SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número79La potencia atencional de la alegría índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.26 no.79 São Paulo  2009

 

EDITORIAL

 

 

A Revista Psicopedagogia, publicação científica da Associação Brasileira de Psicopedagogia, tem a honra de trazer aos seus leitores, no primeiro número deste novo volume, as mais recentes informações a respeito do VIII Congresso de Psicopedagogia, organizado pelo seu Conselho e Diretoria Executiva, com o respaldo acadêmico de quase trinta anos de estudos e publicações internacionalmente reconhecidos, que confere a esse evento a credibilidade da comunidade científica, universitária e profissional.

Esta edição, composta de trabalhos enviados de vários países, resultado da abrangência e visibilidade que nossa Revista alcançou em sua trajetória, é aberta pela contribuição de Alicia Fernández, com "La potencia atencional de la alegria", que discorre sobre a importância de transformar nosso modo de pensar como psicopedagogos, a partir do "desmontar" de antigas idéias, e que traz uma frase dessa autora que certamente se tornará emblemática: "Precisamos rescatar la alegría de hacer-se en psicopedagogia".

"O grito da professora: do implícito ao explícito" é assinado por Evelise L. Portilho e Laura Monte Serrat Barbosa. Neste artigo, as autoras tecem uma análise da dinâmica que ocorre no ambiente educativo, mais especificamente da sala de aula, por meio da observação das estratégias usadas e da identificação do estilo de ensinar.

Contamos também neste número com a colaboração de Talita Regina Valle e Simone Aparecida Capellini, que nos apresentam sua recente pesquisa "Relação entre a opinião dos pais e professores sobre transtorno do desenvolvimento da coordenação (TTDC) e os resultados do exame motor em escolares de ensino público municipal", chegando a importantes conclusões para todos os profissionais da área da Educação, além de pais e familiares, da mesma forma que outra investigação: "Caracterização do desempenho motor em escolares com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade". Esta última, enviada por Cintia Sicchieri Toniolo, Lara Cristina Antunes dos Santos, Maria Dalva Lourenceti, Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula e Simone Aparecida Capellini, é uma pesquisa na qual as autoras objetivaram caracterizar e comparar o desempenho motor de escolares com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ao desempenho de escolares com desenvolvimento neuropsicomotor normal e verificar a ocorrência de transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) nos escolares com TDAH.

Segue as estas pesquisas, o artigo "Fracassos, representações e exclusões no processo de permanência na escola", de Claudia Gomes e Vera Lucia Trevisan de Souza, cujo objetivo maior baseou-se em explorar as representações compartilhadas pelos profissionais da educação quanto à situação de fracasso dos seus alunos.

"Compreensão, velocidade, fluência e precisão de leitura no segundo ano do ensino fundamental", escrito por Renata Mousinho, Fernanda Mesquita, Josi Leal e Lia Pinheiro, é uma pesquisa onde são investigadas as correlações entre fluência, precisão, velocidade e compreensão de leitura no português do Brasil, em tais escolares e que constitui uma importante leitura para aqueles que trabalham com crianças dessa faixa etária.

Em "Inclusão escolar: há coesão nas expectativas de pais e professores?", Gilcinéia Maria Silveira Cintra, Sonia das Dores Rodrigues e Sylvia Maria Ciasca avaliam as expectativas de diferentes grupos envolvidos no processo de inclusão escolar, como professores, pais de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) e pais de alunos cujos filhos estão matriculados em classes onde há crianças com NEE, nos comprovando a existência de divergências nas expectativas entre os indivíduos ouvidos.

A Neuropsicologia, tão discutida e estudada na atualidade, relaciona-se a demais áreas afins, tanto da saúde quanto da educação, apesar da intersecção entre a Neuropsicologia e a Psicopedagogia encontrar-se ainda incipiente no Brasil. No artigo "O uso de instrumentos neuropsicológicos na avaliação de dificuldades de aprendizagem", Camila Rosa de Oliveira, Jaqueline de Carvalho Rodrigues e Rochele Paz Fonseca apontam os instrumentos neuropsicológicos que vêm sendo utilizados na avaliação das dificuldades e aprendizagem (DA) e quais são as suas principais observações a respeito.

"Prueba del dibujo de una persona para estimar la habilidad intelectual para en niños, adolescentes y adultos, DAP-IQ" é a contribuição enviada do Peru por César Merino Soto, Luis Honores Mendoza e Walter García Ramírez, onde são analisadas de forma descritiva as propriedades e as aplicações práticas dessa conhecida prova.

Uma outra contribuição muito bem-vinda, por se tratar de um assunto complexo e de amplo interesse, é o artigo de Monique Antunes de Souza Chelminski Barreto, "Caracterizando e correlacionando dislexia do desenvolvimento e processamento auditivo", no qual a autora nos aponta meios de como o psicopedagogo pode utilizar suportes teóricos para alicerçar uma intervenção adequada nesse transtorno, antes mesmo dos momentos iniciais da aprendizagem da leitura e da escrita.

"Los programas de cualificación profesional inicial: una experiencia en un aula adaptativa", da professora Blanca Arteaga Martínez, nos posiciona com relação ao estado atual das questões relacionadas à inclusão na Espanha.

No artigo "De la exclusión a la inclusión: una forma de entender y atender la diversidad cultural en las instituciones escolares", Mercedes García García, Diana García Corona, Chantal Biencinto López e Coral González Barberá nos mostram que a atenção à diversidade é um princípio básico dos sistemas educacionais atuais.

O tema inclusão é também discutido no artigo "Ensino inclusivo: aspectos relevantes", de autoria de Fernanda Piovesan Dota e Denise Maria Alves Álvaro, demonstrando a atualidade do tema, não só no meio acadêmico, mas também na política e na sociedade em geral.

Encerram esta edição, a entrevista realizada por Silvia Drudi a Marcos Cesar Polifemi, "Reflexões sobre Bakthin e Vygotsky" e duas Resenhas, indicações excelentes de leitura. A primeira delas foi escrita por Nívea Mª de Carvalho Fabrício e Paula Viana Cantos, a respeito do livro de Margarida Dupas, "Psicanálise e Educação: construção do vínculo e desenvolvimento do pensar" e outra sobre o livro "Psicopedagogia dos fantoches: jogo de imaginar, construir e narrar" de autoria de Dilaina Santos, resenhado por Janua Celi Rodrigues.

Desejamos que esta edição seja uma fonte de boa leitura aos nossos leitores, assim como esperamos encontrar a todos em julho próximo no VIII Congresso de Psicopedagogia da ABPp "Psicopedagogia: entre a Ciência e a Experiência - Diagnóstico, Intervenção e Produção Científica", cujas informações para sua participação fazem parte desta edição.

 

Maria Irene Maluf
Editora

Creative Commons License