SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Visual behavior of infants in the first and second months of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. vol.16 no.3 São Paulo Dec. 2006

 

EDITORIAL

 

No decorrer dos anos a Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano tem se destacado pela diversidade dos temas apresentados. O eixo central desta publicação é ser uma linha de comunicação para os pesquisadores. As transformações contemporâneas trazem, em seu bojo, novas necessidades, novos olhares, novas formas de intervenção e compreensão em diferentes contextos e grupos. Não por acaso, a riqueza do conteúdo deste número reproduz esta realidade.

O estudo "Avaliação do comportamento visual dos lactentes no primeiro e segundo meses de vida", produzido em Campinas, relata sobre a importância do procedimento, tanto para a prevenção de alterações, como para a intervenção precoce.

Em "Uma escola diferente", as autoras escrevem uma interessante experiência de Florianópolis, abordam a instituição de maneira não convencional, e discutem um modelo de atuação que firma a formação do sujeito crítico. Além deste, outros dois trabalhos, envolvem a temática da adolescência.

A pesquisa sobre o perfil motor de crianças e adolescentes com deficiência mental moderada, de Samira Mansur e Adair José Marcon, pontua aspectos da pessoa portadora de necessidades especiais.

A família, constante foco de análise, tem seu universo evidenciado em três estudos, versado nas relações ali existentes. O artigo "O lugar da família na rede social do lazer após a aposentadoria" evidencia a importância da rede familiar e amigos, neste período da vida, trabalho este desenvolvido por Raquel P. C.Azevedo e Ana Maria Carvalho.

O estudo "Bem-estar emocional de mães e pais e o exercício do papel parental: uma investigação empírica", dos autores Adriana Ribas, Rodolfo Ribas Junior e Andréa Valente, pesquisa a repercussão dos citados papéis na vida de seus atores, contribuindo para fundamentar projetos de intervenções com pais e mães.

Lílian Perdigão e Elaine Rabinovich discutem as interferências dos padrões familiares na formação da mulher no artigo "O fantasma da repetição e a relação mãe/filha".

"Estilos parentais, estilos atribucionais e bem-estar psicológico em jovens universitários" dos pesquisadores Mariana Boeckel e Jorge Sarriera referem o impacto de estratégias educacionais no bem-estar psicológico em adultos jovens nas famílias no estudo.

Os estudos passam por questões associadas ao trabalho, lazer, aposentadoria, doença. Finalmente, pensando nas adversidades e na capacidade humana para superá-las, Nina Taboada, Eduardo Legal e Nivaldo Machado, buscam por meio de revisão da literatura, um conceito para resiliência.

São apresentados temas complexos e densos. Os artigos vão se costurando e moldam o grande tecido humano. É um recorte da produção literária científica no Brasil, configurados nas diferentes origens dos trabalhos. Os temas não se esgotam, renovam-se.

Esperamos que este número possa subsidiar o pesquisador e agradar ao leitor.

Em tempo, ainda este ano a Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano publicará um número especial. Com esta próxima edição estará concluído o trabalho do período.

 

Maria Cecília Leite de Moraes
Editora Associada

Creative Commons License