SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue80 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.26 no.80 São Paulo  2009

 

EDITORIAL

 

Duas Palavras

 

 

Corria o ano de 1980, quando a então denominada Associação Estadual de Psicopedagogos do Estado de São Paulo começava a delinear o perfil desse novo profissional especialista em aprendizagem humana.

Tal associação, graças em grande parte à perseverança de suas primeiras dirigentes, cresceu rapidamente e tornou-se a Associação Brasileira de Psicopedagogia, a ABPp, que hoje, 29 anos depois, pode-se afirmar, sem falsa modéstia, é responsável pelo reconhecimento desta profissão no Brasil e até além de nossas fronteiras.

Representada em praticamente todos os Estados do Brasil por profissionais de prestígio internacionalmente reverenciado, a ABPp vem cumprindo seu papel tanto pelo resultado do constante incentivo à pesquisa e ao estudo sobre a aprendizagem, como por sua característica multidisciplinar, cumprindo incansavelmente o legado de suas fundadoras, o de divulgar por diferentes veículos os saberes e as práticas desta Especialização.

O Boletim Psicopedagógico, a primeira de suas publicações impressas, tornou-se a revista Psicopedagogia, hoje na 80ª edição ininterrupta e já indexada desde 2005 nas mais exigentes e importantes bases de dados nacionais e internacionais. Mas nossa revista continua em busca de seu objetivo maior: a competência científica e o conhecimento ao alcance de todos, a partir do momento em que, desde a edição 69, de dezembro de 2005, passou a ser publicada simultaneamente via Internet, sem qualquer restrição a consultas públicas no Brasil e no mundo, por meio do site: http://www.abpp.com.br/revista_psicopedagogia

Continuando sua trajetória, prepara-se para entrar em 2010 - trinta anos depois da fundação da ABPp - vencendo novos desafios, obtendo novas e importantíssimas indexações que a tornarão mais do que nunca visível aos olhos dos maiores acadêmicos do mundo e levando consigo, amalgamado, todo o conhecimento alcançado nestes anos de estudos e práticas. E, curvando-se - jamais se quebrando - às exigências internacionais e em respeito aos seus futuros pares, a edição impressa deixará de circular a partir da edição 81, de dezembro de 2009, para poder ser acessada exclusivamente pela Internet. É um passo aparentemente pequeno para quem a lê, pois suas edições passadas e futuras continuarão à disposição de todos pela Internet, mas uma decisão adulta, profissional e desprendida, para quem a toma aos 30 anos: a ABPp.

Como veículo momentâneo dessa mudança, enquanto editora desta publicação desde 2003, sinto-me profundamente tocada e agradecida pela oportunidade de ter colaborado para fazer aquilo que como psicopedagoga sempre sonhei ver realizado: o reconhecimento do nosso Saber, a divulgação incondicional do Conhecimento e o reconhecimento do Esforço de tantas pessoas e profissionais maravilhosos, que, além de trazerem até aqui a ABPp, fizeram desta sua revista uma publicação de grande mérito.

E, a partir de 2010, como um presente de 30 anos a todos os que sempre a prestigiaram, a ABPp estuda o lançamento de outra publicação semestral, a "Revista do Psicopedagogo: Diálogos Psicopedagógicos", de perfil acadêmico menos rígido, mas não menos exigente, onde artigos, notícias, agendas de eventos, divulgações, entrevistas e lançamentos, atenderão ao ensejo de muitos profissionais.

A todos que nos precederam, acompanharam e apoiaram o trabalho para o crescimento da Psicopedagogia, desejamos que recebam este novo vôo da nossa revista com o mesmo sentimento, pioneiro e corajoso, com a mesma alegria e entusiasmo que fizeram com que ela se elevasse até aqui! Sucesso à Psicopedagogia!

 

Maria Irene Maluf
Editora

Creative Commons License