SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Editorial author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. vol.20 no.1 São Paulo Apr. 2010

 

EDITORIAL

 

 

Este número da Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano é dedicado à publicação de temas que foram objeto de exposição e debates durante o I Simpósio Internacional sobre Manicômio Judiciário e Saúde Mental, realizado em setembro de 2009 na Faculdade de Saúde Pública da USP. Esse evento, que reuniu em níveis nacional e internacional nomes expressivos das áreas da saúde mental, da justiça, da assistência e promoção social, visou incentivar debates, reflexões e encaminhar propostas destinadas a adequar o atual modelo que rege os hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico dentro das diretrizes da Reforma Psiquiátrica.

O Simpósio foi promovido pela Coordenadoria de Saúde da Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo e pelo Laboratório de Saúde Mental Coletiva do Departamento Materno-infantil da Faculdade de Saúde Pública da USP que em parceria com o Conselho Regional de Psicologia contou com apoio da CAPES. O espírito que o animou foi o de acolhimento às diversas opiniões e formas de expressão. A Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento ao disseminar, na forma impressa e on line, as principais vozes do Simpósio, se junta ao esforço de todos os envolvidos e participantes em colocar em evidência a questão dos manicômios judiciários no cenário brasileiro. A coleção de textos desse número espera representar um marco na literatura ao aglutinar num largo espectro, análises, experiências e opiniões acerca de uma questão maior, mas que permanece ainda à sombra do campo da saúde mental.

Por fim, manifestamos nossa profunda gratidão por todos aqueles envolvidos na realização do Simpósio e no esforço de publicação da Revista, que contou também com o apoio financeiro da Coordenadoria de Saúde da Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo.

 

Fevereiro de 2010
Alberto Olavo Advincula Reis
Margarida Calligaris Mamede
Maria Cristina Teixeira Lattari

Creative Commons License