SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue85Phonological skills training in students at risk for dyslexia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.28 no.85 São Paulo  2011

 

EDITORIAL

 

 

Mantendo a tendência editorial deste periódico de acolher os artigos enviados espontaneamente por seus autores e aprovados após parecer dos membros do Conselho Editorial, trazemos a público, nesta edição de abril de 2011, dez excelentes trabalhos.

Em uma época em que se pontua a educação escolar com o respeito à diversidade, abrimos a edição com duas pesquisas, frutos da preocupação de seus autores com a ação do educador dentro da sala de aula e com os problemas de desenvolvimento encontrados do processo inicial de aprendizagem da leitura.

"Treinamento de habilidades fonológicas em escolares de risco para dislexia", de autoria de Cintia Cristina Fadini e Simone Aparecida Capellini, resulta de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a eficácia do treinamento de habilidades fonológicas em alunos de 1ª série, de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 a 7 anos idade com risco para dislexia.

Em seguida, Olga Valéria Campana dos Anjos Andrade, Paulo Sérgio Teixeira do Prado e Simone Aparecida Capellini abordam o "Desenvolvimento de ferramentas pedagógicas para identificação de escolares de risco para a dislexia", uma proposta de atividades pedagógicas práticas e coletivas, que se apresentam como potenciais instrumentos na identificação de escolares de risco para desenvolver dificuldades na leitura-escrita.

"Pesquisando metodologias de (re)construção de aprendizagens a partir da interação com o computador" é tema do relato de experiência de Joelma Cristina Santos e Maria de Fátima Aranha de Queiroz e Melo, onde as autoras relatam um processo de Iniciação Científica, cujo objetivo foi investigar metodologias para (re)construção de aprendizagens a partir da interação do aluno com o computador, o que se mostrou um excepcional instrumento prático para promover o interesse e alcançar êxito na aprendizagem.

Um segundo relato de experiência, "Bonecas, diversidade e inclusão: brincando com as diferenças", de Michelle Brugnera Cruz, nos ajuda a compreender como as crianças operam com os conceitos de diversidade e inclusão, a partir das bonecas, que historicamente fazem parte das brincadeiras infantis e representam os ideais de infância da sociedade.

"Redes sociais e relacionamentos de amizade ao longo do ciclo vital", de Diogo Araújo de Sousa e Elder Cerqueira-Santos, consiste em uma interessante revisão da literatura, cujo objetivo central consiste em analisar os estudos sobre redes sociais e relacionamentos de amizade ao longo do desenvolvimento no ciclo vital.

Em "A importância da figura paterna para o desenvolvimento infantil", Edyleine Bellini Peroni Benczik nos apresenta algumas instigantes reflexões sobre o atual papel do pai, tanto para o filho, quanto para a família, e aponta para a sua importância na estruturação psíquica e no desenvolvimento social e cognitivo da criança.

No artigo "Interfaces conceituais entre os pressupostos de L. S. Vygotsky e de R. Feuerstein e suas implicações para o fazer psicopedagógico no âmbito escolar", de autoria de Marcelo Salami e Dirléia Fanfa Sarmento, nos deparamos com uma bem fundamentada interlocução entre os princípios teóricos sociointeracionistas (neste texto representados pelas Teorias de Vygotsky e Feuerstein), assinalando como estes podem constituir-se em alicerce para uma intervenção educativa e/ou psicopedagógica significativa.

Vera Lúcia Orlandi Cunha e Simone Aparecida Capellini são as autoras do artigo de revisão "Habilidades metalinguísticas no processo de alfabetização de escolares com transtornos de aprendizagem", no qual tecem considerações muito pontuais acerca das dificuldades encontradas por um número significativo de crianças na aprendizagem de algumas habilidades imprescindíveis para compreender o princípio alfabético e para decodificar informações, sem as quais se torna muito difícil a assimilação dos conteúdos escolares.

"A entrevista de anamnese sob a ótica do referencial teórico psicodramático: uma contribuição para a Psicopedagogia", de Maria Inês Paton Ramos, nos traz uma abordagem expressiva sobre alguns referenciais da teoria psicodramática, capazes de auxiliar o especialista em Psicopedagogia na compreensão da história de vida do paciente, durante a sua entrevista de anamnese.

Encerramos esta edição com o artigo de revisão de Carmen Lúcia Hussein, "Avaliação da produção sobre leitura crítica no PsychINFO", uma meta-análise sobre o ensino de Leitura Crítica, tema de 34 trabalhos arrolados no PsychINFO no período de 2002 a 2008.

Desejamos a todos uma boa leitura e apresentamos nossos agradecimentos aos autores que muito contribuíram para que fosse possível compor mais uma edição da revista Psicopedagogia da ABPp.

 

Maria Irene Maluf
Editora

Creative Commons License