SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Por dentro das equipesRelatório anual do editor, 2015 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Rev. bras. psicodrama vol.22 no.2 São Paulo  2014

 

CARTA AO EDITOR
Letter to the editor

 

 

Júlia Maria Casulari Motta1

Email: juliacmotta@gmail.com

 

 

Prezada Editora da RBP,

É com alegria que lhe comunico mais uma vitória do 19º Congresso Brasileiro de Psicodrama − a expansão da Sessão Pôsteres. Com o objetivo de ampliar este espaço, nasceu a proposta de tematizar os pôsteres e organizar um concurso que estimulasse as participações.

Foram criadas quatro categorias, cujo objetivo principal foi agregar trabalhos de alunos e de professores psicodramatistas, bem como permitir que práticas desenvolvidas em equipes multiprofissionais ganhassem visibilidade no Congresso. Detalhes do regulamento podem ser consultados no website: <http://www.febrap.org.br>.

Os premiados foram:

  • Categoria 1: Pôsteres baseados em Trabalho de Conclusão de Curso de formação em Sociopsicodrama. Princípio da Loja Mágica no psicodrama infantil: um estudo de caso. Aluna: Rosemery Otaka Yukimitsu. Orientadora: Rosane Rodrigues.
  • Categoria 2: Pôsteres baseados em pesquisa concluída ou em andamento. Efeito curinga: o triunfo do papel imaginário. Autor: Arthur Henrique Pereira.
  • Categoria 3: Pôsteres baseados em trabalhos práticos desenvolvidos ou em desenvolvimento. Corpo, beleza, ação: o impacto de uma sessão de psicodrama em um grupo terapêutico de mulheres obesas com problemas de autoimagem. Autora: Adelle Moade Ribeiro Souza.
  • Categoria 4: Pôsteres baseados em Arte e Psicodrama. Dissociatria. Autora: Maria Aparecida Junqueira Zampieri.

Certificados com menção honrosa:

  • Conservas Culturais e Maternidade: a decisão materna de entrega do filho para adoção. Autores: Tarine Claudia Liesemberger de Jesus e Anadir Thomé Oliari.
  • Ressignificando o afastamento familiar. Autoras: Luiza Buhl, Wladinéia Danielski, Any Schmit, Carla Gelati.
  • Curso de Formação em Psicodrama do convênio Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP): Prospectivas na construção de um estado da arte do psicodrama. Autores: Marilia Josefina Marino, Carolina Mariucci Rodrigues e Deise Silva Lima.

Tivemos o maior número de pôsteres já inscritos em Congressos Brasileiros de Psicodrama. Muitos trabalhos de notável qualidade científica e de criatividade.

A todos e todas que se inscreveram na Sessão Pôsteres, nossos agradecimentos e nossos votos de que o grande feito se repita no futuro. Agradecemos também a todos os participantes da Sessão Pôsteres e aos membros da Comissão Avaliadora dos Pôsteres.

À senhora Editora, agradecemos a divulgação do resultado deste trabalho.

Parabenizamos o trabalho da Revista Brasileira de Psicodrama que nos representa nos meios científicos e nas federadas com grande sucesso.

Campinas, 9 de setembro de 2014.

 

 

1 Psicodramatista, doutora em Saúde Coletiva pela Universidade de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), autora de diversos livros e artigos em Psicodrama; como: Psicodrama Brasileiro: História e memórias. Ed. Ágora, 2008. Rua Rosa de Gusmão, 307 - Jardim Guanabara – Campinas, SP. CEP 13073-141. Tel.: (19) 3242-8461.