SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número110Análise do processo de tomada de consciência em crianças com TDAH índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.36 no.110 São Paulo maio/ago. 2019

 

EDITORIAL

 

 

Esta edição on-line e impressa, a fim de atender a aqueles que nos prestigiam lendo a revista Psicopedagogia, traz uma variedade de artigos com os seus respectivos autores expondo o melhor dos seus trabalhos, com novas ideias e novos conteúdos mesclados de pesquisa e experiência.

Começamos apresentando o artigo "Análise do processo de tomada de consciência em crianças com TDAH por meio da utilização de situações-problema", escrito por Daniela Dadalto Ambrozine Missawa, Claudia Broetto Rossetti e Larissy Alves Cotonhoto, no qual as autoras mostram a importância da criança com TDAH saber-se possuidora desse transtorno. Para tal, através de jogos, utilizaram situações problema e perceberam que ainda se tem muito a fazer quanto a ações que permitam chegar ao patamar de consciência da criança.

Em "Evidências de validade e fidedignidade para o jogo de areia psicopedagógico -JAP: uma contribuição para a prática psicopedagógica", a autora Maria Teresa Messeder Andion fala sobre a utilização do Jogo de Areia na avaliação psicopedagógica evidenciando a validade e fidedignidade de uma ficha de Protocolo constando aspectos cognitivos e afetivos piagetianos e sobre como esse instrumento, o JAP, torna-se eficaz não somente na avaliação, mas, também, no tratamento psicopedagógico.

No artigo "Quando o bullying na escola afeta a vida adulta", a autora Lélia Castro de Souza nos remete a uma reflexão sobre quanto o bullying pode provocar transtornos de ordem psíquica em crianças e em adolescentes em idade escolar. Para tal, faz uma abordagem, psicodinâmica e psicanalítica, demonstrando, através de duas situações clínicas, a maneira como a experiência infantil, com relação ao bullying na escola, pode ter consequências duráveis e trazer transtornos na relação que o sujeito tem com ele mesmo e com o mundo que o rodeia.

A autora Maria Jesús Comellas i Carbó nos apresenta o artigo "Interdependencia entre la familia y la escuela. Un nuevo paradigma para reducir la sobreprotección", falando da complexidade que existe entre proteção e superproteção na fase infantil, a difícil tarefa de educar nos dias atuais e a necessidade de se estabelecer o diálogo, o respeito e a interdependência entre as pessoas, oferecendo a possibilidade de análise e autorregulação.

"Análise dos conteúdos da capacidade de jogo dentro de um programa esportivo", artigo escrito pelos autores Siomara Aparecida da Silva, Hélen Cristina Cunha Ferreira, Edson Adriano Nogueira de Paiva e Eden Schmidt de Matos tem como objetivo verificar o quantitativo dos conteúdos no desenvolvimento da capacidade de jogo no ensino dos jogos esportivos coletivos.

Jeferson Luís Ligeiro e Sylvia Domingos Barrera escreveram "Análise comparativa do Desenho da Figura Humana em crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: um estudo exploratório" buscando, na essência deste tema, identificar possíveis traços indicadores do TDAH nos desenhos da figura humana.

"A atuação do psicopedagogo em relação à inovação no ambiente escolar: uma revisão sistemática integrativa", das autoras Ana Cristina Bittencourt, Patrícia de Almeida, Gonzaga Lobo, Cátia Lemos Crivellaro e Lilian Caron é um artigo que traz uma revisão integrativa realizada com o objetivo de compreender a atuação do psicopedagogo em relação à inovação no ambiente escolar, considerando as novas demandas, desafios e necessidades de transformações, e de mostrar a importância e diversidade da atuação do psicopedagogo no contexto da aprendizagem escolar.

As autoras Silvia Brilhante Guimarães e Renata Mousinho chamam atenção sobre a questão: "Todos os testes de compreensão leitora avaliam o mesmo construto?" Em resposta a esse questionamento discutem, através de evidências de estudos empíricos, a suposição assumida de que diferentes tipos de testes de compreensão de texto medem diferentes habilidades subjacentes e chegam à conclusão de que deve haver cautela nas escolhas dos testes de compreensão de texto, tendo em mente exatamente o que se deseja avaliar.

O autor Mateus Barroso Sacoman em "A Síndrome de Irlen: diagnóstico e o contexto e intervenção" tem a intenção de, através do levantamento de estudos e materiais sobre o tema, determinar as definições e sinais da síndrome, abordando também as dificuldades geradas por ela nos mais diversos âmbitos de convivência e explicitar alguns métodos de intervenção, registrando ainda algumas situações e caminhos para uma reflexão que contribua para a prática do profissional que lida com todo esse processo.

"Emoções e práxis docente: contribuições da psicologia à formação continuada" é o assunto abordado pelas autoras Vera Lucia Trevisan de Souza, Vânia Rodrigues Lima Ramos, Beatriz Cristina de Oliveira, Lilian Aparecida Cruz Dugnani e Fernanda Pereira Medeiros, as quais ressaltam a "importância da mobilização dos afetos, em espaços de formação continuada, como modo de favorecer a ressignificação das emoções de nuances negativas que decorrem dos conflitos escolares, e que podem promover o padecimento/adoecimento do professor".

Num relato de experiência Laura Monte Serrat Barbosa nos brinda com "Por que arte e aprendizagem? Por que aprendizagem e arte? Por que arte na formação do psicopedagogo?". Nesse artigo, a autora nos fala da relevância que devemos dar à arte, frente à prática psicopedagógica e à formação do psicopedagogo. E, como consequência, sugere avançarmos na conceituação de aprendizagem como adaptação, como invenção.

Boa leitura!

Débora Silva de Castro Pereira

Editora

Creative Commons License