SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue108Notions of conservation and logical reversibility in children with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.35 no.108 São Paulo Sept./Dec. 2018

 

EDITORIAL

 

 

Começamos este editorial agradecendo a todos(as) os(as) autores(as) que nos presentearam com bons momentos de leitura nas três edições publicadas neste ano de 2018, parabenizando a todos(as) os(as) psicopedagogos(as) pelo dia 12 de novembro - Dia do Psicopedagogo, e a todas as seções e núcleos que fizeram, deste dia, não só um espaço para comemoração, mas, também, um espaço para reflexão sobre a Psicopedagogia e a ação psicopedagógica.

Nesta edição, temas diferenciados se mesclam num contexto interdisciplinar, tais como consciência fonológica, transtornos de aprendizagem, psicopedagogia institucional e muitos outros.

Vejamos:

Noções de Conservação e de Reversibilidade Lógica em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um artigo escrito por Caroline Benezath Rodrigues Bastos e Sávio Silveira de Queiroz. Estes autores trazem um assunto recorrente da ação psicopedagógica: a utilização das provas operatórias piagetianas e do método clínico. Porém, fazem uma abordagem bem definida, aplicada com crianças do sexo feminino, com TDAH, numa faixa etária entre 7 a 11 anos. Muito interessantes os resultados encontrados e as hipóteses levantadas sobre que instrumentos podem ser utilizados para ajudar essas crianças com dificuldades na conservação e reversibilidade lógica.

O artigo Implicações de fatores atencionais no desempenho na leitura e escrita em escolares com fissura de lábio e palato, escrito por Patrícia Soares Baltazar Bodoni e Maria de Lourdes Merighi Tabaquim, traz resultados bem significativos, apresentados na investigação, identificação e comparação dos níveis atencionais de 60 crianças com fissura labiopalatina, entre 7 a 12 anos, e o desempenho destas na leitura e escrita.

Educação infantil e desempenho cognitivo e socioemocional, das autoras Ágata Almeida, Ana Paula Prust, Grace Zauza, Leila Santos Batista, Alessandra Gotuzo Seabra e Natália Martins Dias, é um artigo que tem como objetivo investigar a relação entre tempo de escolarização, entendido como tempo total que a criança esteve exposta/frequentou a Educação Infantil, em meses. Essa pesquisa acompanhou crianças a partir de 3 e 4 anos até os 11 anos de idade. Dentre os principais achados, está a percepção de que a frequência à pré-escola (versus não frequência), o impacto sobre o desenvolvimento cognitivo e sociocomportamental da criança e os benefícios da Educação Infantil continuam até os 11 anos de idade.

O Impacto do diagnóstico precoce e tardio da dislexia - compreendendo esse transtorno, apresentado por Patrícia Cristina Pinto Cárceres e Priscila Covre, trata de um estudo no qual é investigada a maneira como a dislexia afeta a vida das pessoas, principalmente no ambiente escolar, acadêmico, a necessidade de se refletir sobre a importância do diagnóstico precoce da dislexia e o quanto este diagnóstico é relevante para minimizar seu impacto na autoestima e na relação do indivíduo com suas próprias dificuldades.

O artigo Consciência fonológica e fatores associados em crianças no início da alfabetização, de Rita de Cássia Duarte Leite, Larissa Regina Martins de Brito, Vanessa de Oliveira Martins-Reis e Ângela Maria Vieira Pinheiro, nos conduz a uma análise comparativa entre consciência fonológica, inteligência (raciocínio analógico), vocabulário e aquisição dos fonemas. Nesta pesquisa as autoras chegaram à conclusão de que a influência do vocabulário e da aquisição dos fonemas nas habilidades de consciência fonológica e fonêmica foi maior do que a influência do nível de inteligência em crianças no início do processo de alfabetização.

Em Habilidades metalinguísticas e funções executivas em crianças com dificuldades de aprendizagem: Uma metanálise, Tayna Andrade Gadelha, Monilly Ramos Araujo Melo, Ingrid Michélle de Souza Santos e Jessica Daniele Silva Moreira fazem uma revisão sistemática da literatura com metanálise, objetivando identificar quais destas competências, habilidades metalinguísticas e funções executivas se sobressaem no contexto das dificuldades de aprendizagem.

Um olhar psicopedagógico sobre o processo ensino-aprendizagem no contexto hospitalar. Karina Silva Smerdel e Camélia Santina Murgo abordam, neste artigo, a necessidade da presença do psicopedagogo numa equipe multidisciplinar, atuando numa instituição hospitalar. Fala também da importância da psicopedagogia institucional e o papel do psicopedagogo na instituição organizacional, social, educacional.

Programas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e linguísticas envolvidas na alfabetização e no aprendizado da ortografia: propostas metodológicas, escrito por Jaime Zorzi, apresenta três propostas metodológicas, de aplicação prática bem específicas, como atividades para desenvolver competências para o aprendizado da linguagem escrita, metodologia para alfabetização e atividades ortográficas para muitas idades e todas as dificuldades. Essas propostas têm por objetivo desenvolver competências e habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita.

No artigo Discalculia del desarrollo Sandra Torresi nos faz entender o que é a descalculia do desenvolvimento, cita comorbidades detectadas, analisa tarefas aritméticas nas quais se pode observar os maiores problemas apresentados por parte das pessoas que têm essa dificuldade, discalculia do desenvolvimento, e fala também do impacto desta na construção do autoconceito dos estudantes.

O artigo da autora Eveline Tonelotto Barbosa Pott sobre O "problema" dos problemas de aprendizagem, traz, segundo seu ponto de vista, reflexões extraídas da sua experiência em sala de aula, onde ela pode perceber a necessidade de ressignificar o conceito de aprendizagem e a relação deste com as dificuldades de aprendizagem.

Assim, com essa riqueza de temas, encerramos o nosso editorial, desejando a todos(as) um Feliz Natal e que o Ano Novo de 2019 chegue com muita luz, sucesso pessoal e profissional.

 

Débora Silva de Castro Pereira

Editora

Creative Commons License