SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1O Poder da máscara no Psicodrama: a sombra e a luzSonhar novamente: memórias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Rev. bras. psicodrama vol.21 no.1 São Paulo  2013

 

RESENHA

Review

 

 

 

Improviso

 

Impromptu

 

Zoli Figusch

Psicólogo clínico, psicoterapeuta e professor de Psicodrama registrado pela Associação Britânica de Psicodrama (British Psychodrama Association - BPA) e pelo Conselho de Psicoterapia do Reino Unido; Supervisor
Psicoterapeuta na Unidade Terapêutica Comunitária de Brenchley, Kent. Editor da Associação de Psicodrama do Noroeste do Reino Unido (North-West Psychodrama Association - Reino Unido - NWPA)
Editor de dois livros sobre o Psicodrama brasileiro

Endereço para correspondência

 

 

J. L. MORENO REINO UNIDO: ASSOCIAÇÃO DE PSICODRAMA DO NOROESTE DO REINO UNIDO (NORTH-WEST PSYCHODRAMA ASSOCIATION - NWPA), 2010

 

A North-West Psychodrama Association do Reino Unido (NWPA) apresenta com orgulho esta nova edição do livro Impromptu (Improviso), editado por J. L. Moreno.

Esse livro faz parte de uma série de novas edições de escritos fundamentais de J. L. Moreno. Um projeto realizado com o apoio e a permissão de Zerka Moreno pela NWPA, em 2010. J. L. Moreno escreveu livros, capítulos e artigos sobre Psicodrama. Seus escritos, assim como o método que ele criou, são ricos e complexos. Muitos estudantes, profissionais e participantes em todo o mundo conheceram o trabalho de Moreno em ação; no entanto, poucos tiveram a oportunidade de ler e refletir sobre as "palavras do pai" por causa da disponibilidade limitada de textos-chave.

Foi o desejo de garantir que o trabalho de Moreno estivesse disponível para o maior público possível que inspirou os membros da NWPA a trabalhar pela nova publicação dos livros dessa série. Esperamos com isso que as palavras de J. L. Moreno continuem a ecoar no tempo e no espaço: inspirar novas gerações de profissionais para que sejam tão criativos e espontâneos quanto possível, enquanto manejam a complexidade da prática cotidiana hoje.

Essa publicação apresenta uma fusão de duas edições da Revista Improviso que começou com J. L. Moreno como editor em 1931. O conteúdo textual permanece como em 1931; no entanto houve algumas permissões editoriais na formatação do trabalho para garantir um formato mais coerente de livro. A obra inclui escritos originais de Moreno, bem como de outros autores envolvidos com o movimento espontâneo em Viena e nos Estados Unidos, como A. Smith, Hans Kaffka, Robert Muller, J. Robbins, Helen Jennings, Robert Mitchell e Theodore Appia. Entre esses colaboradores estão escritores de revistas e críticos dramáticos, escritores, poetas, compositores e psicólogos; todos apresentam uma análise do movimento do teatro de improviso através das lentes de suas respectivas origens.

Como Moreno afirmou, esses escritos foram influenciados por três grandes princípios: 1. interpretar e elaborar uma filosofia do criador como um corretivo antimecânico para o início do século XX; 2. definir as técnicas de improvisação e ampliar o conhecimento sobre elas, através da colaboração com vários grupos experimentais; e 3. gravar criações realizadas com o auxílio de várias técnicas de improvisação no impulso do momento.

Os textos apresentados neste volume voltam às origens da teoria da espontaneidade e da criatividade de Moreno e às suas experimentações precoces para tentar restabelecer e reinjetar o espírito divino e poético no que percebeu havia se tornado um teatro de conserva e mecânico.

As técnicas de improvisação são apresentadas dentro do contexto dos conceitos filosóficos de Moreno, algumas datam do início do seu trabalho em Viena e, inevitavelmente, do movimento do teatro espontâneo. Reflexões feitas pelos críticos de teatro sobre peças do teatro do improviso apresentadas em Viena e Nova York, entrelaçadas com outros textos voltados para áreas de aplicação das técnicas de improvisação, como jogos de improviso nas escolas, treinamento corporal ou teste de improviso para atores de Hollywood, por exemplo.

Esses textos, raros e difíceis de encontrar, não têm sido publicados desde sua apresentação original, em 1931, e, portanto, são uma adição útil para "O teatro de espontaneidade" de Moreno e, também, valioso recurso de referência para aqueles que querem entender melhor algumas das primeiras ideias filosóficas de Moreno, que, mais tarde, contribuíram e influenciaram o desenvolvimento do método do Psicodrama como uma ferramenta terapêutica de intervenção.

Improviso está disponível, impresso e para baixar o arquivo, no site <http://www.lulu.com>, com outros nove títulos de Moreno, recentemente publicados pela Associação de Psicodrama do Noroeste: The words of the father, The theatre of spontaneity, Sociometry, experimental method and the science of society, The future of man's world, Psychodrama Second Volume, Psychodrama Third Volume, The first psychodramatic family, Preludes to my autobiography e The autobiography of J. L. Moreno.

 

 

Endereço para correspondência
Zoli Figusch NWPA Series Editor
e-mail: figusch@hotmail.com