de nossa Associação.

Feliz 2008!

 

Maria Irene Maluf
Editora

Creative Commons License