SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número84Conhecimento de letras, sílabas e palavras por escolares de 1º e 2º anos do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.27 no.84 São Paulo  2010

 

EDITORIAL

 

 

Como editora da revista Psicopedagogia desde janeiro de 2003, tenho a honra de encerrar este volume, em dezembro de 2010, relembrando aos associados da ABPp e aos nossos leitores que esta publicação, agora inteiramente online, integra o portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC). A PePSIC é uma fonte da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (BVS-Psi ULAPSI), fruto da parceria entre Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP) e do Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME). Pode ser livremente acessada em todas as partes do mundo pelo endereço: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-8486&lng=pt&nrm=iso

É possível, também, ler nossas revistas na íntegra, a partir do site da ABPp (www.abpp.com.br), onde também estão disponíveis as Normas de Publicação para que novos artigos nos sejam encaminhados.

Dois artigos originais abrem este número. O primeiro, encaminhado por Mayara Pessoa de Moraes e Simone Aparecida Capellini, "Conhecimento de letras, sílabas e palavras por escolares de 1º e 2º anos do ensino fundamental", é uma contribuição valiosa no momento em que tantas discussões se dão em torno das questões da alfabetização em nossas escolas.

Outra questão muito debatida e importante, pelo impacto que acarreta na vida das crianças, é tratada no artigo de Marília Piazzi Seno, "Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): o que os educadores sabem?".

É de Andréa Carla Machado e Maria Amélia Almeida, o artigo que se apresenta a seguir, "Parceria no contexto escolar: uma experiência de ensino colaborativo para educação inclusiva", cujo objetivo foi avaliar os efeitos de uma prática de leitura pautada no ensino colaborativo em alunos de uma sala regular, onde um dentre eles apresentava necessidades educacionais especiais.

"A vivência de professores sobre o processo de inclusão: um estudo da perspectiva da psicologia histórico-cultural" é um interessante artigo, no qual Eveline Tonelotto Barbosa e Vera Lucia Trevisan de Souza analisam a percepção, os sentimentos e as vivências de professores sobre seu papel na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.

A avaliação da aprendizagem da linguagem escrita na escola e a reflexão sobre o papel do professor mediador nesse processo são os objetos de pesquisa em "Produção textual: quando a linguagem escrita se torna objeto escolar", de Denise Miyabe da Silva, que antecede o artigo "Psicopedagogia no cotidiano escolar: impasses e descobertas com o ensino de nove anos", de Fabiani Ortiz Portella e Neusa Kern Hickel, que tão bem discorre sobre essa questão que tanto refletiu sobre o trabalho dos psicopedagogos nos dias atuais.

Logo após temos o artigo de Renata Mousinho, "O falante inocente: linguagem pragmática e habilidades sociais no autismo de alto desempenho" , no qual a autora articula a relação entre as habilidades sociais e a linguagem pragmática apresentada por indivíduos com autismo de alto desempenho.

"Mind Map como instrumento psicopedagógico de mediação para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores", de Lucy Duró Matos, redireciona nosso olhar para o uso desse recurso capaz de desenvolver a atenção, a capacidade de organização, a lógica, a classificação, entre outras operações mentais de importância para a aprendizagem.

Um artigo que poderá orientar muitos estudos foi enviado por Marcos Vinícius de Araújo, Robson Jesus Rusche, Rinaldo Molina e Luiz Renato Rodrigues Carreiro, "Formação de professores e inclusão escolar de pessoas com deficiência: análise de resumos de artigos na base SciELO". Consiste em uma revisão bibliográfica de artigos que tratam da formação de professores para a inclusão escolar da pessoa com deficiência, tendo como base os resumos de artigos publicados na SciELO até o primeiro semestre de 2010.

"Atuação psicopedagógica no contexto escolar: manipulação, não; contribuição, sim", de Idalina Amélia Mota Pontes, aponta para a importância da atuação preventiva do psicopedagogo no contexto escolar, onde muitas informações e vários aspectos têm que ser observados e analisados.

"Educação à distância e ensino superior: introdução didática a um tema polêmico" é o livro de Reginaldo C. Moraes, resenhado por Geraldina Porto Witter, que nos conduz ao centro de uma reflexão importantíssima de nossos dias: o uso da tecnologia na Educação.

Todos esses trabalhos, frutos de estudos e pesquisas cientificamente abalizadas, nos foram generosamente enviados por seus autores aos quais agradecemos em nome da ABPp, do Conselho Editorial da revista Psicopedagogia e de nossos leitores, a quem desejamos uma boa e proveitosa leitura!

 

Maria Irene Maluf
Editora

Creative Commons License