SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número94Psicopedagogia em contextos hospitalares e da saúde: três décadas de publicações na revista psicopedagogiaPercepção auditiva em escolares com dislexia: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.31 no.94 São Paulo  2014

 

ARTIGO DE REVISÃO

 

Perfil de pesquisas relacionadas à dislexia: revisão de literatura

 

Profile of research related to dyslexia: literature review

 

 

Amábile Bianca Nogueira

Doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Graduação em Letras e Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela mesma instituição. Experiência na área de Letras (Ensino Fundamental, Médio, Curso e Superior), com ênfase em Sociolingüística do Português, atuando principalmente nas seguintes áreas: Linguística Histórica, Sociolinguística e Dialetologia

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

INTRODUÇÃO: A dislexia é um dos distúrbios da escrita mais frequentes com os quais trabalham os psicopedagogos. Conhecer o perfil das pesquisas relacionadas ao tema pode auxiliá-los no atendimento desse distúrbio.
OBJETIVO: O objetivo deste estudo é realizar um levantamento do perfil das pesquisas relacionadas à dislexia entre 2009 e 2013, na base de dados SciELO Brasil.
MÉTODO: Revisão sistemática de literatura relacionada aos descritores dislexia e transtorno da leitura entre 2009 e 2013, na base de dados SciELO Brasil.
RESULTADOS: Foram ldos 27 artigos que se enquadram nos parâmetros dessa revisão de literatura. Predominam artigos baseados em pesquisas de campo (96,3%), realizadas principalmente por fonoaudiólogos (45%), cujo número de participantes varia entre 21 a 40 (40,7%). Em 95,2% das pesquisas que especificam a escolarização dos indivíduos, estes cursam o Ensino Fundamental. Entre os escolares já diagnosticados como disléxicos, 71% são do sexo masculino.
CONCLUSÃO: apesar da relevância do tema dislexia ainda há poucos estudos relacionados a adolescentes e a adultos. Além disso, nenhum dos pesquisadores identificou-se como psicopedagogo.

Unitermos: Dislexia. Transtorno da leitura. Revisão.


SUMMARY

BACKGROUD: Dyslexia is a disorder of writing frequently they work with the psychologists. Knowing the profile of research related to the topic can assist them in meeting this disorder.
PURPOSE: The purpose of this study is to survey the profile of research related to dyslexia between 2009 and 2013 in the SciELO Brazil database.
METHODS: A systematic review of the literature related to the descriptors dyslexia and reading disorders between 2009 and 2013 in the SciELO Brazil database.
RESULTS: 27 articles were found that fit the parameters of this literature review. Predominate articles based on field surveys (96.3%), mainly performed by audiologists (45%), the number of participants varies from 21 to 40 (40.7%). In 95.2% of searches that specify the education of individuals, they attend elementary school. Among students already diagnosed as dyslexic, 71% are male.
CONCLUSION: Despite the relevance of the topic dyslexia, there are few studies related to adolescents and adults. Furthermore, none of the researchers identified as educational psychologist.

Keywords: Dyslexia. Reading disorder. Review.


 

 

INTRODUÇÃO

A leitura e a escrita são fenômenos linguísticos complexos. O homem, em seu processo de aquisição de linguagem, passa, geralmente, por três fases: logográfica, alfabética e ortográfica1. Na fase logográfica, há o reconhecimento de palavras por meio de processos idiossincráticos. Na fase alfabética, há a análise dos grafemas e dos componentes fonológicos. Na fase ortográfica, há a análise de morfemas e do léxico. Essas fases não são excludentes e coexistem no leitor e escritor competentes1. Além desse complexo processo de aquisição, a escrita e a leitura envolvem atenção, organização, vários tipos de memória, etc2.

Inúmeros problemas podem interferir no processo de aquisição da leitura e da escrita, como questões emocionais, dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem3. Entre os transtornos de aprendizagem que afetam a escrita e a leitura, destaca-se a dislexia. Não há uma única definição de dislexia ou de suas causas, o que gera certa confusão tanto no meio clínico quanto no meio acadêmico2,4,5.

Para este estudo, considerar-se-á a dislexia como um distúrbio de aprendizagem de origem neurológica, que se apresenta na dificuldade de decodificar e soletrar palavras6. Esse distúrbio pode ser originado do comprometimento da rota fonológica de leitura ou do comprometimento da rota lexical. Em alguns casos, há o comprometimento de ambas as rotas1,2,5. Diagnosticada em indivíduos com capacidade cognitiva normal, ela também não é fruto de distúrbios sensoriais, de distúrbios de desenvolvimento em geral ou de escolarização inadequada7,8.

Vários estudos relacionam o desenvolvimento fonológico ao domínio da leitura e da escrita1-12. Estudantes com dislexia apresentam dificuldades na fluência da leitura por inabilidade na decodificação e na discriminação dos grafemas/fonemas3. Ademais, podem apresentar problemas de memória de curto ou longo prazo3,11, nas funções executivas13 e na atenção seletiva14,15.

Desde 1996, os disléxicos têm seus direitos reconhecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional16. Isso aumentou a necessidade de estudos voltados à intervenção e à inserção de escolares disléxicos na escola e nas clínicas psicopedagógicas, uma vez que cabe ao psicopedagogo auxiliar no diagnóstico e no processo de intervenção desses indivíduos.

Com base no exposto, o objetivo deste estudo é realizar um levantamento do perfil de pesquisas relacionadas à dislexia entre os anos de 2009 e 2013 publicadas na SciELO Brasil.

 

MÉTODO

Este estudo de revisão de literatura foi realizado a partir de uma revisão sistemática de artigos relacionados ao tema dislexia publicados entre o primeiro semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2013, em língua portuguesa, na base de dados SciELO Brasil.

A pesquisa na base de dados foi realizada no primeiro semestre de 2013 com os descritores dislexia e transtorno da leitura. Foram encontrados 57 artigos relacionados à dislexia e 26 ao transtorno da leitura. Primeiramente, a partir da análise dos resumos, foram descartados os artigos anteriores ao primeiro semestre de 2009, publicados em língua estrangeira, de revisão de literatura e não relacionados ao tema dislexia - a presença de comorbidades não foi um critério de exclusão. A seguir, esses artigos foram comparados entre si para evitar superposição. Dos 83 artigos levantados inicialmente (57 relacionados à dislexia e 26 ao transtorno da leitura), foram selecionados 27 por se enquadrarem nos parâmetros dessa revisão de literatura (32,5%).

Esses artigos foram numerados aleatoriamente e analisados a partir dos seguintes pontos: a) caracterização da pesquisa: tipo de pesquisa, ano de publicação e área de atuação autores (Tabela 1); b) aspectos específicos da pesquisa: número, gênero, idade e grau de escolaridade dos participantes (Tabela 2).

 

RESULTADOS

Foram considerados, para a análise dos resultados, 27 artigos relacionados ao tema dislexia entre o primeiro semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2013, provenientes da base de dados SciELO Brasil. Desses 27 artigos, apenas um (3,7%) é estudo de caso13. Todos os outros artigos são pesquisas de campo (96,3%), isto é, há mais de um participante na pesquisa.

A Figura 1 apresenta a distribuição dos 27 artigos segundo o ano de publicação.

 

 

É possível observar um aumento progressivo entre 2009 e 2011 no número de publicações relacionadas ao tema dislexia. Entretanto, houve uma queda significativa a partir de 2012. Ao todo, são 89 autores - alguns se repetem e foram contabilizados a cada publicação. Desses, há 40 (45%) fonoaudiólogos, 7 (7,9%) neurologistas, 6 (6,7%) neuropsicólogos, 4 (4,5%) psicólogos, 3 (3,4%) terapeutas ocupacionais, 1 (1,1%) engenheiro, 2 (2,2%) autores ligados à área da educação, 9 (10,1%) relacionados a mais de uma área de conhecimento e 17 (19,1%) identificados apenas pela instituição.

Os 27 artigos envolvem ao todo 1131 participantes. Desse grupo, apenas 306 (27%) são disléxicos. O maior número de participantes compõe o grupo de controle - formado por escolares com bom desempenho acadêmico ou sem dificuldades de leitura ou escrita - 388 (34,3%). Entre os outros escolares, 121 (10,7%) estão em grupos para a identificação de indivíduos de risco para dislexia e 103 (9,1%) já são escolares considerados de risco para dislexia. Há, também, 5 (0,4%) escolares com distúrbios associados, 9 (0,8%) com diagnóstico inconclusivo, 20 (1,8%) com transtorno do processamento auditivo central, 49 (4,3%) com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, 53 (4,7%) com dificuldades de aprendizagem e 77 com transtornos de aprendizagem.

A maioria das pesquisas é realizada com até 60 indivíduos (85,1%). Apenas uma pesquisa39 apresentou mais de 100 participantes.

A Tabela 3 apresenta a frequência dos artigos de acordo com o número de participantes.

 

 

Em relação ao gênero, 16 (59,2%) artigos fazem distinção numérica do sexo dos participantes. Dentro do grupo de escolares disléxicos, em 14 pesquisas, das 16 que fazem essa distinção, predomina o sexo masculino (71%). Os autores utilizam dois métodos para fornecer a idade dos participantes: a idade média (33,3%) ou a faixa etária (63%). Apenas o estudo de caso13 forneceu a idade exata do participante: 10 anos e 7 meses (3,7%).

A escolarização dos participantes é especificada em 21 (77,8%) artigos. Desses, 20 (95,2%) foram realizados com alunos exclusivamente do Ensino Fundamental. Apenas um (4,8%) artigo apresenta uma pesquisa que inclui, entre os participantes, escolares do Ensino Médio28.

 

DISCUSSÃO

O estudo de campo, tipo mais frequente de pesquisa que compõe os artigos publicados pela SciELO Brasil relacionados à dislexia, favorece o estudo comparativo entre corpora diferentes, geralmente o cotejo entre grupos de disléxicos com de controle (63%). Além disso, favorece a identificação de escolares disléxicos ou de risco para a dislexia (22,2%).

Apesar dos direitos dos escolares disléxicos estarem previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional16, o número de publicações encontrado no banco de estados escolhido para este estudo sofreu uma queda significativa em 2012. Em 2011, foram publicados 8 artigos relacionados à dislexia; em 2012, esse número caiu pela metade (4); no primeiro semestre de 2013, apenas 2. Essa queda é bastante significativa, uma vez que ainda há poucos trabalhos relacionados a esse tema se comparado à relevância dele.

É possível afirmar que esse tema desperta a atenção de múltiplas áreas de conhecimento, principalmente relacionadas à saúde e à educação. Entretanto, o baixo número de artigos cujos autores são provenientes da área educacional (2,2%) demonstra a necessidade de ampliar essa discussão na escola - local em que, geralmente, manifesta-se a dislexia. Ademais, nenhum desses autores identificou-se como psicopedagogo.

Em relação ao número de participantes, a maioria das pesquisas é realizada com até 60 indivíduos (85,1%). Dentro desse grupo, predominam as pesquisas cujo número varia entre 21 a 40 indivíduos (40,7%). Um número significativo de participantes proporciona, assim como visto em relação ao tipo de pesquisa realizada, a possibilidade de comparar dados e encontrar perfis recorrentes nos grupos que compõem a corpora. Ademais, possibilita a identificação de escolares de risco para dislexia, a funcionalidade de determinado método de diagnóstico ou intervenção, entre outros procedimentos.

Outros aspectos específicos das pesquisas, como gênero, escolaridade e idade dos participantes, são dispostos nos artigos de forma bastante variável, principalmente o quesito idade. Este pode se apresentar de três formas: faixa etária (63%), idade média (33,3%) ou a idade exata do participante (3,7%). Essa variação impede, por exemplo, que se calcule a idade média dos escolares que participam de estudos relacionados à dislexia.

Um pouco mais da metade dos artigos (59,2%) distingue numericamente o gênero dos participantes. Uma parte significativa (29,6%) apenas assinala que participaram indivíduos de ambos os sexos. Todavia, são poucos os trabalhos que não mencionam essa questão (11,2%). Predomina entre os disléxicos o sexo masculino (71%).

Especificar a escolaridade dos participantes é mais recorrente que diferenciá-los pelo gênero, pois 77,8% fazem essa especificação. A maioria dessas pesquisas (95,2%) foi realizada com alunos do Ensino Fundamental. Somente em uma (4,8%) pesquisa houve a participação de escolares do Ensino Médio. Não foram encontrados artigos relacionados a participantes de Ensino Superior. Esses dados são bastante significativos, uma vez que evidencia a falta de pesquisas relacionadas a esses grupos.

 

CONCLUSÃO

Apesar do perfil dos artigos publicados na SciELO Brasil relacionados à dislexia ser bastante variável, é possível reconhecer alguns pontos recorrentes na caracterização das pesquisas.

O número de publicações cresceu entre 2009 e 2011, mais houve uma queda significativa a partir de 2012. Predominam artigos baseados em pesquisas de campo (96,3%), realizadas principalmente por fonoaudiólogos (45%), cujo número de participantes varia entre 21 a 40 (40,7%). Nenhum dos autores identificou-se como psicopedagogo, o que pode indicar falta de produção científica da área.

Entre os escolares já diagnosticados como disléxicos, 71% são do sexo masculino. Em 95,2% das pesquisas que especificam a escolarização dos indivíduos, estes cursam o Ensino Fundamental. Apenas um (4,8%) artigo apresenta, entre os participantes, alunos do Ensino Médio. Não foram encontrados estudos relacionados a estudantes de Ensino superior. Isso pode indicar um problema para o psicopedagogo, uma vez que o atendimento clínico não se restringe à fase de alfabetização.

 

REFERÊNCIAS

1. Capovilla AGS. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. São Paulo: Mennon; 2007.         [ Links ]

2. Rotta NT, Ohlweiler L, Riesgo R, Guardiola A, Low MAS, Diament A, et al. Transtornos da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed; 2006.         [ Links ]

3. Oliveira AM, Cardoso MH, Capellini SA. Caracterização dos processos de leitura em escolares com dislexia e distúrbio de aprendizagem. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2012;17:201-7.         [ Links ]

4. Fletcher JM, Lyon GR, Fuchs LS, Barnes, MA. Transtornos de aprendizagem: da identificação à intervenção. Porto Alegre: Artmed; 2009.         [ Links ]

5. Sánchez-Cano M, Bonals J, González A, Angrill AA, Castelló A, Augé C et al. Avaliação psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed; 2008.         [ Links ]

6. Martins MA, Capellini SA. Intervenção precoce em escolares de risco para a dislexia: revisão de literatura. Rev CEFAC. 2011;13(4):749-55.         [ Links ]

7. Condemarin M, Blomquist M. Dislexia: manual de leitura corretiva. Porto Alegre: Artmed; 1986.         [ Links ]

8. Dehaene S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso; 2012.         [ Links ]

9. Snowling M, Stackhouse J, Cootes C, Klein H, Taylor J, Deeny K, et al. Dislexia, fala e linguagem: um manual do profissional. Porto Alegre: Artmed; 2004.         [ Links ]

10. França MP, Wolff CL, Moojen S, Rotta NT. Aquisição da linguagem oral: relação e risco para a linguagem escrita. Arq Neuropsiquiatr. 2004;62(2-B):469-72.         [ Links ]

11. Capovilla AGS, Capovilla FC, Suiter I. Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de leitura. Rev Psicologia em Estudo. 2004;9:449-58.         [ Links ]

12. Pestun MSV. Consciência fonológica no início da escolarização e o desempenho ulterior em leitura e escrita: estudo correlacional. Rev Estudos de Psicologia. 2005;10(3):407-12.         [ Links ]

13. Lima RF, Salgado CA, Ciasca SM. Associação da dislexia do desenvolvimento com comorbidade emocional: um estudo de caso. Rev CEFAC 2010;13(4):756-62.         [ Links ]

14. Pestun MSV, Ciasca S, Gonçalves VMG. A importância da equipe interdisciplinar no diagnóstico de dislexia do desenvolvimento. Relato de caso. Arq Neuropsiquiatr. 2002;60(2A): 328-32.         [ Links ]

15. Smythe I. Dyslexia in Brazil. In: Smythe I, Everatt J, Salter R, Quintana MJ, Whiting p, Al-Mannai H, et al. International book of dyslexia: a guide to practice and resources. London: John Wiley and Sons; 2004. p.29-33.         [ Links ]

16. Cardoso MH, Romero ACL, Capellini SA. Alterações dos processos fonológicos e índice de gravidade entre escolares com dislexia e distúrbios de aprendizagem. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2012;17:287-92.         [ Links ]

17. Kawano CE, Kida ASB, Carvalho CAF, Ávila CRB. Parâmetros de fluência e tipos de erros na leitura de escolares com indicação de dificuldades para ler e escrever. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2011;16:9-18.         [ Links ]

18. Germano GD, Pinheiro FH, Cardoso ACV, Santos LCA, Padula NAMR, Capellini SA. Relação entre achados em neuroimagem, habilidades auditivas e metafonológicas em escolares com dislexia do desenvolvimento. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14:315-22.         [ Links ]

19. Alves LM, Reis CAC, Pinheiro AMV, Capellini SA. Aspectos prosódicos temporais da leitura de escolares com dislexia de desenvolvimento. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14: 197-204.         [ Links ]

20. Germano GD, Pinheiro FH, Padula NAMR, Lorencetti MD, Capellini SA. Desempenho em consciência fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita em escolares com dislexia secundária a retardo mental e com bom desempenho acadêmico. Rev CEFAC. 2012;14:799-807.         [ Links ]

21. Fadini CC, Capellini SA. Eficácia do treinamento de habilidades fonológicas em crianças de risco para dislexia. Rev CEFAC. 2011;13: 856-65.         [ Links ]

22. Okuda PMM, Lourencetti MD, Santos LCA, Padula NAMR, Capellini SA. Coordenação motora fina de escolares com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Rev CEFAC. 2011;13:876-85.         [ Links ]

23. Affonso MJCO, Piza CMJT, Barbosa ACC, Macedo EC. Avaliação de escrita na dislexia do desenvolvimento: tipos de erros ortográficos em prova de nomeação de figuras por escrita. Rev CEFAC. 2011;13:628-35.         [ Links ]

24. Oliveira AM, Cardoso ACV, Capellini SA. Desempenho de escolares com distúrbio de aprendizagem e dislexia em testes de processamento auditivo. Rev CEFAC. 2011;13:513-21.         [ Links ]

25. Fukuda MTM, Capellini SA. Treinamento de habilidades fonológicas e correspondência grafema-fonema em crianças de risco para dislexia. Rev CEFAC. 2011;13:227-35.         [ Links ]

26. Barbosa PMF, Bernardes NGB, Misorelli MI, Chiappetta ALML. Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2a e 3a séries do ensino fundamental. Rev CEFAC. 2010;13:598-607.         [ Links ]

27. Capellini AS, Sampaio MN, Kawata KHS, Padula NAMR, Santos LCA, Lorencetti MD, et al. Eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento. Rev CEFAC. 2010; 12:27-39.         [ Links ]

28. Zorzi JL, Ciasca SM. Análise de erros ortográficos em diferentes problemas de aprendizagem. Rev CEFAC. 2009;11:406-16.         [ Links ]

29. Germano GD, Pinheiro FH, Capellini SA. Desempenho de escolares com dislexia do desenvolvimento em tarefas fonológicas e silábicas. Rev CEFAC. 2009;11:213-20.         [ Links ]

30. Andrade OV, Andrade PE, Capellini SA. Identificação precoce do risco para transtornos da atenção e da leitura em sala de aula. Psic.: Teor. e Pesq. 2013;29:167-76.         [ Links ]

31. Fukuda MTM, Capellini SA. Programa de intervenção fonológica associado à correspondência grafema-fonema em escolares de risco para dislexia. Psicol Reflex Crit. 2012; 25:783-90.         [ Links ]

32. Oliveira DG, Lukasova K, Macedo EC. Avaliação de um programa computadorizado para intervenção fônica na dislexia do desenvolvimento. Psico-USF. 2010;15:277-86.         [ Links ]

33. Lukasova K, Barbosa ACC, Macedo EC. Discriminação fonológica e memória em crianças com dislexia e bons leitores. Psico-USF. 2009;14:1-9.         [ Links ]

34. Boscariol M, Guimarães CA, Hage SRV, Cendes F, Guerreiro MM. Processamento temporal auditivo: relação com dislexia do desenvolvimento e malformação cortical. Pró-Fono R Atual Cient. 2010;22:537-42.         [ Links ]

35. Simões MB, Schochat E. Transtorno do processamento auditivo (central) em indivíduos com e sem dislexia. Pró-Fono R Atual Cient. 2010;22:521-4.         [ Links ]

36. Capellini SA, Coppede AC, Valle TR. Função motora fina de escolares com dislexia, distúrbio e dificuldades de aprendizagem. Pró-Fono R Atual Cient. 2010;22:201-8.         [ Links ]

37. Abdo AGR, Murphy CFB, Schochat E. Habilidades auditivas em crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Pró-Fono R Atual Cient. 2010;22:25-30.         [ Links ]

38. Murphy CFB, Schochat E. Correlações entre leitura, consciência fonológica e processamento temporal auditivo. Pró-Fono R Atual Cient. 2009;22:13-8.         [ Links ]

39. Germano GD, Capellini SA. Desempenho de escolares com dislexia, transtornos e dificuldades de aprendizagem em provas de habilidades metafonológicas (PROHFON). J Soc Bras Fonoaudiol. 2011;23:135-41.         [ Links ]

40. Oliveira JC, Murphy CFB, Schochat E. Processamento auditivo (central) em crianças com dislexia: avaliação comportamental e eletrofisiológica. CoDAS. 2013;25:39-44.         [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência:
Amábile Bianca Nogueira
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua da Consolação, 930 - Consolação
São Paulo, SP, Brasil
CEP 01302-907

Artigo recebido: 14/12/2013
Aprovado: 1/2/2014

 

 

Trabalho desenvolvido na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.