SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número95Funções executivas em crianças com paralisia cerebral: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.31 no.95 São Paulo  2014

 

ANAIS

 

Apresentação e programação do III Simpósio Nacional de Psicopedagogia da ABPp - 2014

 

 

APRESENTAÇÃO

A Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) realizará de 26 a 28 de setembro de 2014, em São Paulo, o III Simpósio Nacional de Psicopedagogia da ABPp. Pensar, estruturar e organizar um evento de âmbito nacional é um desafio e, ao mesmo tempo, um reconhecimento ao perceber diversos profissionais estudiosos, palestrantes bem conceituados e renomados virem participar conosco de um momento de diálogo, reflexão e atualização acerca de temas em que atuamos.

Esse evento propõe trocas de experiências, momentos de convivência com seus pares, contato com o que há de mais recente e moderno em nossa área, além de ampliar o diálogo, incluindo os demais profissionais da educação inseridos no contexto escolar e que dialogam com a aprendizagem. Enfim, é uma possibilidade de interação entre teóricos, pesquisadores, profissionais da área atuantes, mostrando como eixo norteador das atividades a "Psicopedagogia: Novos Tempos... Novos Cenários".

A Diretoria Executiva, em conjunto com o Conselho Nacional e o Conselho Vitalício da ABPp, assim como as Comissões Científica e Organizadora do Simpósio estão empenhados e dedicados nessa organização, para promover um evento de alto nível, privilegiando a aprendizagem daqueles que trabalham com a aprendizagem.

A ABPp traz em sua trajetória 34 anos de existência alicerçadas na clareza de suas ações, aberta a novas ideias, inovando, renovando, mas preservando acima de tudo a integridade de nossos ideais, comprometida com a formação de qualidade, com o fazer psicopedagógico, sabendo que há momentos que exigem renovação e contextualização com a atual realidade.

Nesse Simpósio teremos também a apresentação de trabalhos científicos nas modalidades de comunicação oral e pôster, cuja atividade assegura a produção científica da área, fomentando a pesquisa, o que oportuniza a edificação de uma Psicopedagogia mais forte e consolidada, por isso realçamos e valorizamos a participação desses autores.

A programação desse ano foi pensada visando a atender sugestões dos participantes de eventos anteriores que solicitaram uma programação mais compacta, em que houvesse oportunidade de assistir ao maior número possível de atividades num tempo contínuo; pensando assim serão apenas duas modalidades simultâneas, para que haja melhor aproveitamento em cada uma delas. Os eixos temáticos foram selecionados de acordo com temas da atualidade, além dos temas clássicos que compõem nossa abordagem, assim estão definidos: altas habilidades, ética, família, formação e atuação profissional, inclusão, intervenção, avaliação e registro em psicopedagogia, neurociências, sexualidade, tecnologias no contexto escolar, transtornos de aprendizagem e transtornos invasivos do desenvolvimento.

Estamos trabalhando e nos dedicando intensamente a fim de receber cada um que vem ao III Simpósio Nacional de Psicopedagogia da ABPp, com nosso afeto e respeito merecidos.

Converse com seus colegar que estão na Psicopedagogia ou que têm interesse nessa área de conhecimento e os convide a participar. Venham! Será uma satisfação recebê-los em mais um evento da ABPp!

Conheça a ABPp! Re-conheça a Psicopedagogia!

Até breve!

 

Luciana Barros de Almeida
Presidente Nacional da ABPp