SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Conceitos de saúde e movimentos de promoção da saúde em busca da reorientação de práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

J. Hum. Growth Dev. vol.26 no.1 São Paulo  2016

http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.114415 

EDITORIAL

 

Zika virus e saúde pública

 

 

Patricia Cintra Franco Schram*

Boston Children's Hospital Harvard Medical School - 300 Longwood Ave - Fegan 10 Boston MA 0211

 

 

A epidemia generalizada da infecção pelo vírus Zika relatada em 2015 no Brasil tornou-se um grave problema de saúde pública devido a associação com o aumento da incidência aparente de microcefalia em recém-nascidos de mães infectadas pelo virus.

O vírus Zika é disseminado principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti, mas também pode ser transmitido sexualmente por um homem a seus parceiros ou pela grávida ao feto. Os sintomas mais comuns da doença pelo vírus Zika são exantema, prurido, dor articular, conjuntivite, dor de cabeça e febre; estes sintomas são geralmente leves e podem persistir de alguns dias a uma semana. Por causa dos problemas devido a infecção intrauterina, especialmente a microcefalia, as grávidas devem tomar precauções especiais para não se contaminarem.

A infecção pelo vírus Zika pode se manifestar com problemas neurológicos, microcefalia congênita e outros problemas de desenvolvimento nas crianças cujas mães tiveram infecção durante a gravidez. Na população em geral, o Zika pode se manifestar com síndrome de Guillain-Barre, mielites e meningo-encefalites.

É possível detectar o vírus sorologicamente usando RT-PCR na fase aguda de viremia e dos sintomas inicias, e também na urina, mas geralmente por só ٣ a ١٤ dias. Como num teste ainda não existe para uso comercial, a maioria dos casos é diagnosticado clinicamente sem comprovação laboratorial. Em termos do diagnostico laboratorial, algumas técnicas já foram descritas, mas ainda não são disponíveis a população em geral. Nos EUA, um teste experimental foi liberado em 30 de março para triagem de doadores de sangue.

A infecção congênita, intrauterina pelo vírus Zika está associada a microcefalia e perda fetal (pela infecção materna no primeiro trimestre). Entre março 2015 e abril de 2016, mais de 5000 casos de microcefalia foram relatados entre recém-nascidos no Brasil, o que representa um aumento de mais de 20 vezes comparado com o ano anterior. Outros problemas graves devido a esta infecção viral são injuria do sistema nervoso central, restrição do crescimento fetal, insuficiência placentária e morte fetal.

Precisamos é fazer prevenção. Algumas companhias já se expressaram que vão investir na pesquisa e fabricação de uma vacina contra o Zika, mas o processo deve durar pelo menos uma ou mais décadas antes da vacina ser acessível à população que se beneficiaria dela. Outras maneiras de prevenção são recomendadas:

Proteção contra picadas pelo mosquito deve incluir medidas individuais e ambientais. A população na área de risco deve usar mangas e calcas compridas, repelente de insetos, manter-se dentro de casa (se possível), usar cortinas e redes anti-mosquitos. Aqueles que já se contaminaram e estão na fase aguda também devem evitar as mordidas de mosquitos, para diminuir a possibilidade de disseminar ainda mais o vírus.

O combate ao Aedes aegypti é altamente recomendado, mas é um trabalho difícil de ser feito, que necessita da conscientização e da mobilização da população para evitar o ambiente propicio ao desenvolvimento do mosquito. Mesmo assim, por que o Aedes tem mostrado uma capacidade extraordinária de adaptação biológica, a sua extinção é mais difícil. As medidas ambientais incluem identificar e eliminar as áreas onde o mosquito se desenvolve. Águas paradas dentro e fora de casa são áreas propícias ao desenvolvimento do mosquito e devem ser eliminadas.

No momento já temos pelo menos cinco mil crianças com microcefalia e outros problemas devido a infecção intrauterina. O que podemos fazer por elas? A microcefalia, independentemente da causa etiológica, vai se manifestar inicialmente por um atraso do desenvolvimento do lactente. Será necessária a mobilização do pais e da comunidade (família, vizinhos, amigos, professionais de saúde, e órgãos governamentais) com todos empenhados em ajudar estas crianças a alcançar seu potencial.

Todos nós, pais, esperamos que nossas crianças cresçam saudáveis e se transformem em adultos felizes e financeiramente independentes. Como podemos fazer para que todas estas crianças cheguem lá? Infelizmente, não existe uma solução simples. Estas crianças necessitam de estimulação precoce, terapias e tratamento médico. Seus pais, irmãozinhos, irmãzinhas e familiares necessitam da empatia da população para que não sejam estigmatizados e que continuem batalhando pelas suas crianças. As escolas devem se preparar para receber estas crianças em alguns anos; o currículo provavelmente deve ser modificado, as professoras precisam ser treinadas para ensinar crianças com estilos de aprendizado que podem desafiar o status quo.

Precisamos lembrar sempre que todas as crianças têm potencial. Todos nós somos indivíduos que tem fraquezas e virtudes; estas crianças com microcefalia também tem suas virtudes. Devemos incentivar estas crianças a desenvolverem suas virtudes e pontos fortes, invés de estigmatiza-las como se fossem deficientes. Elas não o são! Porém, elas têm necessidades especiais e suas virtudes devem ser descobertas e fortalecidas.

Qual a solução? Quanto custará? Não sei. Como trabalhar com elas? Eu recomendo fazer estimulação precoce e continua. E, assim que possível, avaliar e recomendar todas terapias apropriadas e tratamento medicamentoso, se necessário e indicado pelos médicos.

Devemos prevenir que este vírus venha a contaminar outras gestantes e que outras famílias tenham que enfrentar esta situação difícil. E melhor prevenir do que remediar. Considerando as condições frágeis sanitárias e os determinantes sociais como pobreza somado à presença maciça do vetor, o Brasil está sendo um país propício para consolidação do Zika, caracterizando-se como um sério problema de saúde pública. Aumentam-se as demandas assistenciais, e cada vez torna-se necessária que ações sejam realizadas com finalidades de prevenção e controle do problema, uma vez que se está presenciando uma nova realidade em termos de saúde pública, por ser uma patologia com complicações ainda pouco conhecidas e potencialmente limitantes.

 

 

Manuscript submitted: mar 22 2016
Accepted for publication avr 14 2016.

 

 

* Corresponding author: patricia.schram@childrens.harvard.edu

Creative Commons License