SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76A moral como obstáculo para a aprendizagem sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.25 no.76 São Paulo  2008

 

EDITORIAL

 

 

Apresentamos com muita satisfação a 76ª edição da revista Psicopedagogia, uma coletânea de artigos relevantes e de incontestável qualidade, resultantes da abrangência e amadurecimento que esta publicação alcançou em seu percurso.

Começamos abordando um tema da contemporaneidade, A Emergência da Psicopedagogia Como Ciência, de Nádia Bossa, atual diretora cultural e científica da ABPp Nacional. Esse trabalho traduz a preocupação com o fazer psicopedagógico, apresenta considerações acerca do que constitui as chamadas práticas psicopedagógicas para, em seguida, expor considerações de natureza epistemológica a respeito da formação e, principalmente, da investigação psicopedagógica, que fundamenta tal prática.

Dando prosseguimento a esta edição, Ser Para Reconhecer-se Ensinante é o artigo escrito por Evelise Maria Labatut Portilho e Isabel Cristina Hierro Parolin, que ressaltam a questão do aprender e do ensinar no assim chamado professor-ensinante.

Acentuação Gráfica: Criação e Aplicação de um Jogo de Regras, de Kelly Priscilla Lóddo Cezar, Nayra Carolina Bueno de Morais, Geiva Carolina Calsa e Edson Carlos Romualdo, objetiva apresentar os resultados da criação e aplicação de um jogo de regras, elaborado pelos pesquisadores, sobre o conteúdo de acentuação gráfica, a fim de evidenciar a sua capacidade de promover melhorias acerca do tema proposto, juntamente com o processo de intervenção psicopedagógica.

Em seguida, apresentamos O Espectro Autista no Contexto Institucional: Aspectos Constitutivos do Desenvolvimento, relato de pesquisa de Ana Beatriz Machado de Freitas, no qual a pesquisadora, posicionando-se como observadora participante, procurou compreender como a dinâmica da instituição constituía a subjetividade de uma aluna com deficiência mental e comportamentos autistas, em uma instituição filantrópica de ensino especial e reabilitação que atende a crianças com diagnóstico de deficiência mental.

Dando continuidade, temos o artigo de Rossana Aparecida Vieira Maia Angelini e Neusa Gomes, Imaginário e a Adolescência do Jovem Especial, que nos vem apresentar, entre outras, a necessidade de que os jovens especiais têm de colocar seus conflitos, suas angústias em relação à sua adolescência, frente à sua família e à sociedade em que vivem.

Reflexões Sobre as Nossas Disfuncionalidades, seu Manejo e suas Repercussões na Convivência, de Tania Almeida, é um excepcional artigo escrito sobre o tema apresentado por essa autora no Iº Simpósio Internacional de Psicopedagogia da ABPp, realizado em 2007, em São Paulo.

Da Argentina recebemos com muito prazer El Cuerpo... Un Eclipse a Develar en el Proceso de Enseñanza Aprendizaje, de Marta Busani e Sandra Yamzon, um artigo de pesquisa que examina a interação entre o corpo e a subjetividade no processo de ensino-aprendizagem.

A Moral como Obstáculo para a Aprendizagem Sistemática versa sobre uma recente pesquisa realizada em escolas públicas de Lyon, França, por Johnny Guedes de Lima Favre e Jacqueline Andréa Glaser, cujo objetivo foi investigar o valor obediência (estádio de heteronomia) na criança como possível causador do fracasso escolar.

Encerramos esta edição com o artigo As Hipóteses Diagnósticas nos Casos de Dificuldade Escolares: Experiência e Equipe Multiprofissional, de Stella Maris Cortez Bacha, Ana Lúcia Ferra Finocchio e Mônica Sharth Féo Ribeiro, uma pesquisa que objetivou verificar a eficiência no uso das terminologias: Distúrbio de Aprendizagem, Dificuldade de Aprendizagem Escolar e Distúrbio Específico de Leitura-Escrita, para as hipóteses diagnósticas levantadas nas avaliações de aprendizagem realizadas.

Aproveitamos a oportunidade que se apresenta para, em nome do Conselho Editorial da revista Psicopedagogia, cumprimentar a nova Diretoria da ABPp Nacional, na pessoa de sua presidente, Quézia Bombonatto, assim como a todas as Diretorias de Seções e Coordenadorias de Núcleos, e desejar-lhes uma gestão plena de realizações.

Boa leitura!

 

Maria Irene Maluf
Editora

Creative Commons License