SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Acidentes com animais peçonhentos no Brasil por sexo e idadePrevalência de depressão maior em pacientes com câncer de mama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. vol.25 no.1 São Paulo  2015

http://dx.doi.org/10.7322/JHGD.96769 

ORIGINAL RESEARCH

 

Análise estabilométrica após exercícios proprioceptivos: estudo clínico controlado randomizado

 

 

Jessika Mehret FiusaI; Andersom Ricardo FrézII; Wagner Menna PereiraI, II

IFaculdade Guairacá. Guarapuava, PR. Brasil
IIUniversidade Estadual do Centro-Oeste. Departamento de Fisioterapia. Guarapuava, PR. Brasil

 

 


RESUMO

OBJETIVO: identificar as alterações estabilométricas antes e após um programa de treinamento proprioceptivo
MÉTODO: um estudo clinico controlado randomizado foi realizado com 18 indivíduos, com idade média de 20,6 ± 2,1 anos de idade, de ambos os sexos, com índice de massa corporal médio de 23,3 ± 5,4 Kg/m2, que foram avaliados na plataforma estabilométrica antes e após um programa de treinamento proprioceptivo, utilizando os aparelhos balancim e disco proprioceptivo,e divididos em grupo propriocepção (n = 10) e grupo controle (n = 8). O treinamento proprioceptivo foi composto de 10 intervenções com apoio unipodal, em semiflexão de joelho, durante 30 segundos,duas vezes por semana, durante cinco semanas, utilizando os aparelhos balancim e disco proprioceptivo
RESULTADOS: foram realizados testes de D'Agostino, para testar a normalidade, ao qual observou-se que a amostra estudada obteve comportamento normal para ambos os grupo: propriocepção e controle, de tal forma que utilizou-se o teste T-Studentpara observação da significância do valor de p (<0,05). Ao término das intervenções os indivíduos foram reavaliados na plataforma estabilométrica na qual observou-se que no grupo propriocepção houve uma redução significativa da oscilação corporalem relação ao grupo controle (p = 0,002
CONCLUSÃO: a curto prazo o treinamento proprioceptivo unipodal demonstrou-se eficaz para a melhora do equilíbrio com a redução das oscilações corporais

Palavras-chave: equilíbrio postural. terapia por exercícios. avaliação de resultados de intervenções terapêuticas.


 

 

INTRODUÇÃO

O equilíbrio corporal é fundamental para o relacionamento espacial do homem com o ambiente. Este relacionamento torna-se possível por meio da integração de três principais sistemas: das sensibilidades proprioceptivas, do aparelho vestibular e do sentido da visão. Juntos, estes sistemas interagem para a estabilização e representação postural do corpopor meio das informações sensoriais das estruturas do sistema musculoesquelético1,2. Para manter o equilíbrio do corpo é preciso que o somatório das forças atuantes seja igual à zero. Porém, situações como essa são dificilmente obtidas, pois são influenciados por fatores fisiológicos como a respiração, batimentos cardíacos, retorno venoso, idade, condicionamento físico, estado clínico, entre outros3.

Assim, as informações neurais das articulações, músculos, tendões, cápsulas e ligamentos são reconhecidos através de vias aferentes do sistema nervoso central (SNC) de modo consciente e/ou inconsciente, influenciando o tônus muscular, programas de execução motora, coordenação, reflexos musculares, estabilidade articular e o equilíbrio postural. Esse sistema é chamado de propriocepção, e pode se beneficiar com exercícios específicospois melhoram a eficácia da contração, força e o tempo de reação muscular, atuando de maneira eficaz na coordenação motora, equilíbrio e na prevenção de lesões4-6.

Entre os recursos utilizados para avaliar o equilíbrio postural está a estabilometria, a qual possibilita a discriminação de diferentes comportamentos em diferentes doenças, além de analisar a oscilação corporal em indivíduos saudáveis e correlacioná-la com possíveis alterações clínicas7. A avaliação se dá pela quantificação das oscilações posturais na posição ortostática em uma plataforma de força, considerando a monitorização dos deslocamentos do centro de pressão nas direções laterais e ântero-posterior, e pode ser bipodal ou unipodal. Entretanto, esta análise é uma tecnologia recente, e poucos estudos relatam seu uso2,8

Diante do elevado número de lesões oriundas do déficit proprioceptivo, e considerando a crescente incidência de lesões por atraso da resposta motora, desta-se a necessidade da observação de técnicas capazes de acelerar a resposta mecanoceptora auxiliando o controle proprioceptivo e atuando na prevenção de lesões. Contudo, o objetivo é propor um programa de exercícios de propriocepção estática considerando o comportamento oscilatório e deslocamento do centro de centro de massa corporal,pré e pós-treinamento.

 

MÉTODO

A presente pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Centro-Oeste, parecer nº 223.638/2013.Trata-se de um estudo clínico controlado e randomizado, cuja amostra foi selecionada por conveniência na Clínicas Integradas Guairacá, em Guarapuava, PR. Foram incluídos indivíduos de ambos os sexos na faixa etária de 18 a 25 anos. Foram excluídos as gestantes e os sujeitos com histórico de lesões osteomioarticulares e/ou neurológica, alteração vestibular e/ou cerebelar, e com condições adversas de equilíbrio.Assim, 18 indivíduosforam aleatoriamente alocados por randomização em 2 grupos (Tabela 1): grupo propriocepção, composto por 10 sujeitos; e grupo controle, com 8 indivíduos. Todos os voluntários assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido de acordo com as normas do Conselho Nacional de Saúde atendendo as solicitações da Resolução no 466/2012.

Inicialmente todos os sujeitos foram submetidos à avaliação estabilométricapara obtenção dos valores da oscilação corporal. Para a avaliação estabilométricautilizou-se uma plataforma FootWorkIstInformatic. Os voluntários foram orientados, a partir de uma posição inicial neutra com apoio bipodal, a permanecerem estáticos com os olhos fixados e boca semiabertadurante 30 segundos (Figura 1A).

 

 

Após a avaliação estabilométrica o grupo propriocepção foi submetido a um programa de 10 treinos proprioceptivos no balancim e disco proprioceptivo (Figuras 1B e 1C), duas vezes por semana, durante 5 semanas, totalizando 10 intervenções. Em cada intervenção os indivíduos realizaram o treino com cinco repetições de 1 minuto e intervalo de 30 segundos. O grupo controle realizou os mesmos procedimentos de avaliação do grupo propriocepção, porém sem as intervenções proprioceptivas. No dia seguinte após o término das intervenções os 2 grupos foram reavaliados na plataforma estabilométrica.

 

RESULTADOS

Para apresentação dos resultados utilizou-se a estatística descritiva, considerando as médias e desvios-padrão das oscilações do centro de massa do corpo pré e pós-intervenção, comparando-as com o grupo controle. Para a análise estatística, foi utilizado o software Bioestat 5.3. Para testar a normalidade dos dados utilizou-se o teste de D'Agostino, como ambos os grupos apresentaram-se com distribuição normal, utilizou-se o teste T-Student, para obtenção da significância, considerando p-valor p < 0,05.

Os resultados de valores antropométricos dos indivíduos segue na tabela 1.

 

 

DISCUSSÃO

O treinamento proprioceptivo, sendo uma ferramente útil na prática clínica, demonstra através da análise literária ser uma ferramenta útil na melhora das oscilações do centro de massa3. O equilíbrio corporal é difícil de observar, e ainda não existem estudos conclusivos que esclareçam qual a melhor e mais eficiente postura corporal, pois a postura é algo complexo e é influenciada por diversas vias de entrada3,9. Uma das maneiras de observarmos este equilíbrio é pela estabilometria, que pode ser considerada uma excelente metodologia para mensurar a oscilação do centro de massa e o déficit de equilíbrio tanto nas avaliações com apoio unipodal quanto bipodal10.

Como o equilíbrio na posição bipodal é mais estável do na unipodal, observou-se diferenças significativas entre elas. Ou seja, nas oscilações unipodais há maior dificuldade para manter o equilíbrio corporal, pois existe uma diminuição na área de suporte. Em condições como esta, o corpo gera um desequilíbrio pela redução da base de sustentação corporal8.Observou-se que o grupo submetido ao treino proprioceptivo reduziu as oscilações na avaliação estabilométrica em relação ao grupo controle, porém, o presente trabalho não objetivou comparar o apoio bipodal com o unipodal. Observou-se também, que mesmo os indivíduos realizando o treino de forma unipodal, gerou-se uma estabilidade corporal no equilíbrio bipodal, provavelmente porque mesmo sendo o treino somente unipodal, o SNC atua de forma geral para o equilíbrio corporal e correção postural, sendo uma rede interligada. Portanto, se um membro é treinado, o corpo recebe respostas motoras aferentes e eferentes, contribuindo assim, para o controle da postura ereta e para a manutenção do equilíbrio corporal.

Quando se trata de atletas, o treinamento proprioceptivo é de fundamental importância, pois promove a captação de informação de controle postural, prevenindo a reincidência de lesões tanto em atletas quando em indivíduos não atletas11. Além disso, os exercícios proprioceptivos podem ser utilizados de maneira eficaz para avaliação, tratamento e prevenção, demonstrando alta relevância na manutenção do equilíbrio postural e coordenação motora, propiciando efeitos tanto à curto, quanto à longo prazo, pois exige maior resposta sensorial de cinestesia e posição articular, possivelmente melhorando o desempenho desses atletas, e facilitando a sua prática esportiva4,5,12.

Além disso, a informação proprioceptiva protege a articulação contra lesões causadas pelo movimento que excedem a amplitude de movimento fisiológica, sendo portanto, efetiva na redução de lesões13,14. Apesar de resultados similares a curto prazoem indivíduos não atletas, no presente estudo não foram avaliados atletas, como também não foram considerados os efeitos do treinamento à longo prazo.Acredita-se que a diminuição da oscilação estabilométrica após o treinamento proprioceptivo seja justificada pela otimização das eferências devido aos estímulos eferentes gerados pelo disco propriceptivo e balancim.

Entre os recursos utilizados para o treino proprioceptivo está o disco proprioceptivo, uma ferramenta útil no treinamento para redução das oscilações corporais, pois estimula as várias estruturas responsáveis pelo controle postural3,9. No presente estudo o treino propriceptivo utilizando o disco proprioceptivo mostrou-se um recurso eficiente na melhora da oscilação corporal e um importante recurso no estímulo proprioceptivo, porém seu uso foi associado à outro equipamento, o balancim.

Em relação aos músculos utilizados durante a treino no disco proprioceptivo, a avaliação eletromiográfica demonstrou atividade dos músculos tibial anterior, tibial posterior, fibular longo e gastrocnêmios medial e lateral. Essa atividade é maior na manutenção do apoio unipodal em aparelhos que geram instabilidade do que a manutenção do apoio unipodal em superfícies estáveis. Tal fato se deve ao aumento das oscilações corporais que aumentam os movimentos articulares, ligamentares e musculares, estimulando os mecanorreceptores mais rapidamente do que a base estável15. Apesar do grupo que realizou o treinamento proprioceptivo reduzir as oscilações, a avaliação da atividade dos músculos não foi realizada. Acredita-se que houve um aumento na atividade muscular, porém o objetivo da pesquisa foi avaliar o movimento oscilatório e não a atividade muscular.

Entre os fatores intrínsecos que podem influenciar o controle postural cita-se a fadiga, a qual pode gerar uma resposta neuromuscular aumentada numa tentativa de superar a instabilidade gerada pela fadiga. Assim, as as avaliações do controle postural não devem ser realizadas após atividade física16. Como o grupo controle não realizou atividade física prévia, acredita-se que o aumento das oscilações neste grupo se deve a existência de forças extrínsecas que atuam sobre o equilíbrio, as quais dificultam o corpo a manter o somatória das forças atuantes sobre ele igual a zero.

Além disso, a falta de estímulos dos mecanorreceptores pelas práticas de vida diária ou a não realização de treinamento proprioceptivo, que consequentemente deixam de enviar as informações proprioceptivas ao SNC, podendo causar um aumento da instabilidade articular, propiciando a fraqueza da musculatura estabilizadora e gerando uma oscilação corporal exacerbada. Além disso, o treinamento proprioceptivo se torna eficaz e benéfico quando realizado, pois o estímulo é memorizado na área somestésicaà nível do córtex cerebral, e esse mecanismo funciona como um treinamento de aprendizagem para os praticantes, diminuindo a oscilação corporal15.

Este estudo limitou-se a uma amostra por conveniência de adultos jovens de Guarapuava, Paraná, e a avaliação aguda do efeito do treinamento proprioceptivo. Além disso, o número pequeno de sujeitos reduz o poder da análise estatística. Sugere-se a continuidade do estudo, podendo os resultados da presente pesquisa ser utilizados para cálculo da amostra, como também diversificar tempos e períodos de treino proprioceptivo e realizar estudos de acompanhamento para avaliar os efeitos do treinamento à médio e longo prazo.

 

CONCLUSÃO

Conclui-se que a curto prazo, o treinamento proprioceptivo proposto de forma unipodal através da realização de exercícios no balancin e no disco proprioceptivo de forma estatica, durante 30 segundos, demonstrou-se eficaz para a melhora do controle proprioceptivo, com a redução oscilatória do deslocamento do centro de massa corporal.

 

REFERÊNCIAS

1. Farias NC, Albuquerque CE, Rech I. Correlação do equilíbrio e funcionalidade no hemiparético - influência da propriocepção. Arq Ciênc Saúde Unipar. 2011; 15(1): 37-43.         [ Links ]

2. Rubira APFA, Martins MFE, Dente CBS, Gerling NG, Tomas C, Rubira MC. Eficiência da estabilometria e baropodometria estática na avaliação do equilíbrio em pacientes vestibulopatas. Neurobiologia. 2010; 7(2): 57-70.         [ Links ]

3. Adamo DE, Martin BJ, Brown SH. Age-related differences in upper limb proprioceptive acuity. Percept Mot Skills. 2007; 104(3): 1297-1309. Doi: http://dx.doi.org/10.2466/pms.104.4.1297-1309.         [ Links ]

4. Oliveira DCS, Rezende PAMSL, Silva MR, Lizardo FB, Sousa GC, Santos LA, et al. Análise eletromiográfica de músculos do membro inferior em exercícios proprioceptivos realizados com olhos abertos e fechados. Rev Bras Med Esporte. 2012; 18(4):261-6. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922012000400009.         [ Links ]

5. Chaskel CF, Preis C, Bertassoni Neto L. Propriocepção na prevenção e tratamento de lesões nos esportes. Rev Ciênc Saúde. 2013; 6(1): 67-76.         [ Links ]

6. Domingues MLP. Treino proprioceptibvo na prevenção e reablilitação de lesões nos jovens atletas. Motricidade. 2008;4(4):29-37. Doi: http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.4(4).257.         [ Links ]

7. Rosa JLS, Perracini MR, Ganança FF. Estabilome-tria em pacientes com doença de Ménière. Acta ORL. 2006;24(4):232-8.         [ Links ]

8. Bankoff ADP, Ciol P, Zamai CA, Schimidt A, Barros DD. Estudo do equilíbrio corporal postural através do sistema de baropodometria eletrônica. Rev Conexões. 2004; 2(2): 87-104.         [ Links ]

9. Braga MM, Nunes GS, SchützGR, Menezes FS. Treinamento sensório-motor com nitendowii® e disco proprioceptivo: efeitos sobre o equilíbrio de mulheres jovens saudáveis. Rev Bras Cienc e Mov. 2012; 20(3): 37-45.         [ Links ]

10. Miyamoto ST, Lombardi Junior I, Berg KO, Ramos LR, Natour J. Brazilian version of Berg balance scale. Braz J Med Biol Res. 2004; 37(9): 1411-21. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-879X2004000900017.         [ Links ]

11. Baroni BM, Wiest MJ, Generosi RA, Vaz MA, Leal Júnior ECP. Efeito da fadiga muscular sobre o controle postural durante o movimento do passe em atletas de futebol. Rev Bras Cinean-tropom Desempenho Hum. 2011; 13(5): 348-53. Doi: http://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2011v13n5p348.         [ Links ]

12. Handoll HH, Almaiyah MA, Rangan A. Surgical versus non-surgical treatment for acute anterior shoulder dislocation. Cochrane Database Syst Rev. 2004;(1):CD004325. Doi: http://dx.doi.org/10.1002/14651858.CD004325.pub2.         [ Links ]

13. de Vries JS1, Krips R, Sierevelt IN, Blankevoort L, van Dijk CN. Interventions for treating chronic ankle instability. Cochrane Database Syst Rev. 2011; 10;(8): CD004124. Doi: http://dx.doi.org/10.1002/14651858.CD004124.pub3.         [ Links ]

14. Bruniera CA, Rogério FR, Rodacki AL. Stabilometric response during single-leg stance after lower limb muscle fatigue. Braz J Phys Ther. 2013; 17(5): 464-9. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552012005000119.         [ Links ]

15. Bauer N, Preis C, Bertassoni Neto L. A importância da propriocepção na prevenção e recuperação esportiva. Rev Bras Reabil Atividade Física. 2013; 2(1):28-37.         [ Links ]

16. Ferreira LAB, Rossi LP, Pereira WM, Vieira FF, Paula Júnior AR. Análise da atividade eletromiográfica dos músculos do tornozelo em solo estável e instável. Fisioter Mov. 2009; 22(2): 177-87.         [ Links ]

17. Bruniera CA, Rogério FR, Rodacki AL. Stabilometric response during single-leg stance after lower limb muscle fatigue. Braz J Phys Ther. 2013;17(5):464-9. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552012005000119.         [ Links ]

 

Manuscript submitted Feb 08 2014
Accepted for publication Oct 29 2014

 

 

Corresponding author: wagner.fisio@hotmail.com