SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número80Duas PalavrasDesenvolvimento infantil facilitação do meio (holding): violências, resiliência e estilos cognitivo-afetivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.26 no.80 São Paulo  2009

 

EDITORIAL

 

 

O presente número é composto de oito Artigos Originais, dois Relatos de Experiência, um Ponto de Vista e três Artigos de Revisão, além do artigo Especial "Psicopedagogia em grupo, no grupo e com o grupo: para além da patologização", de Laura Monte Serrat Barbosa.

Iniciamos a 80ª edição, de agosto de 2009, tendo a grande honra de apresentar o Artigo Original de Eloisa Quadros Fagali, intitulado "Desenvolvimento infantil facilitação do meio (holding): violências, resiliência e estilos cognitivo-afetivos", que apresenta a satisfatória "relação criança-mãe", o "holding", os diferentes estilos cognitivo-afetivos (Carl Jung, Won Franz) e os processos arte-terapêuticos (Fagali), abrindo portas para a aprendizagem de psicopedagogos e crianças.

Seguem-se a este outros trabalhos importantes de pesquisa que muito podem contribuir para a multiplicidade de olhares teóricos desta revista: "Amostra de desempenho de estudantes do ensino fundamental em testes de atenção e funções executivas", de Ricardo Franco de Lima, Paula Pinheiro Travaini e Sylvia Maria Ciasca e também "Aquisição da linguagem figurada", de Renata Mousinho, Bianca Deschamps, Kaliani Coça, Daniela Schuewk, Aline Marchi e Beatriz Rufino. O mesmo pode-se dizer dos artigos seguintes, tanto o "Desempenho de escolares com dificuldades de aprendizagem em um programa de intervenção com a consciência fonológica", de Ana Paula de Castro Silva e Simone Aparecida Capellini, como o texto das autoras Natália Fusco e Simone Aparecida Capellini: "Comparação do nível de conhecimento das regras de correspondência grafofonêmicas entre escolares do 1º ao 5º ano do ensino fundamental".

"Desenvolvimento das habilidades auditivas de escolares com distúrbio de aprendizagem antes e após treinamento auditivo e suas implicações educacionais", de Fábio Henrique Pinheiro e Simone Aparecida Capellini, precede outros dois artigos originais: o primeiro, "Dislexia: atitudes de inclusão", de Maria Angélica Moreira Rocha, Maria Arminda S. Tutti Cabussú, Vitória Galvão Soares e Rita Lucena e, o seguinte, "Alterações ortográficas: existem erros específicos para diferentes transtornos de aprendizagem?", de Jaime Luiz Zorzi e Sylvia Maria Ciasca.

Interessantes Relatos de Experiência seguem-se a estas pesquisas, neste 80º número da Psicopedagogia: "Diagnóstico e intervenção psicopedagógica com adultos: um estudo de caso", de Débora Silva de Castro Pereira e "Psicopedagogia e constelação familiar sistêmica: um estudo de caso", de Ana Lucia de Abreu Braga.

Baseados em sua participação durante o VIII Congresso de Psicopedagogia da ABPp, Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle, Eduardo L. Ribeiro do Valle e Rubens Reimão nos apresentam seu artigo "Sono e aprendizagem", um assunto de grande importância na atualidade.

Também apresentamos a público três artigos de Revisão, um vindo do Uruguai, "Resiliência", escrito por Ana María Rodríguez Piaggio; outro "Modalidade de aprendizagem: uma contribuição para a ampliação do conceito", de Regina Orgler Sordi e "Intervenção psicopedagógica nas empresas: a relevância da construção de métodos profiláticos e assertivos que visem à erradicação do fenômeno assédio moral", de autoria de Márcia Oliveira de Carvalho.

Certamente, aos nossos leitores, deixamos aqui algumas horas de leitura, que esperamos sejam agradáveis e proveitosas.

Um abraço,

 

Maria Irene Maluf
Editora

Creative Commons License