SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue86Pilot study of adaptation of the Luria-Nebraska Neuropsychological Battery for children (LNNB-C) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.28 no.86 São Paulo  2011

 

EDITORIAL

 

 

Embora tenhamos um grande e incessante empenho em apresentar, quadrimestralmente, uma coletânea especial de artigos que revelem as últimas e mais importantes informações de nossa área, bem como trazer aos leitores contribuições interdisciplinares atualizadas que lhes enriqueça as ferramentas de trabalho, a verdade é que algumas edições tornam-se especiais. É com essa certeza que apresentamos a edição de agosto de 2011 da revista Psicopedagogia.

A interdisciplinaridade veio multiplicar e alargar as perspectivas do aprender. Vivemos em uma época onde o respeito às diferenças se impõe em todos os campos e a articulação dos novos saberes, trazidos pelo desenvolvimento da ciência, demonstra que hoje não basta apenas estar atualizado, mas é importante fazer parte da construção desse novo conhecimento. E o psicopedagogo, como especialista em aprendizagem, mais do que qualquer outro profissional, não pode se furtar a enfrentar tal desafio.

Iniciamos este número, com cinco artigos de pesquisa, O primeiro entre eles, "Estudo piloto de adaptação da bateria neuropsicológica Luria-Nebraska para crianças (LNNB-C)", é um artigo original de Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte, Adriana de Souza Batista, Luciana Silva, Ricardo Franco de Lima e Sylvia Maria Ciasca, que com certeza despertará o interesse de muitos leitores.

Em seguida, temos o trabalho "Caracterização do desempenho de crianças com distúrbio de aprendizagem em estratégias de compreensão leitora", no qual Andréa Carla Machado e Simone Aparecida Capellini apresentam sua pesquisa sobre a aplicação de algumas estratégias interventivas para melhorar desenvolvimento da leitura de textos nas crianças com dificuldades nessa área.

O processo da leitura é, nessa edição, objeto de mais outros dois importantes estudos. No primeiro deles, Renata Savastano Ribeiro Jardini e Lydia Savastano Ribeiro Ruiz avaliam os cursos e os multiplicadores do Método Fonovisuoarticulatório (Método das Boquinhas), bem como a metodologia envolvida. "Avaliação dos cursos de capacitação: método das boquinhas" abre precedentes para a reflexão sobre o sucesso da inclusão pedagógica, que é a demanda educacional atual.

"O emprego da literatura na educação infantil: a investigação e intervenção com professores de pré-escola" é o artigo de Ana Claudia Bortolozzi Maia, Lucia Pereira Leite e Ari Fernando Maia, que aponta para o papel decisivo do educador como mediador na aprendizagem dessa faixa etária, mediante o uso de livros infantis.

A reflexão em Educação e seus entrelaçamentos com a ação na atualidade é focada na pesquisa qualitativa "Mães de crianças com baixa visão: compreensão sobre o processo de estimulação visual", de Mirela de Oliveira Figueiredo, Roberto Benedito de Paiva e Silva e Maria Inês Rubo Nobre.

Quando o assunto é matemática, a possibilidade de conhecer como os alunos com dificuldades de aprendizagem criam diferentes estratégias e registros no processo de resolução de problemas torna-se um ponto de grande interesse. Esse é o tema do artigo "Análise da produção de um aluno considerado malsucedido na resolução de problemas matemáticos" escrito por Rute Cristina Domingos da Palma.?

A contribuição especial desse número da nossa revista veio de Neide de Aquino Noffs e Vitória Helena Cunha Espósito, "Formação de profissionais da Educação: da proposição à ação", um texto que nos traz uma discussão importante e sempre contemporânea.

Apresentamos, em seguida, o artigo "Educação, Psicologia Escolar e Inclusão: aproximações necessárias", de Claudia Gomes e Vera Lucia Trevisan de Souza, cuja contribuição abrange uma reflexão teórica sobre as carências e desafios da Psicologia na atuação da educação inclusiva.

"Aprendizagem e transtorno bipolar: reflexões psicopedagógicas", trabalho de autoria de Lanúzia Almeida Brum, Cristian Patrick Zeni e Silzá Tramontina, faz um contraponto entre questões relacionadas à aprendizagem, refletindo também sobre os prejuízos acadêmicos causados pelo transtorno bipolar na infância e na adolescência.

"A influência da dinâmica familiar na modalidade de aprendizagem do sujeito" é o artigo de Ana Paula Decnop de Almeida, que nos revela passos de uma atuação assertiva no diagnóstico e na intervenção psicopedagógica, entrelaçada a um estudo bibliográfico à luz da Epistemologia Convergente.

Finalizamos com uma resenha do livro "Marvelous minilessons for teaching: intermediate writing, grades 4-6", de Lori Jamison Rog, escrita e enviada por Geraldina Porto Witter e que trata de uma interessante estratégia ainda pouco difundida no Brasil, a Miniaula.

Encerramos essa edição com mais uma grata tarefa, que é trazer, em nome do Conselho Nacional, da presidente da ABPp, Quézia Bombonatto, e da vice-presidente dessa gestão, Luciana Barros de Almeida, um convite a todos os leitores, associados e amigos, para que visitem o site http://www.abppsimposio2011.com.br e se inscrevam no II Simpósio Nacional de Psicopedagogia da ABPp, realizado em parceria com a UNIFIEO: O FAZER PSICOPEDAGÓGICO NA CONTEMPORANEIDADE: o aprender e o ensinar em foco", que acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro próximo, em São Paulo.

Esperamos encontrar a todos nessa ocasião e por ora desejamos bons e enriquecedores momentos de leitura, reflexão e estudo.

 

Maria Irene Maluf
Editora

Creative Commons License