SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Parents' understanding about newborn screening author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. vol.17 no.1 São Paulo Apr. 2007

 

EDITORIAL

 

 

O presente número da RBCDH mantém e realça as nossas principais características. São 16 artigos de autoria de pesquisadores de vários Estados brasileiros, como Pará, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul. O leque temático, como sempre é muito abrangente, com contribuições muito interessantes. Coelho Jr. e Silva analisaram o fenômeno do "cosplay" – o uso de fantasias e adereços para imitar (ou representar) os heróis de gibis, mangás e animés.

Vários artigos abordam aspectos muito importantes do desenvolvimento infantil. Assim, Alves e Veríssimo estudaram o "conflito" entre educar e cuidar vivido por educadores de creche; Moreira e Biasoli-Alves estudaram as famílias e seus colaboradores na tarefa de educar os filhos; Ribas, Jr., Seidl de Moura e Bornstein estudaram as cognições maternas sobre o desenvolvimento humano, na perspectiva de uma psicologia parental; sobre Educação, buscando as origens da medicalização da saúde na escola, Zucoloto analisou teses da segunda metade do século XIX da Faculdade de Medicina da Bahia.

Como que a anunciar um certo sucesso na meta de alcançar um equilíbrio entre as "vertentes" do conhecimento temos, neste número, diversos artigos sobre temas de Saúde Materno-Infantil. Silva e Siqueira estudaram o valor do suporte à parturiente num centro de parto normal; Marinho, Martins, Oliveira e Araújo investigaram a relação obesidade/baixa estatura em comunidades pobres do Vale do Paraíba; Selestrin e colaboradores avaliaram parâmetros fisiológicos em recém-nascidos pré-termo submetidos à fisioterapia; Garcia, Ferreira e Oliveira, no Pará, estudaram a compreensão de pais sobre o teste do pezinho; Rosa, Reis e Tanaka fizeram interessante revisão sobre gestações sucessivas na adolescência; Souza, João e Sacco avaliaram o arco longitudinal plantar de crianças obesas; Leite e Tanaka analisaram a tendência temporal da mortalidade por câncer de útero no Estado de São Paulo.

Abordando assuntos muito importantes, numa grande dispersão temática (muito cara à RBCDH), Oliveira e Cavalcanti estudaram a violência doméstica a partir de registros de uma Delegacia de assistência à Mulher; Menezes e Lopes analisaram a transição para o casamento em casais, coabitantes ou não; Bonfim, Bastos e Carvalho investigaram situações disruptivas, em famílias, provocadas por hospitalização. Finalmente, Moinho, Lordelo e Moura abordaram as metas de socialização de mães baianas.

Graças à grande contribuição que temos recebido dos autores, na ampla variedade geográfica, temática e metodológica que já é a nossa marca, nossa meta para 2007 é conseguirmos chegar à periodicidade trimestral, o que consolidará o bom conceito de nossa RBCDH, já reconhecido na comunidade na qual se insere.

 

Prof. Dr. Arnaldo Augusto Franco de Siqueira
Editor

Creative Commons License