SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Waist/height ratio: a marker of nutritional alteration in preschool children"The copenhagen Neck Functional disability scale - CNFDS: translation and cultural adaptation to Brazilian Portuguese author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282

Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. vol.24 no.3 São Paulo  2014

 

ORIGINAL RESEARCH

 

Validade de software para medição do tempo de reação total com estímulo simples - TRT_S2012

 

 

Tânia Brusque CrocettaI, II; Ricardo Luís VianaII, III; Douglas Eric SilvaII, III; Carlos Bandeira de Mello MonteiroI, IV; Claudia ArabI, II; Alexandro AndradeII, V

ILaboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica, Departamento de Saúde da Coletividade, Faculdade de Medicina do ABC
IILaboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade do Estado de Santa Catarina
IIIEspecialistas em programação Java
IVEscola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
VPrograma de Pós-graduação Strictu Sensu em Ciências do Movimento Humano

 

 


RESUMO

OBJETIVO: Determinar a validade do software TRT_S2012 na avaliação do tempo de reação total (TRT) simples visual (TRTSimples) e na fadiga mental a partir do TRT (TRTFadiga).
MÉTODOS: Aplicou-se três validações: a) concorrente, para determinar a correlação entre os Softwares TRT_S2012 e Vienna Test System (VTS); b) de conteúdo, com uma amostra de adultos; e c) mecânica, usando um robô que executa um movimento mecânico respondendo a um estímulo luminoso. Participaram do estudo 216 adultos jovens, estudantes universitários com idades entre 17 e 45 anos (x = 24,0 + 6,0) e um robô. Utilizou-se estatística descritiva e inferencial para o desempenho no TRT obtido pelos adultos jovens e pelo robô nos dois softwares
RESULTADOS: O coeficiente de correlação intraclasse do TRT dos adultos jovens apresentou forte correlação entre TRTSimples e o VTS (R=0,72). Para o TRTFadiga, a correlação foi intermediária (R=0,56) para identificação do estímulo inicial e baixa (R=0,35) para o final, quando comparado ao VTS. Os tempos obtidos para o robô apresentaram desvio padrão semelhantes, variando 0,5ms (em média) entre o maior e o menor. O erro padrão da média variou de 0,23 a 0,28 indicando boa precisão para todas as medidas. As distribuições foram homogêneas variando de 8,2 a 9,7%
CONCLUSÃO: Os resultados obtidos confirmaram a validade do Software TRT_S2012, sendo um teste cognitivo fidedigno, podendo ser aplicado em adultos jovens, para medição do TRT simples com estímulo visual e para avaliação da influência da fadiga mental a partir do TRT, porém os atrasos causados pelo recurso computacional utilizado devem ser considerados e medidos com um recurso como o robô. Conclui-se que o software TRT_S2012 é valido para avaliar o TRT e a fadiga cognitiva em adultos saudáveis

Palavras-chave: tempo de reação, fadiga mental, software.


 

 

INTRODUÇÃO

O diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, lesões e outros problemas físicos e mentais em seres humanos são convencionalmente considerados como cuidados com a saúde e o termo pode ser estendido muito além deste conceito1 e o uso de medidas simples de cuidados com a saúde e reabilitação tem grande valor e interesse para os pesquisadores.

O tempo de reação simples é uma medida da rapidez com que uma pessoa executa uma resposta uniforme a um estímulo específico, sendo de relevância clínica em relação à função e à saúde2.

O registro do tempo de reação (TR) proporciona uma investigação mais refinada do funcionamento neuropsicológico do que a simples mensuração do número de respostas corretas e erradas, mostrando-se uma variável altamente sensível3.

O TR é provavelmente, a medida comportamental mais usada em unidades de tempo (geralmente em milissegundos), e tem desempenhado um papel importante na pesquisa em psicologia e áreas afins4. As principais áreas de aplicação para os estudos com TR são psicologia clínica e da saúde, psicologia pessoal, psicologia do esporte e psicologia educacional5.

Considerando a importância do uso de testes com tarefas de TR, Crocetta et al.6 apresentaram o Software TRT_S2012, propondo seu uso em qualquer configuração de computador, com o teclado para registro da resposta ao estímulo. Um dos testes proposto pelo Software TRT_S2012 mede o tempo de reação total (TRT) simples visual e sua consistência interna foi medida através do alfa de Cronbach obtendo .84. Outro teste proposto pelo software avalia a fadiga mental a partir do TRT que apresentou consistência interna com alfa de Cronbach de .62 para a identificação do estímulo inicial e .87 para a identificação do final do estímulo.

Trabalhar em tarefas que exigem grande esforço cognitivo por um tempo considerável, muitas vezes leva à fadiga mental que pode afetar o desempenho na execução da tarefa. É importante prevenir ou tratar os erros relacionados com a fadiga mental e compreender a sua natureza e os seus efeitos específicos sobre o comportamento7. A validação do teste de avaliação da fadiga mental, proposto pelo Software TRT_S2012, pode beneficiar diversas áreas de pesquisa.

Construindo um robô similar ao proposto por Neath et al.8, Crocetta et al.9 validaram as medidas obtidas pelo robô denominado Emboici Robot com 46,95ms (DP=6,04) em 1200 medidas de TRT. A proposta deste robô foi de reagir pressionando um botão quando um estímulo luminoso fosse identificado por um fotodiodo. O Emboici Robot pode ser utilizado para avaliar a precisão da medida de tempo em um teste de TRT.

Neste estudo assume-se que o tempo de reação total (TRT) envolve a identificação do estímulo, a interpretação e preparação da resposta e a efetiva ação motora10, 11. O processo de validação não se exaure, ao contrário, pressupõe continuidade e deve ser repetido inúmeras vezes para o mesmo instrumento12, e como acontece com qualquer nova ferramenta, é importante comparar diretamente os resultados com testes neuropsicológicos existentes e já utilizados auxiliando na compreensão das propriedades dos novos testes e a sua comparabilidade com testes convencionais13.

Assim, o objetivo deste estudo foi validar o Software TRT_S2012 para avaliação do tempo de reação total (TRT) com estímulo simples visual e da fadiga mental a partir do TRT.

 

MÉTODO

A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (parecer 63411/2012 e 102178).

Participantes

Participaram voluntariamente do estudo 216 adultos jovens, estudantes universitários de graduação e pós-graduação, com idade entre 17 e 45 anos, média de 24,0 (DP=6,0), sendo 99 homens (45,8%) com média de idade de 25,5 anos (DP=7,0) e 117 mulheres (54,2%) com média de idade de 22,7 anos (DP=4,7) anos. Estes voluntários foram recrutados por e-mail enviado aos alunos de um campus universitário em Florianópolis - SC, Brasil. Todos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Participou também do estudo um robô denominado Emboici Robot (Figura 1), por meio do seu desempenho no TRT dos softwares TRT_S2012 e Vienna Test System (VTS).

Instrumentos

Cada participante completou os seguintes testes: 1) Tempo de Reação Total (TRT) simples com estímulo visual (TRTSimples), 2) avaliação da influência da fadiga mental a partir do TRT (TRTFadiga) - estes dois testes propostos pelo Software TRT_S2012, e 3) o Teste de Reação Simples com estímulo amarelo do Vienna Test System (VTS).

Software TRT_S2012.O software foi cons-truído e validado por Crocetta et al.6 numa amostra de 76 adultos saudáveis. O Software (Figura 1a) propõe os testes: TRTSimples e TRTFadiga.

O teste de TRTSimples consiste no aparecimento de um quadrado amarelo (parametrizável) no centro do monitor em intervalos de tempo previamente definidos (variando de 1,5 a 6,5 ms - estes intervalos foram idênticos nos dois softwares) e, quando do estímulo, o participante deveria reagir o mais rapidamente possível, pressionando a barra de espaço do teclado do computador.

O teste TRTFadiga consistiu do acompanhamento, na tela do computador, do deslocamento de uma barra na cor amarela da esquerda para direita, onde o participante deveria reagir o mais rapidamente possível pressionando a barra de espaço do teclado quando do aparecimento da cor (parametrizável) e manter a tecla pressionada acompanhando o deslocamento da barra de estímulo amarelo até que ela desaparecesse, quando então a barra de espaço deveria ser liberada. Foram identificados dois TRTs: o TRTiFadiga para o pressionamento da barra de espaço e o TRTfFadiga quando da liberação.

O software foi parametrizado com cinco execuções para familiarização, 28 execuções para o TRTSimples (mesmo número de execuções proposto pelo VTS) e 14 execuções para o TRTFadiga.

Vienna Test System (VTS). O VTS é composto por uma bateria de testes psicométricos (Figura 1b) sendo que o teste de TRT simples visual (S9 Reação Simples Amarelo) apresentou confiabilidade com alfa de Cronbach = 0,96114 e registra o tempo de reação em milissegundos (ms). O participante deveria reagir "o mais rápido e precisamente possível" ao estímulo visual (aparecimento de um círculo amarelo no centro do monitor) pressionando um botão preto no painel de resposta que acompanha o VTS5. O VTS é composto de cinco execuções de familiarização e 28 execuções para compor a bateria de execução do TRT (estes números não podem ser alterados).

Equipamentos

Robô Emboici Robot. Construído e validado por Crocetta et al.9, este robô é composto por um fotodiodo que detecta a alteração da luminosidade no monitor (cor do estímulo gerado pelos softwares) acionando um servo motor que pressiona um botão (a barra de espaço do teclado do computador ou o botão do painel de resposta). Este conjunto é gerenciado por uma placa Arduino (Figura 1 - D). Estes autores reportaram que o TRT obtido pelo Emboici Robot (tempo decorrido entre a identificação do estímulo e o pressionamento de um botão) foi de 46,95ms (DP=6,04) após análise de 1200 medidas. Este tempo de execução do Emboici Robot foi o valor de referência para comparação com o tempo registrado no Software TRT_S2012 e no VTS.

O Software TRT_S2012 foi parametrizado para gerar 99 execuções para o teste de TRTSimples, que consiste no preenchimento de um quadrado no centro do monitor com a cor vermelha no "dia1", e com a cor amarela nos "dia2" e "dia3". Estas execuções foram repetidas 13 vezes no "dia1", 11 vezes no "dia2" e 12 vezes no "dia3", gerando 1287, 1089, 1188 medidas para cada dia, respectivamente. O VTS não permite alteração no número de 28 execuções em cada teste, assim, o teste foi repetido 27 vezes, gerando 756 medidas. As medidas foram gravadas pelos softwares TRT_S2012 e VTS e exportadas para o software estatístico IBM® SPSS® 20.0 para as análises descritas a seguir.

Computador. Todos os testes foram realizados num notebook Dell com processador Intel® Core2 Duo T5800 de 2.00 GHz (clock externo de 200 MHz), com 2 Gb de RAM, sistema operacional Windows 7 Enterprise Professional de 32 Bits, Service Pack 1. O equipamento foi formatado e instalado o Windows a partir do CD em sua forma mais básica, sem qualquer configuração adicional ou atualização, para reduzir a influência de outros softwares sendo executados no sistema operacional.

A máquina virtual Java (JVM) necessária para a execução do Software TRT_S2012 foi a versão 7 e atualização 21 (build 1.7.0_21-b11).

Os estímulos foram gerados no monitor LCD de 19 polegadas, com resolução de 1440 x 900 pixels, com taxa de atualização de 60 Hz (adaptador gráfico Mobile Intel® 965 Express Chipset Family 384 Mb). Processador gráfico Intel GL960/GM965 chipset - Graphics controller 0 (velocidade da GPU 500 MHz). A taxa de preenchimento de pixel 4000 Mpixel/s descreve quantos pixels a placa pode processar em um segundo, o que determina quão rápido a imagem pode ser composta15. O monitor foi conectado à saída VGA do notebook e a projeção foi ativada apenas neste monitor.

A resposta ao estímulo foi registrada pelo teclado USB Logitech K120 (atraso de repetição 1, frequência de repetição 31) quando o teste foi aplicado no Software TRT_S2012 e o painel de resposta quando aplicado no VTS.

Procedimentos

Na coleta do TRT com adultos jovens. Todos os testes foram realizados em uma sala reservada com a presença apenas do participante e um pesquisador e aplicados em uma única sessão. A sequência de execução dos testes foi intercalada entre os participantes, sendo anotada a sequência para cada participante com as siglas T para TRTSimples, F para TRTFadiga e V para o VTS, existindo, portanto, as sequências TFV, FTV, VTF e VFT.

N a coleta do TRT com o robô Emboici Robot. Todos os testes foram realizados em uma sala reservada e todas as execuções do Emboici Robot foram gravadas em vídeo. No "dia1" foi primeiro coletado o TRT no Software TRT_S2012 e em seguida no VTS. Nos "dia2" e "dia3" o TRT foi coletado apenas no TRT_S2012. O fotodiodo foi preso no monitor do computador com fita adesiva na posição onde ocorria a alteração do estímulo (círculo amarelo para o VTS e quadrado vermelho/amarelo para o Software TRT_S2012) (Figura 1a-C e 1b-C).

O braço do Emboici Robot foi posicionado no meio da barra de espaço do teclado para as coletas no Software TRT_S2012 e no meio da tecla preta do painel de resposta no VTS, para o perfeito pressionamento (Figura 1a-F e 1b-G). Após a calibração da cor e posição do pressionamento, o Emboici Robot fazia um retorno de três graus e ficava aguardando a alteração do estímulo. Quando a cor parametrizada era mostrada no monitor, o braço fazia um movimento de três graus, causando o pressionamento. O tempo entre o envio do estímulo e o pressionamento da barra de espaço/botão foi armazenado pelos respectivos softwares e formaram as medidas de TRT. Foram realizadas medidas com o TRT_S2012 em três dias diferentes, com 1287, 1089 e 1188, totalizando 3564 execuções e 756 execuções para o VTS em apenas um dia.

Tratamento dos dados

TRTs dos adultos jovens. Para avaliar a validade concorrente foram comparados os escores do mesmo participante nos testes do Software TRT_S2012 e VTS.

As medidas de TRT (milissegundos) e de precisão (percentual de respostas corretas) foram geradas para cada um dos testes.

Valores de desempenho no TRT acima de 1.000ms foram considerados extremos e abaixo de 100ms foram considerados antecipações. Ambos foram excluídos das análises e representaram 0,2% do total de 18.144 medidas de TRT; considerando que um método de filtragem e eliminação de valores discrepantes é muito conservador se rejeitar menos de 5% dos casos4, 16. Os TRTs foram examinados para identificar a normalidade. Os desempenhos no TRT para todos os testes foram distribuídos normalmente e os coeficientes de correlação intra-classe (ICC) foram calculados utilizando o programa IBM®SPSS® versão 20.0.

As medidas de TRT e precisão foram calculadas para cada teste individualmente. Estes valores foram então transformados em uma métrica comum calculando um índice z para cada indivíduo, em todos os testes com a equação:

As medidas de precisão de todos os testes foram apresentadas em porcentagens e não apresentaram distribuição normal. Para tornar estes dados normais, foi realizada a transformação arcsine-square.

O ICC foi calculado entre a medida do TRTSimples e o VTS e entre cada medida do TRTFadiga e o VTS. Os valores do ICC foram interpretados como quando próximos a 1 indicando maior acordo entre as medidas do Software TRT_S2012 e o VTS.

Foram calculadas as estatísticas descritivas (médias e desvios-padrão, valores mínimos e máximos e os intervalos de confiança de 95%) para os TRTs e precisão. Para os TRTs foram também calculados o alfa de Cronbach.

TRTs com o robô Emboici Robot. A validade mecânica e funcional foi avaliada através das análises descritivas dos TRTs obtidos pelo robô nos dois softwares. Foram utilizadas 756 medidas de TRT com o VTS e 3.564 com o TRT_S2012, totalizando 4.320 medidas de TRT. Foram invalidadas três medidas de TRT no VTS (não foram registradas pelo software), representando 0,4% das 756 medidas obtidas.

 

RESULTADOS

As estatísticas descritivas do desempenho no TRT dos adultos jovens nos testes propostos pelos softwares TRT_S2012 e Vienna Test System (VTS) estão descritas na Tabela 1.

As médias do TRT foram mais rápidas nos testes com estímulo simples visual (TRTSimples e TRTVienna) e mais lentas no teste de avaliação da influência da fadiga mental a partir do TRT (TRTiFadiga e TRTfFadiga). Os adultos jovens apresentaram um desempenho melhor no teste proposto pelo VTS. O alfa de Cronbach para os TRTs acima de 0,74 indicam a confiabilidade das medidas obtidas.

O desempenho no TRTSimples mostrou alta correlação positiva com o TRTVienna (R = 0,72). O desempenho no TRTiFadiga mostrou correlação intermediária (R=0,56) e o desempenho no TRTfFadiga baixa correlação com o TRTVienna (R = 0,35). A precisão no desempenho do Software TRT_S2012 não apresentou correlação com o VTS (Tabela 2).

O desempenho com o robô Emboici Robot no teste de TRT simples visual nos softwares TRT_S2012 e VTS com as estatísticas descritivas são apresentadas na Tabela 3.

Verificou-se grande diferença no desempenho com o Emboici Robot nos softwares TRT_S2012 e VTS quando comparados a seu desempenho (média de execução de 46,95ms e DP=6,04 em 1.200 medidas de TRT) reportada por Crocetta et al.9. Além disso, o TRT registrado pelo Software TRT_S2012 foi superior ao registrado pelo VTS apenas quando a cor do estímulo foi amarelo. Os desvios padrão em todas as medidas foram muito próximos variando 0,5 entre o maior e o menor. O erro padrão da média variou de 0,23 a 0,28 indicando boa precisão para todas as medidas. As distribuições foram homogêneas variando de 8,2 a 9,7%.

Para verificar se houve diferenças entre os TRTs medidos pelos dois softwares, aplicou-se o teste de Mann-Whitney onde foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os softwares VTS e TRT_S2012 com p=0,000 para o estímulo vermelho (Z=-7,54) ou amarelo (Z=-23,42 e Z=-24,33 para os Dia2 e Dia3, respectivamente). O mesmo ocorreu ao se aplicar o teste de Kolmogorov-Smirnov para o Software TRT_S2012 e o VTS (Tabela 4). Estes mesmos testes foram aplicados para verificar se estas diferenças também são observadas nas medidas do TRT considerando apenas o Software TRT_S2012 nos três dias diferentes, onde observou-se que a distribuição do TRTs é a mesma somente quando o teste é aplicado com a mesma cor de estímulo amarelo (Dia 2 e Dia 3).

Considerando que a média, mediana e moda foram aproximadamente iguais e que a assimetria apresentou um valor entre -1 e 1 pode-se assumir que a distribuição foi muito próxima da normal17 e considerando também a robustez dos testes estatísticos que permitiu ignorar a não normalidade dos TRTs, foram aplicados os testes paramétricos apresentados na Tabela 5.

Comparando os resultados das avaliações apresentados na Tabela 5, rejeita-se a hipótese nula de igualdade entre as medidas dos dois softwares, ou seja, o desempenho do robô no Software TRT_S2012 apresentou tempos significativamente diferentes quando comparado com o VTS, sendo menor quando a cor do estímulo foi vermelha e maior quando a cor do estímulo foi amarela (mesma cor entre os softwares). A média do TRT na avaliação com estímulo vermelho no TRT_S2012 foi de 83,7ms sendo que no VTS a média foi de 86,5ms.

Também se rejeita a hipótese nula de igualdade entre as medidas do desempenho do robô no mesmo Software TRT_S2012 quando a cor do estímulo foi diferente (amarela e vermelha), mas se aceita a hipótese nula de igualdade quando as cores foram iguais (amarela). A média do TRT na cor vermelha foi 83,7ms sendo que na cor amarela foi 97,0ms e 97,3ms para os Dia2 e Dia3, respectivamente.

 

DISCUSSÃO

Este estudo objetivou validar o Software TRT_S2012 para medir o tempo de reação total simples visual buscando a validade concorrente entre os testes do TRT_S2012 e do software Vienna Test System (VTS), a validade de conteúdo pelos TRTs de adultos jovens, e a validade mecânica e funcional pelos TRTs do robô Emboici Robot na comparação com o VTS e com ele próprio.

Pouco se sabe sobre a confiabilidade de testes computadorizados para avaliação da fadiga mental a partir do TRT, pois não foi encontrado nenhum software com uma proposta semelhante. Os resultados do presente estudo parecem indicar que o teste proposto pelo Software TRT_S2012 é confiável quando administrado em adultos jovens.

Isso torna o Software TRT_S2012 indicado para testes de avaliação da fadiga mental, especialmente em atividades onde existe o risco de danos causados por ela. Os resultados também sugerem que em adultos jovens, as medidas de desempenho no tempo de reação total (TRT) são mais confiáveis do que as medidas de precisão da resposta. Isso pode ter ocorrido porque a precisão do desempenho dos participantes estava perto do ideal, tanto nos testes propostos pelo Software TRT_S2012 quanto no Vienna Test System.

Diversos autores têm desenvolvido softwares com testes de tempo de reação (TR) simples ou de escolha apresentando a validação dos mesmos18, 19. A importância dos testes com TR estimulam alguns autores a propor instrumentos com custo mais acessível para aplicação clínica, validando com outro software20 ou com um testador de TR eletrônico21.

Nos adultos jovens os desempenhos no TRT simples com estímulo visual foram altamente correlacionados, enquanto que, com o teste de avaliação da fadiga mental a correlação foi intermediária para o estímulo inicial e muito pouco com o estímulo final. Uma explicação para este fato é que o teste de TRT simples com estímulo visual de ambos os softwares avaliam os mesmos processos cognitivos, enquanto que a similaridade na execução do teste de avaliação da fadiga mental a partir do TRT ocorre exatamente com a identificação do estímulo inicial, quando deve ser pressionada a tecla de espaço. Já para a identificação do estímulo final, a tecla deve ser liberada. Estes resultados também podem sugerir que as medidas obtidas no teste de avaliação da fadiga mental são mais sensíveis aos efeitos da fadiga mental do que os testes convencionais. Outros estudos comparativos sobre a utilidade clínica do teste de avaliação da fadiga podem ajudar a esclarecer estas diferenças.

Outra análise que pode ser realizada sobre a diferença nos tempos de reação entre os testes de TRTSimples e TRTFadiga dizem respeito as diferenças da escala de apresentação do estímulo entre os dois métodos de medição. O aparecimento da alteração da cor para TRTFadiga é realizada numa escala gradual. Isso resulta em um pequeno ângulo visual. Especialmente na identificação do final do estímulo. Este teste faz com que a correta identificação dos estímulos seja muito mais difícil do que no teste de TRTSimples.

Embora as estimativas de confiabilidade do coeficiente de correlação intraclasse ICC > 0,90 fosse o ideal, este parece ser um ponto de referência irrealista para um teste de avaliação de algo tão complexo como a velocidade de processamento do cérebro durante períodos de tempo prolongados20 como o proposto no teste de avaliação da fadiga mental a partir do TRT.

A confiabilidade foi considerada apropriada, pois o menor alfa de Cronbach ficou acima de 0,74. Maroco e Garcia-Marques22 afirmam que quanto mais elevadas forem as covariâncias (ou correlações entre os itens, representada pelo alfa de Cronbach), maior é a homogeneidade dos itens e maior é a consistência com que medem a mesma dimensão ou constructo teórico. Assim, como estes coeficientes se aproximaram de 1 (0,93, 0,83 e 0,74, respectivamente para TRTSimples, TRTiFadiga e TRTfFadiga), significando que mais consistente e, consequentemente, mais fiável é o instrumento. O alfa de Cronbach encontrado para o VTS de 0,94 confirma o coeficiente reportado por Schuhfried e Prieler14.

Os dados médios apresentados na Tabela 1 indicam que os adultos jovens respondem rapidamente e geram poucos erros nos testes de função psicomotora. Em contrapartida, eles respondem mais lentamente e geram mais erros no teste de avaliação da fadiga mental. Este efeito é sempre mais exacerbado em um teste de aprendizagem mais complexo13. Assim, o aparecimento da fadiga mental pode ser estudado através da análise da alteração gradual da eficiência do processamento de informação, como resultado das atividades mentais sustentadas23.

No estudo de Schellekens et al.24, para investigar a hipótese de que longas demandas de trabalho mental são refletidas negativamente na atenção da execução de tarefas, somente o número de erros foi significativamente maior ao final da tarefa mais difícil. No presente estudo, a menor precisão foi apontada para a identificação do final do teste de avaliação da fadiga mental.

O mesmo efeito foi observado por Lorist et al.25, ao examinarem os efeitos da fadiga mental em processos de controle cognitivos específicos envolvidos no planejamento e na preparação de futuras atividades, onde com o aumento da fadiga mental, os processos de preparação pareciam menos adequados e o número de erros aumentou.

Os dois softwares com seus testes de TRT simples com estímulo visual foram testados com o robô Emboici Robot, que detecta a alteração da cor do estímulo no monitor e reage pressionando o teclado no Software TRT_S2012 ou o botão do painel de resposta para o Vienna Test System. O desempenho do Emboici Robot foi testado anteriormente em 1.200 execuções apresentando uma média de 46,95ms (DP=6,04)9, porém, o desempenho foi superior nos dois softwares aqui testados.

Na Tabela 5 observa-se diferenças significativas do TRT no mesmo "dia1" com modificação apenas da cor do estímulo de amarelo para vermelho. Houve homogeneidade dos TRTs em torno da média, tanto no TRT na cor amarela quanto na cor vermelha. A diferença significativa ocorre precisamente pelo fato de que pequenas diferenças na medida são importantes quando os dados variam apenas pela alteração da montagem da cor no monitor, mas isso só pôde ser identificado porque os TRTs foram resultantes do comportamento do robô.

Ohyanagi and Sengoku26 apresentaram uma solução para medir a precisão no tempo de reação, o SMART, podendo ser usado em qualquer computador que possua uma entrada USB. Os autores concluem que o SMART é uma solução simples e prática para medir o TRT, especialmente em aplicações clínicas, devido a sua estabilidade, precisão, tamanho, custo e facilidade de utilização.

Uma solução muito próxima do Emboici Robot foi proposta por Neath et al.8, onde um fotodetector identifica a alteração da tela em termos de luminosidade, e quando isso ocorre, um relé foi ativado que, por sua vez, ativou um solenoide, que posicionado sobre o teclado, pressionou uma tecla. Os autores concluem que os TRTs coletados podem detectar uma diferença tão pequena quanto 5-10ms, e isso determina quais tipos de pesquisa devem ou não usar determinados sistemas.

Mais importante a ser considerado é a diferença de mais de 13ms (em média) encontrada quando utilizado o mesmo Software TRT_S2012 alterando apenas a cor do estímulo (vermelho para amarelo). Apesar das vantagens da iluminação contínua e de baixa emissão eletromagnética de um monitor LCD (liquid crystal display), estes monitores apresentam problemas com o tempo e a fidedignidade da apresentação das cores com milissegundos de diferença (às vezes até 10ms)27. Considerando que a taxa de atualização determina a velocidade na qual uma imagem é exibida em um monitor LCD e normalmente se inicia em 60Hz nos modernos monitores, isso significa que ele poderá levar até 16,6ms para determinada cor aparecer em um monitor LCD aliado ao fato de que o tempo de atualização de um pixel para um novo pixel é de normalmente 5ms28. Isto nos faz olhar com preocupação para a diferença apresentada na alteração da cor do estímulo, sugerindo que novos testes possam ser conduzidos no sentido de verificar as diferenças na parametrização de outras cores, além de outros tipos de monitores, teclados e sistemas operacionais.

Existe uma diferença entre os tempos de reação medidos com o computador, conforme verificado com o uso do robô em dois softwares diferentes e esta diferença deve ser considerada ao se projetar paradigmas de estudo aproveitando a tecnologia dos computadores atuais.

Reforça-se a necessidade de avaliar cuidadosamente os recursos computacionais utilizados (sistema operacional, software de programação, computador, teclado e monitor), principalmente quando necessária a comparação com diversas populações ou com diferentes estímulos como a cor, por exemplo, tendo-se o cuidado de avaliar o impacto de cada recurso e a utilização de um equipamento de medição fidedigno como o robô Emboici Robot pode contribuir para identificar as possíveis diferenças nos recursos empregados.

O Emboici Robot pode variar, permitindo a utilização de diferentes componentes para seu uso em diferentes pesquisas e para atender diferentes necessidades. É possível substituir o fotosensor, a placa Arduino, o servo motor e a própria haste de pressionamento. Um servo motor com maior potência pode dar mais velocidade ao movimento do braço e mais força no momento do pressionamento, porém estas alterações exigem novas medidas de validação.

Quanto aos testes propostos pelo Software TRT_S2012 pode-se afirmar que o esforço mental prolongado pode afetar negativamente o bem-estar e a saúde por ativar os sistemas fisiológicos ligados às reações de estresse. Portanto, a identificação clara da fadiga mental a partir do tempo de reação total (TRT) pode ser um instrumento útil para diversas pesquisas. Por isso, o Software TRT_S2012 é ideal para uso em investigações sobre a fadiga mental, além dos testes de TRT simples comumente empregados para monitorar a recuperação ou para determinar a gravidade do déficit cognitivo ou da fadiga mental.

Nossos resultados confirmam a viabilidade do uso de medição de tempo de reação com uso do computador e teclado para avaliação neurocognitiva. As medições são fidedignas e válidas e a tecnologia dos computadores atuais não aumenta significativamente o erro de medição.

Cabe registrar que a comparação dos desempenhos obtidos em diferentes configurações de software e hardware deve ser acompanhada da verificação dos atrasos causados por este conjunto, e que isto só é possível pela utilização de um equipamento desenvolvido especificamente para este fim como o robô Emboici Robot.

 

CONCLUSÃO

Considerados em conjunto, os resultados do presente estudo indicam que o Software TRT_S2012 é um teste fidedigno e válido quando administrado em adultos jovens. Além disso, os desempenhos obtidos no Software TRT_S2012 se correlacionam altamente com o teste proposto pelo Vienna Test System (VTS), permitindo afirmar que é possível o uso do teclado do computador com a mesma fidedignidade de um acessório externo como o painel de resposta do VTS.

 

Agradecimentos

Programa UNIEDU Pós-graduação, Programa de bolsas universitárias de Santa Catarina.

 

REFERÊNCIAS

1. Atrash K, Carpentier R. The evolving role of public health in the delivery of health care. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano. 2012;22:396-399.         [ Links ]

2. Eckner JT, Richardson JK, Kim H, Lipps DB, Ashton-Miller JA. A Novel Clinical Test of Recognition Reaction Time in Healthy Adults. Psychological Assessment. Mar 2012; 24(1): 249-254.         [ Links ]

3. Charchat H, Nitrini R, Caramelli P, Sameshima K. Investigação de Marcadores Clínicos dos Estágios Iniciais da Doença de Alzheimer com Testes Neuropsicológicos Computadorizados. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2001;14: 305-316.         [ Links ]

4. Baayen RH. Analyzing Reaction Times. International Journal of Psychological Research. 2010;3(2):12-28.         [ Links ]

5. Vogt T, Schneider S, Abeln V, Anneken V, Struder HK. Exercise, mood and cognitive performance in intellectual disability-A neurophysiological approach. Behavioural Brain Research. Jan 2012;226(2):473-480.         [ Links ]

6. Crocetta TB, Viana RL, Silva DE, Andrade A. Validação preliminar do Software TRT_S2012 para medição do Tempo de Reação Total: Estudo piloto [Preliminar validation of TRT_S2012 Software for measuring Total Reaction Time: A Pilot Study]; 2013 (Submitted):11.         [ Links ]

7. Van der Linden D, Frese M, Meijman TF. Mental fatigue and the control of cognitive processes: effects on perseveration and planning. Acta Psychologica. 2003;113(1):45-65.         [ Links ]

8. Neath I, Earle A, Hallett D, Surprenant AM. Response time accuracy in Apple Macintosh computers. Behavior Research Methods. Jun 2011;43(2):353-362.         [ Links ]

9. Crocetta TB, Kroich T, Thiesen AC, Borges L, Borges Junior NG, Abreu LCd, et al. A Robot for Verifying the Precision of Total Reaction Time Measurement; Motriz. 2014 (ahead of print):16.         [ Links ]

10. Zwierko T, Osinski W, Lubinski W, Czepita D, Florkiewicz B. Speed of Visual Sensorimotor Processes and Conductivity of Visual Pathway in Volleyball Players. Journal of Human Kinetics. Mar 2010;23:21-27.         [ Links ]

11. Ishihara M, Imanaka K, Mori S. Lateralized effects of target location on reaction times when preparing for manual aiming at a visual target. Human Movement Science. 2002;21(5-6): 563-582.         [ Links ]

12. Raymundo VP. Construção e validação de instrumentos: um desafio para a psicolinguística. Letras de Hoje. 2009;44(3):86-93.         [ Links ]

13. Collie A, Maruff P, Makdissi M, McCrory P, McStephen M, Darby D. CogSport: Reliability cognitive tests used in and correlation with conventional postconcussion medical evaluations. Clinical Journal of Sport Medicine. Jan 2003;13(1):28-32.         [ Links ]

14. Schuhfried G, Prieler J. Manual Vienna Test System - Teste de Reacções Simples e de Escolha [Vienna Test System Manual - Reaction Time]. In: 29.00 V, ed. Mödling: Dr. G. Schuhfried Ges.m.b.H.; 2005:44.         [ Links ]

15. Amoroso D. Como funcionam e como escolher uma placa de vídeo para você. http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=1632. Accessed 27 jun.2013, 2013.         [ Links ]

16. Lachaud CM, Renaud O. A tutorial for analyzing human reaction times: How to filter data, manage missing values, and choose a statistical model. Applied Psycholinguistics. Apr 2011;32(2):389-416.         [ Links ]

17. Leech NL, Barrett KC, Morgan GA. SPSS for Intermediate Statistics: Use and Interpretation. 2. ed. ed. Mahwah, New Jersey, London: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers; 2005.         [ Links ]

18. Deary IJ, Liewald D, Nissan J. A free, easy-to-use, computer-based simple and four-choice reaction time programme: The Deary-Liewald reaction time task. Behavior Research Methods. Mar 2011;43(1):258-268.         [ Links ]

19. Spruyt A, Clarysse J, Vansteenwegen D, Baeyens F, Hermans D. Affect 4.0 A Free Software Package for Implementing Psychological and Psychophysiological Experiments. Experimental Psychology. 2010;57(1):36-45.         [ Links ]

20. Eckner JT, Kutcher JS, Richardson JK. Between-Seasons Test-Retest Reliability of Clinically Measured Reaction Time in National Collegiate Athletic Association Division I Athletes. Journal of Athletic Training. Jul-Aug 2011;46(4): 409-414.         [ Links ]

21. Mercer VS, Hankins CC, Spinks AJ, Tedder DD. Reliability and Validity of a Clinical Test of Reaction Time in Older Adults. Journal of Geriatric Physical Therapy. 2009;32(3): 103-110.         [ Links ]

22. Maroco J, Garcia-Marques T. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia. 2006;4(1):65-90.         [ Links ]

23. Meijman TF. Mental fatigue and the efficiency of information processing in relation to work times. International Journal of Industrial Ergonomics. Jul 1997;20(1):31-38.         [ Links ]

24. Schellekens JMH, Sijtsma GJ, Vegter E, Meijman TF. Immediate and delayed after-effects of long lasting mentally demanding work. Biological Psychology. May 2000;53(1):37-56.         [ Links ]

25. Lorist MM, Klein M, Nieuwenhuis S, De Jong R, Mulder G, Meijman TF. Mental fatigue and task control: Planning and preparation. Psycho-physiology. Sep 2000;37(5):614-625.         [ Links ]

26. Ohyanagi T, Sengoku Y. A solution for measuring accurate reaction time to visual stimuli realized with a programmable microcontroller. Behavior Research Methods. Feb 2010;42(1).         [ Links ]

27. Wang P, Nikolic D. An LCD monitor with sufficiently precise timing for research in vision. Frontiers in Human Neuroscience. Aug 2011;5.         [ Links ]

28. Boyaci O, Forte A, Baset SA, Schulzrinne H, Ieee. vDelay: A Tool to Measure Capture-to-Display Latency and Frame Rate. 2009 11th Ieee International Symposium on Multimedia (Ism 2009). 2009:194-200.         [ Links ]

Manuscript submitted Jun 05 2014.
Accepted for publication Oct 28 2014.

 

 

Corresponding author: tania.crocetta@udesc.br