SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue92Mothers of children with learning difficulties: analysis of the intervention process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.30 no.92 São Paulo  2013

 

EDITORIAL

 

 

A Psicopedagogia, Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, na sua nonagésima segunda edição, de setembro de 2013, traz para reflexão de seus leitores temas fundamentais e que primam pela atualidade e pelo investimento na perspectiva instrumentalizadora do saber. Esse é o caso do artigo original "Mães de crianças com dificuldades de aprendizagem: análise compreensiva do processo de intervenção", de autoria de Carolina Ferreira Barros Klumpp e Márcia Siqueira de Andrade, que abre brilhantemente esta publicação.

Segue-se um artigo original que certamente trará nova contribuição sobre o tema de avaliação de leitura, escrito por Rosette Khalili Dichi, Anna Carolina Cassiano Barbosa, Tatiana Pontrelli Mecca e Elizeu Coutinho de Macedo. Trata-se de "Avaliação de leitura para alunos bilíngues em português e hebraico", onde os autores ponderam a adequação da versão em hebraico da Bateria de Avaliação de Leitura e Escrita - BALE.

É de Cristina Camargo de Oliveira e Simone Aparecida Capellini o artigo "Desempenho motor de escolares com dislexia, transtornos e dificuldades de aprendizagem". Este estudo teve por objetivo caracterizar e comparar o desempenho motor de escolares com dislexia do desenvolvimento, transtornos e dificuldades de aprendizagem.

O crescente conhecimento científico trouxe importantes contribuições à grande maioria das áreas profissionais e nem a Educação ou a Psicopedagogia podem se esquecer desse importante aspecto do saber do século XXI. "Funções executivas e desempenho escolar em crianças de 6 a 9 anos de idade" é o artigo de pesquisa apresentado por Camila Barbosa Riccardi León, Camila Cruz Rodrigues, Alessandra Gotuzo Seabra e Natália Martins Dias, no qual a relação direta entre o desempenho escolar satisfatório e as adequadas habilidades executivas de crianças do ensino fundamental é pesquisada e analisada.

"Percepção de professores sobre a relação entre desenvolvimento das habilidades psicomotoras e aquisição da escrita", de Maria Helena Bombonato Duzzi, Sonia das Dores Rodrigues e Sylvia Maria Ciasca, é mais um interessante artigo de pesquisa, em que as autoras refletem sobre a necessidade dos cursos de formação (graduação e pós-graduação) introduzirem a psicomotricidade no seu currículo, já que esse aspecto, ainda que fundamental, muitas vezes é relegado a segundo plano.

Segue-se o artigo de Nitiren Queiroz Castro e Marisa Irene Siqueira Castanho, "Autoria entre muros e grades: um olhar psicopedagógico sobre o ensino-aprendizagem de dança na Fundação CASA", que certamente é outra surpresa pelo ineditismo que o configura e a contribuição que encerra: uma reflexão teórica acerca do ensino-aprendizagem de dança (Hip-Hop) com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação Casa.

"A aprendizagem humana: cada pessoa com seu estilo", de Maria Cristina Natel, Rita Maria Lino de Tarcia e Daniel Sigulem é o Artigo Especial desta edição, que intenciona relacionar os conceitos de estilos cognitivos, de inteligências múltiplas e de estilos de aprendizagem com o modo de aprender das pessoas, partindo de uma revisão da literatura.

O último artigo desta edição, "Avaliação neuropsicológica de sujeitos com lesão cerebral: uma revisão bibliográfica", foi enviado por Maria de Lourdes Merighi Tabaquim, Marlene Peres de Lima e Sylvia Maria Ciasca, e reflete sobre o fato de que, embora essas avaliações tenham frequentemente como foco a investigação sobre a inteligência, as funções executivas, memória, atenção, linguagem e habilidades sociais, o número de publicações dos resultados de tais investigações, realizadas com a população de lesionados cerebrais, é ainda aquém do esperado frente à relevância desses quadros.

Encerramos com alegria mais este número da revista Psicopedagogia, que será levado a público, na versão online e excepcionalmente também na versão impressa, por ocasião do III Simpósio Internacional ABPp 2013 "Psicopedagogia: Caminhos para Aprender e Ensinar", que acontecerá de 17 a 19 de outubro deste ano.

 

Nosso abraço a todos e votos de boa leitura.

 

Irene Maluf
Editora