SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue104Performance in psychopedagogical and neuropsychological tests of children and adolescents with developmental dyslexia and learning difficulties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.34 no.104 São Paulo  2017

 

EDITORIAL

 

 

A Revista Psicopedagogia, nesta edição, se reveste de artigos com temas bastante variados e de grande relevância, ressaltando o importante caráter interdisciplinar da ação psicopedagógica.

Em um momento no qual a diversidade se faz cada vez mais presente na produção do conhecimento científico, temos a certeza de que cada um dos artigos ora trazidos ajudará a delinear uma atuação mais rica no dia-a-dia do psicopedagogo.

O artigo "Desempenho em testes psicopedagógicos e neuropsicológicos de crianças e adolescentes com dislexia do desenvolvimento e dificuldade de aprendizagem", dos autores Matheus Sant'Ana Michelino, Amanda Douat Cardoso, Patrícia Botelho da Silva e Elizeu Coutinho de Macedo, traz um estudo muito interessante, cujo objetivo foi caracterizar perfis de crianças e adolescentes com DD e DA em testes psicopedagógicos e neuropsicológicos, e compará-los com o perfil do grupo controle.

O artigo "Habilidades cognitivas de escolares do ensino público e privado: estudo comparativo de pré-competências para a aprendizagem acadêmica", escrito pelas autoras Fabiana Ribas Ferreira e Maria de Lourdes Merighi Tabaquim, tem como objetivo comparar as pré-competências cognitivas para a alfabetização de escolares do ensino público e privado, com e sem fissura labiopalatina, e fazer um estudo comparativo entre as possibilidades de aquisição destas pré-competências em crianças de 4 a 7 anos de escolas públicas e privadas.

No artigo "Avaliação de habilidades preliminares de leitura e escrita no início da alfabetização", as autoras Talita de Cassia Batista Pazeto, Camila Barbosa Riccardi Léon e Alessandra Gotuzo Seabra falam da avaliação e da importância da aquisição de habilidades preliminares de leitura e escrita como determinantes para o posterior sucesso acadêmico ao longo da educação básica, reiterando a importância da avaliação precoce.

As autoras Ariane Bizzarri Costa Pires e Adriana Nobre de Paula Simão falam também de avaliação no artigo "Avaliação de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem pelo instrumento NEUPSILIN-INF". Neste trabalho são apresentados alguns aspectos envolvidos no conceito de dificuldades de aprendizagem quanto a habilidades cognitivas e funções executivas de crianças, ressaltando a importância de uma avaliação neuropsicológica adequada.

"Reflexões da mediação escolar para uma criança com mutismo seletivo" é um artigo dos autores Thereza Sophia Jácome Pires, Monica Dias Palitot, Giorvan Ânderson dos Santos Alves, Henrique Miguel de Lima Silva e Eduardo Lucas Sousa Enéas, o qual traz na sua essência um tema que nos conduz a estudos sobre o que é o Mutismo Seletivo, assim como nos alerta para um olhar cuidadoso sobre as características pertinentes ao Mutismo Seletivo, tendo como pano de fundo o ambiente escolar.

"Colaboração pedagógica na ação inclusiva nas escolas regulares" é um artigo escrito pelas autoras Claudia Gomes, Cristiane dos Reis Cardoso, Daniele Lozano, Fernanda Vilhena Mafra Bazon e Josiele Giovana de Lucca e contempla um tema bem atual, com postulados da educação inclusiva, tendo em vista os desafios e perspectivas para a constituição de uma prática profissional colaborativa, tendo como objetivo discutir as ações profissionais de professores da sala regular e de professores especializados.

"Internato em psicologia: aprender-a-refletir-fazendo em contextos de prática do SUS", escrito pelas autoras Mônica Ramos Daltro e Milena Pereira Pondé, faz uma abordagem muito significativa sobre o Internato como uma prática pedagógica assistida, em que o professor responde como mediador numa perspectiva psicopedagógica. Esse estudo apresenta a percepção de estudantes sobre a experiência de aprendizagem no Internato, mostrando o desenvolvimento de competências como atitude interdisciplinar, capacidade de atuar em equipe, comunicação, autonomia e maturidade.

Avaliação de preditores de risco para deficiência intelectual, um artigo dos autores Erlaine Chaves Machado Vieira e Silvyo David Araújo Giffoni, tem como objetivo avaliar preditores de risco pré, peri e pós-natais para a Deficiência Intelectual (DI). Esta avaliação foi realizada numa pesquisa documental retrospectiva de 2014 a 2015 dos preditores de risco pré, peri e pós-natais em 70 prontuários de pacientes diagnosticados com DI, de 8 a 19 anos, em duas escolas de educação especial no Estado de São Paulo.

A autora Laura Monte Serrat Barbosa nos presenteia com mais uma abordagem sobre avaliação: "Avaliação psicopedagógica - a leitura e a compreensão de textos como instrumentos de aprender". Neste artigo, apresenta o instrumento Quebra-Cabeça de Texto, o qual tem como uma de suas principais finalidades a reconstrução de um texto, observando-se indicadores linguísticos e uma conversa com o aprendiz para entender como ele chegou àquele resultado, suas facilidades e dificuldades e o que compreendeu do texto.

"Potencialidades de un modelo colaborativo para la apropiación de las TIC en un contexto de vulnerabilidad social" é artigo apresentado pelas autoras Mónica Da Silva Ramos e Adriana Ornellas. Neste, as autoras analisam as possibilidades e os limites do modelo colaborativo Quinta Dimensão (5D) nos processos de apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na infância, no marco de uma pesquisa-ação colaborativa entre universidade e comunidade.

No artigo "El reconocimiento del saber de la generación sénior", a autora Maria Jesús Comellas nos brinda com uma temática bem atual, num contexto de diferentes idades, analisando as múltiplas mudanças que ocorrem entre gerações e, em especial, na geração sênior. O marco teórico que sustenta o projeto é a "Construção do conhecimento a partir de relações multigeracionais". Nessa investigação é analisada a importância do reconhecimento de uma vida ativa para pessoas idosas e conta com a participação de três gerações: o alunado, o professorado e pessoas da geração sênior sem responsabilidades trabalhistas.

Ao concluir esse Editorial, o nosso agradecimento a todos que contribuíram para que essa edição se tornasse realidade e o nosso desejo de que vocês, leitores, façam bom proveito dos temas aqui expostos.

 

Débora Silva de Castro Pereira

Editora

Creative Commons License