SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue88Psychopedagogical recommendations to the work of the educational team with Williams syndrome scholarsThe interface of school routine from the perspective of inclusive education: psychopedagogical intervention possibilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.29 no.88 São Paulo  2012

 

PONTO DE VISTA

 

Ponto de vista sobre os sistemas educativos e a perspectiva de mudança paradigmática

 

Point of view on education systems and the perspective of paradigmatic change

 

 

Francisca Francineide Cândido

Engenheira Agrônoma (UEMA), Psicopedagoga (UVA), Psicomoticista (UVA), mestranda em Ciências da Educação (UMa), Presidente da ABPp-CE, Presidente da AAPAECE e Conselheira do Instituto EDUCAH

Endereço para correspondência

 

 

Segundo as ideias e pensamento do ensaísta Alvin Toffler (1993), os sistemas educativos são todos iguais e, o que faz a diferença entre os sistemas de um país para outro são as condições de infraestrutura de funcionamento, as estratégias pedagógicas, o modelo político e os valores culturais.

Teóricos críticos do mundo inteiro afirmam que os sistemas educativos são aparatos da ideologia dominante, favorecidos por dois fortes instrumentos: o currículo oficial e o currículo "oculto", este simbolizando atitudes, comportamentos, normas, orientações e valores não explícitos, não habitualmente mencionados no currículo oficial, mas que extravasam, são incontroláveis.

Sabe-se que a cultura que domina a escola, ou seja, a matriz cultural, cujos traços são comuns, têm como referência o "modelo fabril", o qual se encontra profundamente enraizado no pensamento (inconsciente coletivo) e na prática de cada indivíduo da sociedade, portanto da instituição de ensino e da comunidade escolar, dentro e fora dela, chegando a se confundir com o 'currículo oculto', e que Carlos Fino denomina de invariante cultural.

Esse paradigma institucional educativo é algo intangível, escondendo uma força subjetiva suficiente para contrariar propósitos de mudanças, deliberados ou não, passando por rituais e campainha para indicar horários de entrada e saída, recreação, organização do espaço letivo (filas indianas), pela separação das crianças por faixa etária, castigo, recompensa e poder, e pelos papéis que devem ser desempenhados por professores e alunos: um "ensina", o outro "aprende".

Como se percebe, o modelo de funcionamento das escolas ainda é baseado no modelo fabril: um paradigma cultural, significando a "modernidade", herdado da revolução industrial, em que os alunos continuam sendo a matéria prima, os professores os operários e, ambos, cumprem o currículo, o horário estabelecido, a disposição das carteiras, e, mais, os recursos didáticos são rigorosamente mantidos.

Na prática, muitos gestores e educadores não conseguem perceber que o nosso sistema educativo está parcialmente obsoleto, pois não têm despertado interesse nos alunos, situação esta agravada pela ausência de outros profissionais especializados (psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, psicomotricista, etc) para dar suporte aos alunos na superação de suas dificuldades de aprendizagens significativas. Parte das dificuldades de aprendizagem são, muitas vezes, decorrentes de uma prática pedagógica inadequada, de excessiva cobrança no resultado da avaliação (notas), em todos os níveis hierárquicos, do não acompanhamento da vida escolar dos filhos por parte dos pais, ou responsáveis, do excesso de alunos em sala de aula e da exaustão do professor, consequência da excessiva carga diária de trabalho, dentre outros fatores.

Há evidências de que toda essa deficiência no sistema educativo é decorrente de políticas públicas inadequadas e da ausência de acompanhamento dos segmentos que estão ligados diretamente à educação. Percebe-se, ainda, que os investimentos em formação de professores e demais servidores do sistema educativo não levam em consideração as necessidades de mudanças de paradigma, face às necessidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural e de humanização nas relações interpessoais no mundo pós-moderno, complexo e com todas as suas implicações socioeconômicas, de modo que facilitem a participação de outros especialistas, bem como a aproximação, participação e envolvimento das famílias no processo ensino-aprendizagem, via construção de vínculos positivos: professor vs. aluno, família vs. escola.

Se não podemos substituir o sistema, como prega Bill Gates, devemos ao menos reformá-lo. Entendemos sim, que um bom diagnóstico do sistema educativo, bastante abrangente, pode oferecer subsídios para decisões políticas no sentido de rapidamente adequá-lo, tornando-o eficaz, pois acreditamos que para as condições do nosso país o sistema educativo formal ainda é muito necessário.

Considerando que cultura não se muda por um passo de mágica e, nem por decreto, concluímos que o rompimento radical do nosso sistema, substituindo-o por outro, como prega Bill Gates, algo fora do nosso contexto e do nosso alcance e/ou da nossa realidade filosófica, pedagógica, econômica e cultural, nos parece drástico demais e, provavelmente, sem a eficácia desejada.

Vemos como alternativa, a valorização das inovações pedagógicas que estimulem o interesse e as aprendizagens significativas dos alunos, a implantação do regime de tempo integral com acompanhamento pedagógico, a contratação de profissionais das áreas específicas (psicólogo, psicopedagogo, psicomotricista, fonoaudiólogo). Além disso, é necessária a valorização do professor (remuneração digna e formação) e a redução do número de alunos por sala de aula, a despeito da existência de outros fatores que podem contribuir favoravelmente.

Enfim, ressalto: trata-se, efetivamente, de superação paradigmática do atual sistema, via decisão política, passando por gestão escolar competente e democrática, infraestrutura adequada, valorização e formação de professores, reconciliação família-escola e contratação de profissionais especializados para dar suporte a professores e alunos na perspectiva da inclusão e do sucesso escolar.

 

 

Endereço para correspondência:
Francisca Francineide Cândido
Rua Martinho Rodrigues, 1301 - Bloco "B" - apto. 404 - Fátima
Fortaleza, CE, Brasil - CEP 60411-200
E-mail: franciscafrancineide@yahoo.com.br

Artigo recebido: 22/6/2011
Aprovado: 5/8/2011

 

 

Trabalho realizado no consultório da autora, Fortaleza, CE, Brasil