SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Crianças nascidas após emprego de técnica de fertilização assistida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. v.18 n.3 São Paulo dez. 2008

 

EDITORIAL EDITORIAL

 

Chegamos à maioridade! Aqui está o 3º fascículo do décimo oitavo volume da Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. São exatamente dezoito anos de vida de uma idéia bem sucedida.

Agora parece fácil, mas não fosse o envolvimento pessoal dos inúmeros colaboradores que passaram pelo Centro de Estudos do Crescimento e Desenvolvimento do Ser Humano, que ao longo destes 18 anos se empenharam em manter a Revista viva e, sobretudo, fazê-la crescer, este editorial hoje não seria possível. Nossos reconhecimentos a todos.

Nesta trajetória devem ser lembrados também os incontáveis autores e pesquisadores que acreditando na revista a valorizaram, nela publicando suas importantes contribuições científicas.

O objetivo de um periódico científico é o de transformar-se num instrumento privilegiado de comunicação entre os profissionais e, principalmente, os pesquisadores de uma determinada área do conhecimento. Obviamente nossa revista, por sua temática central, o crescimento e o desenvolvimento humano, abarca diferentes áreas do conhecimento, o que lhe confere já na origem um inquestionável caráter multidisciplinar.

Este talvez tenha sido um dos seus objetivos primordiais, privilegiado ao longo de toda a sua existência, e que continuará sendo um compromisso inarredável desta e de futuras gestões do Centro de Estudos.

Aliás, mais uma vez, este fascículo é o retrato desta multi, inter e transdisciplinaridade, que neste número chega a ultrapassar os limites estritos do período de Crescimento e Desenvolvimento, para se estender inclusive até a idade adulta. Entretanto, cada vez mais frequentemente tem sido descritas as inter-relações desta época da vida com o que se denomina maturidade. A teoria de Barker é um exemplo que situa no processo de Crescimento e Desenvolvimento intra-útero determinantes capazes de afetar a saúde e a vida de jovens e adultos. Aliás, esta dependência, entre as partes de um todo, é por demais óbvia, apesar de ser esquecida com alguma frequência. Um dos papéis que cabem à Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano é a de preservar, no estudo das partes, o todo.

Por este motivo temos a certeza de que continuaremos contando com vocês pesquisadores, pensadores e profissionais, que fazem deste objetivo um objetivo comum. As contribuições científicas que vocês nos enviam fazem com que mantenhamos nossa disposição e nosso empenho vivos, de modo a preservar sempre aberto e coerente este espaço privilegiado de comunicação científica, e o que hoje também é bastante importante, mantendo a revista nos melhores níveis indexação junto com os demais periódicos de maior qualificação científica.

Muito obrigado a todos que colaboraram e, assim, hoje compartilham com a revista essa sensação de estar atingindo a maturidade, sempre lembrando que o processo continua.

Uma boa leitura e aproveitem.

Claudio Leone

Em tempo: LEMBREM-SE. NOSSO CONGRESSO VEM AÍ. PARTICIPEM!

Creative Commons License