SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Anencephalic pregnancy índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. vol.22 no.2 São Paulo  2012

 

EDITORIAL

 

 

Arnaldo Augusto Franco de Siqueira

Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

 

 

Este número da Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (vol. 22 nº 2) merece uma comemoração especial e representa um importante divisor de águas.

Na qualidade de fundador da Revista e seu atual Editor, aproveito para dar notícias sobre alguns eventos recentes e importantes, para nossos colaboradores, membros do Conselho Consultivo, aos pesquisadores e profissionais que nos tem honrado ao submeter seus artigos à nossa Revista, aos especialistas que nos tem ajudado a aprimorá-la por sua atuação como referees e finalmente, mas igualmente importante, para os nossos leitores.

Este número 22(2)traz, como já é habitual, contribuições significativas, marcando uma vez mais nossas características (que muito prezamos), ou seja, a de buscar a interdisciplina, focando diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento do ser humano, com temas do interesse de pesquisadores e estudiosos de diferentes áreas do conhecimento, não deixando de levar em conta o contexto social em que estes processos se desenrolam.

Assim, podemos comemorar o fato de estarmos recebendo um número crescente desubmissões de textos em geral muito bons, o que já nos garante uma regularidade e a certeza de, nos próximos anos, poder lançar 3 números por ano, com 15 a 20 artigos cada. É importante garantir esta "produção" mantendo as exigências de qualidade e pertinência dos textos, pois as bases de dados em que a Revista está inscrita fazem essa exigência.

A primeira decisão a comentar é a de modificar o nome da Revista, para ampliar o seu alcance: passa a chamar-se Journal of Human Growth and Development (JHGD). Em seguida, decidimos publicá-la em Inglês. Com essas decisões, já podemos comemorar um aumento significativo de submissões de artigos por autores de outros países, confirmando nossa convicção de que nossa Revista vem abrindo um espaço para os interessados nos diferentes aspectos do crescimento e desenvolvimento.

Aos pesquisadores brasileiros podemos garantir que o acesso à Revista continua aberto, queremos poder continuar a contar com a colaboração de todos, com uma grande vantagem: agora nossos artigos serão lidos na íntegra pela comunidade internacional.

É importante também noticiar que a Revista já faz parte da base Scopus e, a partir de 2013, já teremos nossa avaliação bibliométrica, o que contribuirá para um conceito mais justo da JHGD junto aos órgãos avaliadores da produção científica.

Finalmente, quero comunicar - e daí a idéia de marco divisório - que este é o último número da JHGD em papel. Ela vem sendo publicada em papel e em meio eletrônico, porém a partir do Vol. 22(3) a Revista sairá somente em meio eletrônico, em Inglês e Português, acompanhando uma tendência que parece consolidada. Vale salientar que continuará livre o acesso ao conteúdo integral da JHGD, pois acreditamos que o acesso aberto à publicação, tanto dentro como fora da academia, permite que qualquer pessoa no mundo, que disponha de um computador, possa acessar a pesquisa científica. Temos plena certeza que isso vai mudar a natureza das publicações científicas e tornar a ciência mais acessível.

 

 

Manuscript submitted Apr 04 2012
Accepted for publication Mai 02 2012