SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1EditorialSaúde mental, democracia e responsabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. vol.20 no.1 São Paulo abr. 2010

 

EDITORIAL

 

 

Com imensa alegria apresentamos o Volume 20 nº 1 da RBCDH, destacando a singularidade de ele representar um volume especial, focalizando a problemática da saúde mental no Brasil. Mais especificamente, neste volume os artigos se direcionam para questões voltadas à trajetória dos manicômios judiciários, descrevendo sua história e características, discutindo aspectos legais e técnicos do tratamento dos ditos "loucos infratores", e destacando a importância do atendimento em redes.

Foram selecionados artigos de diversas instituições de ensino, de pesquisa e de assistência, nacionais e internacionais, por meio de trabalhos de diversas áreas, como Antropologia, Medicina, Psiquiatria, Psicologia, Psicanálise e Direito, realizados em diversos estados brasileiros e na Itália.

No primeiro artigo, elaborado a partir do discurso de abertura do I Simpósio Internacional de Manicômios Judiciários e Saúde Mental, realizado na cidade de São Paulo em setembro de 2009, são abordadas as relações entre saúde mental e as tarefas atuais da democracia no Brasil, com destaque para os desafios que os hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico representam para o campo da saúde mental, examinando a questão da responsabilidade do "louco infrator". No segundo, também preferido no referido simpósio, temos a discussão da história dos manicômios judiciários no Brasil, destacando seu caráter ambíguo e contraditório.

No terceiro artigo, resgata-se a memória do movimento em defesa dos pacientes internados nos antigos manicômios judiciários, em SP e em âmbito nacional.

O quarto artigo apresenta uma análise sobre o documentário "Em nome da razão", dirigido por Helvécio Ratton, que retrata a tragédia vivida por internos do Hospital Colônia de Barbacena-MG em 1979, exibido no I Simpósio Internacional sobre Manicômios Judiciários e Saúde Mental, e é considerado como um marco da luta e da reforma política de saúde mental no Brasil, levando ao confronto entre o manicômio e os limites da racionalidade psiquiátrica.

No quinto, estão descritos os objetivos e a organização da Conferência Nacional de Voluntariado da Justiça Italiana, destacando os fundamentos do trabalho do voluntariado realizado em manicômios judiciários e em cárceres, descrevendo possibilidades de atuação nesses contextos, com destaque para a defesa da eficácia das medidas alternativas à prisão que vem sendo adotadas na Itália.

No sexto, destaca-se o horror da realidade encontrada nos manicômios, discutindo à luz do Direito, conceitos como responsabilidade ou inimputabilidade, igualdade e diferença - o direito de voz ao "louco infrator".

No sétimo, são abordados os crescentes processos de psiquiatrização dirigidos a jovens autores de ato infracional, em SP. Nele, destaca-se o atendimento oferecido a autores de ato infracional portadores de diagnóstico de transtorno de personalidade e/ou periculosidade, discutindo as diretrizes terapêuticas e a necessidade de uma articulação coletiva entre diversos atores sociais e instituições.

No oitavo, discute-se a evolução e a aplicação do conceito de periculosidade, a partir do enfoque do Direito Penal e da Psiquiatria Forense.

O nono artigo apresenta a critica dos mecanismos que sustentam e fazem funcionar o manicômio judiciário, propondo a montagem de uma rede intersetorial em substituição ao manicômio. Destaca que a reforma necessária e desejável deve acontecer no município do portador de sofrimento mental, pois lá estão os elementos que darão suporte a sua rede de sociabilidade.

No décimo, também apresentado no I Simpósio Internacional de Manicômios Judiciários e Saúde Mental, a partir de relatos de casos clínicos realizados em um hospital de custodia e tratamento psiquiátrico, o autor apresenta reflexões no âmbito da saúde mental e justiça, destacando a necessidade de uma postura ética no contato com os pacientes, com o objetivo de reparar as falhas no processo de subjetivação que ocorreram no passado.

No décimo primeiro, discute-se o pressuposto da inimputabilidade e a hegemonia da perícia no contexto da implantação do Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário brasileiro.

No décimo segundo, temos o relato da história e das atividades do Projeto Qorpo Santo cujo objetivo é propor alternativas de desinternação e de reinserção na comunidade para os pacientes longamente internados, em cumprimento de medida de segurança, em Porto Alegre. Destaca o reconhecimento do paciente judiciário como cidadão, usuário do sistema de saúde e sujeito de direitos.

O décimo terceiro artigo descreve a experiência do PAILI (Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator), do Estado de Goiás, destacando o favorecimento da inclusão do "louco infrator" à família e à sociedade, funcionado como experiência exitosa no resgate da dignidade dos pacientes submetidos à medida de segurança.

No décimo quarto, a autora demonstra que as soluções de sociabilidade só podem ser alcançadas quando o portador de sofrimento mental conta com a secretaria de um programa complexo e multifacetado, descrevendo relato de experiência do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ/TJMG). Neste caso, destaca-se que a média de tempo entre a entrada do paciente judiciário nesse programa e a sua saída do sistema judiciário tem sido de cinco anos, com a cessação de periculosidade confirmada pelos peritos.

O décimo quinto artigo descreve a experiência das reformas psiquiátricas, as medidas de humanização e as medidas de desospitalização no Rio Grande do Sul.

No décimo sexto, o autor coloca a desinstitucionalização dentro de um significado mais abrangente a ser atribuído ao ato de curar e reconhece dois diferentes paradigmas: o cuidar e o curar por meio da terapia, sugerindo uma leitura crítica do conceito de inimputabilidade e de periculosidade social para o doente mental, destacando o exemplo da Itália.

Em comum, os artigos enfatizam a necessidade de ações em conjunto para alcançar os objetivos de promover saúde mental do "louco infrator", destacando que não é uma incumbência exclusiva do setor saúde, nem do setor justiça, segurança ou assistência social, mas algo que exige articulação, parceria de todos. Boa leitura!

 

Eleonora Arnaud Pereira Ferreira
Editora Associada

Creative Commons License