SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2From within teamsRelatório anual do editor, 2015 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

Print version ISSN 0104-5393On-line version ISSN 2318-0498

Rev. bras. psicodrama vol.22 no.2 São Paulo  2014

 

CARTA AO EDITOR
Letter to the editor

 

 

Júlia Maria Casulari Motta1

Email: juliacmotta@gmail.com

 

 

Prezada Editora da RBP,

É com alegria que lhe comunico mais uma vitória do 19º Congresso Brasileiro de Psicodrama − a expansão da Sessão Pôsteres. Com o objetivo de ampliar este espaço, nasceu a proposta de tematizar os pôsteres e organizar um concurso que estimulasse as participações.

Foram criadas quatro categorias, cujo objetivo principal foi agregar trabalhos de alunos e de professores psicodramatistas, bem como permitir que práticas desenvolvidas em equipes multiprofissionais ganhassem visibilidade no Congresso. Detalhes do regulamento podem ser consultados no website: <http://www.febrap.org.br>.

Os premiados foram:

  • Categoria 1: Pôsteres baseados em Trabalho de Conclusão de Curso de formação em Sociopsicodrama. Princípio da Loja Mágica no psicodrama infantil: um estudo de caso. Aluna: Rosemery Otaka Yukimitsu. Orientadora: Rosane Rodrigues.
  • Categoria 2: Pôsteres baseados em pesquisa concluída ou em andamento. Efeito curinga: o triunfo do papel imaginário. Autor: Arthur Henrique Pereira.
  • Categoria 3: Pôsteres baseados em trabalhos práticos desenvolvidos ou em desenvolvimento. Corpo, beleza, ação: o impacto de uma sessão de psicodrama em um grupo terapêutico de mulheres obesas com problemas de autoimagem. Autora: Adelle Moade Ribeiro Souza.
  • Categoria 4: Pôsteres baseados em Arte e Psicodrama. Dissociatria. Autora: Maria Aparecida Junqueira Zampieri.

Certificados com menção honrosa:

  • Conservas Culturais e Maternidade: a decisão materna de entrega do filho para adoção. Autores: Tarine Claudia Liesemberger de Jesus e Anadir Thomé Oliari.
  • Ressignificando o afastamento familiar. Autoras: Luiza Buhl, Wladinéia Danielski, Any Schmit, Carla Gelati.
  • Curso de Formação em Psicodrama do convênio Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP): Prospectivas na construção de um estado da arte do psicodrama. Autores: Marilia Josefina Marino, Carolina Mariucci Rodrigues e Deise Silva Lima.

Tivemos o maior número de pôsteres já inscritos em Congressos Brasileiros de Psicodrama. Muitos trabalhos de notável qualidade científica e de criatividade.

A todos e todas que se inscreveram na Sessão Pôsteres, nossos agradecimentos e nossos votos de que o grande feito se repita no futuro. Agradecemos também a todos os participantes da Sessão Pôsteres e aos membros da Comissão Avaliadora dos Pôsteres.

À senhora Editora, agradecemos a divulgação do resultado deste trabalho.

Parabenizamos o trabalho da Revista Brasileira de Psicodrama que nos representa nos meios científicos e nas federadas com grande sucesso.

Campinas, 9 de setembro de 2014.

 

 

1 Psicodramatista, doutora em Saúde Coletiva pela Universidade de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), autora de diversos livros e artigos em Psicodrama; como: Psicodrama Brasileiro: História e memórias. Ed. Ágora, 2008. Rua Rosa de Gusmão, 307 - Jardim Guanabara – Campinas, SP. CEP 13073-141. Tel.: (19) 3242-8461.