SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3School screening for scoliosis: action for early diagnosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. vol.19 no.3 São Paulo Dec. 2009

 

EDITORIAL EDITORIAL

 

O Volume 19 nº 3 da RBCDH traz contribuições muito importantes, sempre buscando a relação entre Saúde e Educação, Crescimento e Desenvolvimento, nos seus aspectos sociais e biológicos.

Estamos felizes porque estamos entregando um conjunto de artigos que vai ampliando o leque de assuntos e de grupos de investigação. Neste número temos contribuições de grupos da UNICAMP, da UNESP de Presidente Prudente, da USP de Ribeirão Preto, da UFRJ, da UERJ, da UFPA, da UFCE, bem como da Faculdade de Saúde Pública e da Escola de Enfermagem da USP.

Além de temas bastante frequentados, porém sempre com abordagens inovadoras e competentes, como prática e duração do aleitamento, uma revisão sobre aleitamento em creches, outros artigos chamam atenção por tratarem de temas pouco visitados na nossa Revista.

Assim, aspectos muito importantes da saúde de crianças, como o rastreamento da escoliose em escolas, o comportamento da crianças queimadas frente aos curativos, bem como temas emergentes e de importância crescente, como a opinião de ginecologistas e obstetras sobre as interferências da Internet na sua prática, fazem parte deste número.

Vale ressaltar dois estudos realizados em serviços de saúde, um sobre o valor atribuído as prontuários na opinião de coordenadores de CAPSis; o outro é um relato sobre uma iniciativa de implementação de um programa de humanização da assistência num hospital público.

Um interessante relato sobre psicoterapia em menina vítima de abuso sexual, um estudo sobre metas de socialização de pais e mães para seus filhos, reflexões sobre as possibilidades de violência simbólica no âmbito de serviços de saúde para adolescentes e uma excelente revisão sobre a configuração dos vínculos na adoção são também exemplos de temas de importância crescente.

A RBCDH está, uma vez mais, oferecendo excelente material de leitura que poderá ajudar na implementação de melhores práticas e políticas que favoreçam a busca do melhor crescimento e desenvolvimento humanos.

 

Arnaldo Augusto Franco de Siqueira
Editor

Creative Commons License