SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Cuidar em família: análise da representação social da relação do cuidador familiar com o idoso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. v.15 n.1 São Paulo abr. 2005

 

EDITORIAL

 

 

Este número - que dá inicio à adolescência plena da RBCDH com os seus 15 anos de vida - inicia com um artigo de Márcia Mazza - editora por longos e trabalhosos anos desta revista que muito deve a ela, orientado por Fernando Lefèvre, coordenador científico do CDH por muitos e proveitosos anos. No entanto, a presença do artigo se deve apenas ao tema e ao tratamento a ele dispensado. De fato, a atenção aos idosos, centrada na díade idoso-cuidador, só contribui para a plena compreensão de que o crescimento e o desenvolvimento pertencem á vida, só cessando com a morte, e que todos os temas até então pensados com crianças e adolescentes, são a eles aplicados.

Em seguida, um artigo vindo da França, de Christine Brisset, coloca-nos com igual pertinência a relação entre cuidador-cuidado; no caso, pais de diferentes origens e o modo como lidam com o adormecimento da criança pequena.

O artigo seguinte, de autoria de Juliana Maria Fernandes Pereira e Liana Fortuna Costa, de Brasília, vem ao encontro de muitas das preocupações do CDH, mas não apenas dele, quanto à questão da não-adoção de crianças que poderiam vir a ser adotadas. É um artigo oriundo da prática que, por meio da reflexão, torna-se praxis, sendo também estes um dos objetivos do CDH.

Na mesma ótica, porém com métodos e objetivos diversos, estão quatro artigos: dois deles, relacionados à escola, dois à área da saúde.

No âmbito escolar, Maria José de Mesquita Serra e Jane Correa, do Rio de Janeiro, estudaram a influência da expectativa materna no desempenho da criança na alfabetização; e Caroline De Salvo, Ingrid Mazzarotto e Suzane Löhr, de Curitiba, relatam a aplicação de um programa de prevenção de habilidades sociais em crianças pré-escolares, realizado com os pais nas escolas.

Na área da saúde, Mariana Mendonça e Eleonora Ferreira, de Belém, estudaram as dificuldades enfrentadas por cuidadores de crianças com asma com propostas de como obter uma melhor adesão ao tratamento; e Débora de Mello, Cláudia Viera, Érica Sempionato, Zélia M. Biasoli-Alves e Lucila Nascimento, de Ribeirão Preto (SP) relatam a sua experiência, dentro do Programa de Saúde da Família, com duas técnicas, o genograma e o ecograma, mostrando como seu uso pode facilitar tanto o vínculo com as famílias como uma melhor compreensão das mesmas.

Finalmente, em sentido oposto dos atuais "felizes" 15 anos de nossa revista, o tema adolescentes retorna em um artigo de Nancy Ramacciotti de Oliveira, sobre a maternidade em periferias sociais e urbanas. Trata-se de uma reflexão madura da autora, a partir de inúmeros estudos anteriormente realizados, que traz, como contribuição inovadora, conceitos da psicologia ambiental para iluminar tão dolorosa e atual problemática em nosso país.

Em síntese, poderíamos dizer que o tema básico de todos os artigos é a questão vincular, compreendida em seus vários níveis de influências recíprocas, desde a díade primária mãe-criança até os cuidados dispensados aos idosos como dependentes da ajuda que a família cuidadora necessita para deles poder cuidar.

Por meio destes artigos, a própria trajetória do CDH e da RBCDH parecem adquirir corpo e força, manifestando nela a sua história: um desdobramento de uma semente que, crescendo, vai trazendo à vida a sua potencialidade.

 

Elaine Pedreira Rabinovich
Editora Assistente

Creative Commons License