SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue96Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.31 no.96 São Paulo  2014

 

EDITORIAL

 

 

O artigo especial que abre a 96a edição da Revista Psicopedagogia é uma valiosa contribuição internacional de Vitor da Fonseca, "Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica". Esse trabalho, de relevância tanto na área educacional como psicopedagógica, resume grande parte das abordagens neurocientíficas mais atualizadas sobre aprendizagem, mas lhes conferindo um entendimento mais profundo e amplo.

A ele segue-se o artigo original "Evolução do desempenho da atenção e da memória operacional em crianças de escola pública e particular", de Giovanna Beraldo de Azambuja Silva, Tais de Lima Ferreira e Sylvia Maria Ciasca, que aborda assunto de grande interesse. Esse texto descreve uma pesquisa que nos permite observar a evolução e as diferenças existentes no desempenho da atenção e da memória operacional entre crianças de escola pública e particular submetidas à aplicação de três subtestes da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV).

"Dados recentes da Neurociência fundamentam o método 'Brain-Based Learning" foi o artigo de revisão que nos foi enviado por Angela Souza da Fonseca Ramos e que tem como principal objetivo apresentar os novos achados da Neurociência e relacioná-los com a práxis pedagógica.

É da autoria de Soledad Vercellino, Romina Van den Heuvel e Mariana Guerreiro o trabalho "Deslocamentos teóricos da noção da relação com o saber e suas possibilidades para a análise psicopedagógica das aprendizagens escolares", em que são descritas as distintas deslocações que se têm suscitado com a noção de relação com o saber ao seu uso efetivo, em trabalho de pesquisa empírica e teórica de diferentes áreas disciplinares.

"Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um recorte da produção científica recente", de Andréia Migliorini Luizão e Rosa Maria Junqueira Scicchitano, é uma artigo de revisão que teve como objetivo realizar um levantamento de artigos publicados no Brasil nos últimos cinco anos sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), bem como verificar a formação profissional dos autores desses artigos e a quantidade de publicações de psicopedagogos.

Integra, ainda, esta edição o artigo "Proposta de atuação psicopedagógica na diretoria municipal de educação de Cajamar", de autoria de Neide de Aquino Noffs, Maria Eloisa Godinho, Maria Matta Ferreira e Juliana G. da Silva Vieira. Esse interessante artigo apresenta uma proposta da atuação psicopedagógica institucional no segmento da educação infantil, ensino fundamental I e ensino fundamental II das Escolas da Rede de Ensino Municipal, situado na cidade de Cajamar - São Paulo.

Certas de entregarmos uma edição sucinta e densa, desejamos a todos nossos leitores que usufruam do melhor desses trabalhos, para sua formação e informação profissional.

 

Irene Maluf

Editora

Creative Commons License