SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue106Expectation of health and psychopedagogue professionals about learning and school inclusion of individuals with autistic spectrum disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.35 no.106 São Paulo Apr. 2018

 

EDITORIAL

 

 

Nesta edição, vamos encontrar um número variado de artigos que nos permitem percorrer linhas teóricas e pesquisas diferenciadas, as quais nos conduzem a uma maior consciência de como a psicopedagogia está presente e fortalecida em vários campos de ação.

Dessa forma, convido você, leitor, a mergulhar na riqueza, na extensão e na descoberta dos temas trazidos em cada artigo que se segue.

Começamos apresentando o artigo "Expectativa de profissionais da saúde e de psicopedagogos sobre aprendizagem e inclusão escolar de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista" escrito pelas autoras Caroline de Carvalho Pereira de Campos, Fernanda Caroline Pinto da Silva e Dra. Sylvia Maria Ciasca, as quais destacam, neste estudo, a capacidade de aprender dos indivíduos com TEA e a importância do acolhimento destes pela inclusão escolar voltada para um trabalho interdisciplinar, integrado à necessidade de uma atenção especial, individual quanto ao modo e ritmo diferentes de aprender das pessoas com esse transtorno.

O artigo "Perfil psicomotor de escolares com deficiência intelectual: por que avaliar?", das autoras Dra. Sônia das Dores Rodrigues, Taciana Menezes Silva Godoy, Mariana Coelho Carvalho, Márcia Maria Toledo e Dra. Sylvia Maria Ciasca, traz, como tema, o perfil psicomotor de escolares do ensino fundamental com deficiência intelectual, a importância da frequência destes na sala de recursos multifuncional (SRM), da presença de uma equipe multidisciplinar, da família e da necessidade da utilização de pressupostos da psicomotricidade no contexto escolar, na SRM.

A autora Dra. Lélia Castro de Souza, no artigo "Dificuldades de aprendizagem e inibição psíquica", evidencia as dificuldades de aprendizagem sob um ângulo clínico, psicodinâmico e psicanalítico, pondo em destaque o processo de inibição psíquica. É um artigo que ressalta a necessidade de estarmos sempre atentos à interferência da inibição psíquica no processo de aprendizagem.

"Habilidade cognitiva da área referente ao motor fino adaptativo de crianças com fissura labiopalatina" é uma pesquisa desenvolvida por Évelyn Raquel Benati e pela Dra. Maria de Lourdes Merighi Tabaquim que evidencia o predomínio de níveis de imaturidade cognitiva e neuropsicomotora no grupo de pessoas com fissura labiopalatina e em habilidades fundamentais para domínio de competências acadêmicas, dentre elas, a escrita, aritmética e leitura.

O artigo "Análise da escrita de escolares com e sem dificuldades no início da segunda etapa do ensino fundamental", das autoras Larissa Haniel Rodrigues de Almeida e Dra. Renata Mousinho, retrata, numa pesquisa desenvolvida entre alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma mesma escola, as dificuldades de aprendizagem da escrita e como estas dificuldades podem interferir no processo de aprendizagem do sujeito.

No artigo "Abordagem psicopedagógica do aprender na Educação Superior", as autoras Carmen Rosane Segatto e Souza e Sílvia Maria de Oliveira Pavão evidenciam a construção do vínculo autorizante da aprendizagem nas relações de professor e estudante na Educação Superior, assim como falam da importância do papel do psicopedagógico nas IES, na busca da compreensão e apoio ao profissional de educação e ao sujeito aprendente.

"Consequências do transtorno e déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta", escrito por Carolina Xavier Lima Castro e pelo Dr. Ricardo Franco de Lima, versa sobre o impacto do TDAH na idade adulta, chamando a atenção sobre impactos negativos e significativos em diferentes aspectos dodesenvolvimento do sujeito: afetivo-emocional; do desenvolvimento educacional; desempenho profissional; gestão financeira; relacionamento interpessoal; relacionamento conjugal e exercício de suas funções parentais.

"Aspectos neurocientíficos da aprendizagem matemática: explorando as estruturas cognitivas inatas do cérebro" é um artigo no qual os autores Dr. Thiago da Silva Gusmão Cardoso e Dr. Mauro Muszkat abordam "aspectos relacionados à aprendizagem matemática sobre a ótica das neurociências, destacando achados de pesquisas relacionadas a este tema, como os modelos postulados para explicar a relação entre o cérebro e o processamento numérico, nomeadamente, Sistema Numérico Aproximado (SNA) e Modelo do Triplo Código (MTC)."

Este relado de experiência, "Implementação do Modelo de Resposta à Intervenção em uma classe de 5o ano do ensino fundamental da rede pública de ensino: relato de experiência", escrito por Gabriel Rodrigues Brito, pela Dra. Alessandra Gotuzo Seabra e pelo Dr. Elizeu Coutinho de Macedo, demonstra, de forma significativa,quanto o modelo de intervenção RTI pode intervir, com bons resultados, na melhora do desempenho acadêmico dos alunos, utilizando atividades e estratégias com base na estimulação das habilidades de consciência fonológica e metalinguísticas.

"Educação inclusiva no ensino superior: desafios e experiências de um núcleo de apoio discente e docente", escrito pelos autores Karina Nones Tomelin, Ana Paula L. Dias, Cintia Nazaré Madeira Sanchez, Juliana Perez e Silvia Carvalho é um artigo que tem como objetivo descrever a atuação do Núcleo de Apoio ao Discente e Docente quanto às ações de inclusão no contexto universitário a partir de um programa denominado "Atenção Especial", o qual oferece acolhimento e apoio aos estudantes com deficiência, dificuldades de aprendizagem e outros transtornos.

No artigo "Perfil Cognitivo de uma Criança com Diagnóstico Prévio de Dislexia do Desenvolvimento Associada a Distúrbio do Processamento Auditivo Central: Estudo de Caso", a autora Cristiane Marx Flor avalia o perfil neuropsicológico de uma criança com diagnóstico prévio de Dislexia do Desenvolvimento (DD) associada a Distúrbios do Processamento Auditivo Central (DPAC) e o compara aos perfis cognitivos de dislexia do desenvolvimento descritos na literatura.

Neste artigo, "A psicopedagogia em um diálogo multidisciplinar", a Dra. Marisa Irene Castanho refere-se à importância da multidisciplinaridade na psicopedagogia e a complexidade desta ação expressa na perspectiva de uma modernidade líquida, na utilização de jogos, assim como nos conceitos filosóficos e psicopedagógicos.

Que tenhamos todos uma boa leitura.

 

Débora Silva de Castro Pereira

Editora

Creative Commons License