SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Atendimento ao adulto autor de violência sexual intrafamiliar no Brasil: psicodrama como estratégia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Rev. bras. psicodrama vol.28 no.1 São Paulo jan./abr. 2020

 

https://doi.org/10.15329/2318-0498.20203
EDITORIAL

 

Psicodrama e as especificidades da psicoterapia on-line

 

Psychodrama and the specifics of online psychotherapy

 

Psicodrama y los detalles de la psicoterapia on-line

 

 

Heloisa Junqueira Fleury1,*

1.Universidade de São Paulo - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina - Instituto de Psiquiatria  – São Paulo (SP), Brasil.

 

 

O uso de tecnologias de telecomunicação para atendimentos psicológicos por meio de telefone, videoconferência, aplicativos móveis e programas baseados na web tem sido chamado telepsicologia (APA, 2013) ou telepsicoterapia (Judge et al., 2011), além de muitas outras denominações.

No geral, essa modalidade de atendimento psicoterapêutico remoto tem sido nomeada por palavras com o prefixo tele- (do grego antigo, [têle}: à distância, longe de), o qual foi definido como uma ligação que pode existir entre pessoas (Moreno, 1993), "um processo emotivo projetado no espaço e no tempo em que podem participar uma, duas ou mais pessoas [...]uma experiência interpessoal" (Moreno, 1974). Quando Moreno, ainda na década de 1920, fez experiências com rádio, televisão e cinema, apoiava-se na convicção do potencial terapêutico desse fenômeno interpessoal que podia ocorrer mesmo à distância.

Pamplona da Costa (2005), após décadas de estudo, pesquisa e experiência com a gravação de videopsicodramas, juntamente com Carlos Borba, ousou um passo além: a utilização de gravações pedagógicas de psicodrama para apresentações em televisão. Denominou telepsicodrama esse avanço em relação aos experimentos de Moreno. Simmons (s. d.) criou um método que denominou TELE’DRAMA (www.teledrama.org), por meio do qual oferece módulos experienciais on-line sobre psicodrama e outros métodos de ação.

Podemos emprestar o termo telepsicodrama para o atendimento psicoterapêutico on-line (telepsicoterapia), que inclui os fundamentos teóricos e psicológicos da socionomia? Os relatos de sessões psicoterapêuticas e sociodramas dirigidos on-line são crescentes em redes sociais on-line e fóruns de discussão no Brasil e no exterior.

No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia vetou, em 2000 (Conselho Federal de Psicologia, 2000), o atendimento psicoterapêutico mediado pelo computador, por ser uma prática ainda não reconhecida pela psicologia, exceto em projetos de pesquisa. Em 2012 (Conselho Federal de Psicologia, 2012), permitiu o atendimento do cliente temporariamente em trânsito ou impossibilitado. Finalmente, em 2018, autorizou essa modalidade de atendimento, desde que atendesse às disposições do Código de Ética Profissional e de que o psicólogo estivesse cadastrado no e-Psi (Conselho Federal de Psicologia, 2018). Ao longo dessas duas últimas décadas, a demanda por essa opção de psicoterapia cresceu, atingindo a quase totalidade dos atendimentos psicoterapêuticos após a declaração de pandemia pelo COVID-19, em março de 2020, com a exigência de isolamento social.

Nos Estados Unidos e na Austrália, essa modalidade foi estimulada pela possibilidade de cuidar de pessoas em áreas rurais ou com limitações físicas, sem acesso a serviços psicoterapêuticos. Contudo, com o tempo, os resultados promissores animaram a ampliação dos contextos de aplicação e, provavelmente, em breve se tornarão opção de atendimento rotineiramente disponível baseado em evidências (Abbott et al., 2008).

A formação de um psicoterapeuta é extensa, porém com pouca atenção às particularidades da telepsicologia. Nesse momento de aumento exponencial dessa modalidade de atendimento, poucos psicoterapeutas estão preparados tecnicamente.

Dada a imposição dessa modalidade de atendimento para a maioria dos serviços prestados nesse momento de pandemia mundial, o objetivo deste editorial é levantar informações sobre as especificidades da psicoterapia on-line.

A regulamentação feita pelo Conselho Federal de Psicologia (Conselho Federal de Psicologia, 2018) aborda alguns cuidados éticos, técnicos e administrativos sobre a adequabilidade do serviço, recomendando que o psicólogo adapte seus recursos técnicos a essa nova prática.

A American Psychological Association (APA), organização que representa os psicólogos nos Estados Unidos, também estabelece algumas diretrizes para essa prática, entre elas a aquisição das ccompetências necessárias para a utilização dessa nova tecnologia e para lidar com o provável impacto nos clientes, supervisionandos ou outros profissionais; a garantia dos padrões de cuidado e prática éticos e profissionais do início ao final do serviço; a discussão de um consentimento informado, para esclarecimento das questões relacionadas aos serviços de telepsicologia; a proteção e a manutenção da confidencialidade de dados e informações relacionados aos clientes, com informações sobre os riscos de perda de confidencialidade inerentes ao uso das tecnologias de telecomunicação, bem como a garantia de que estão sendo utilizadas medidas de segurança para proteger dados e informações de acesso ou divulgação não intencional (APA 2013).

Uma revisão sobre os principais argumentos éticos relativos às diferentes formas de psicoterapia on-line identificou, entre os cinco principais argumentos favoráveis: 1) maior acesso à psicoterapia; 2) disponibilidade e flexibilidade dos atendimentos, o que possibilita benefícios terapêuticos; 3) vantagens relacionadas às características específicas do cliente (por exemplo, localização remota); 4) conveniência, satisfação, aceitação e aumento da demanda; e 5) vantagens econômicas. Os cinco principais argumentos contrários foram: 1) questões de privacidade, confidencialidade e segurança; 2) competência do terapeuta e necessidade de treinamento especial; 3) questões de comunicação específicas da tecnologia, como a falta de indícios não verbais: 4) lacunas de pesquisa: e 5) questões emergenciais, como o fato de o terapeuta não perceber uma situação de crise do cliente (Stoll et al., 2020).

Antes do início de um novo atendimento, a adequação do cliente a essa modalidade de atendimento deve ser avaliada. Maheu (2020) recomenda atenção ao conforto do cliente com o instrumento; adaptação das exigências próprias do atendimento presencial para esse novo formato: monitoramento constante do envolvimento e da participação do cliente; e definição dos limites profissionais. Identificar e resolver barreiras clínicas (condição emocional muito comprometida) ou administrativas (por exemplo, crianças entrando na sala de atendimento virtual) também são procedimentos recomendados. O ajuste técnico é fundamental, visto que psicólogos e pacientes se adaptam bem até mesmo a uma apresentação visual relativamente distorcida, mas problemas na qualidade do som não são facilmente tolerados (Judge et al., 2011).

Essa modalidade cria desafios metodológicos para o terapeuta, como a exigência de desenvolver novas habilidades de comunicação e nova proposta de formação profissional, especialmente com competências tecnológicas da dupla ou do grupo, para superar as múltiplas ocorrências técnicas possíveis (Stoll et al., 2020).

Ao aderir à telepsicologia, o psicoterapeuta provavelmente encontrará novas questões de limite, improváveis no cenário tradicional do encontro presencial. Limites apropriados garantem os objetivos terapêuticos, porém, pela pouca familiaridade com esse ambiente não tradicional, é mais provável que surjam desafios. Além disso, a precariedade ou a ausência de limites pode ser prejudicial para o objetivo terapêutico (Drum & Littleton, 2014).

A literatura traz muitas recomendações úteis para os atendimentos on-line (Stoll et al., 2020; Judge et al., 2011; Drum & Littleton, 2014), porém o webinar proferido por Weinberg (2020) discute alguns obstáculos muito úteis para essa transição da sessão psicodramática para uma prática temporariamente denominada telepsicodrama. O primeiro obstáculo refere-se à perda do controle sobre o setting terapêutico, que passa a ser opção do cliente e ficar sob sua responsabilidade. Esse obstáculo exige que a preparação do cliente e o contrato de trabalho abordem a importância da sala quieta, sem interrupção, para garantir a privacidade necessária. Exige também a interrupção de mensagens ou qualquer distração do exterior. O autor considerou que a função administrativa tem um significado dinâmico e que sua ausência pode ser compensada com a disponibilidade do terapeuta de utilizar suas habilidades técnicas.

O segundo obstáculo é a ausência da comunicação e da regulação de afeto, que ocorrem por meio da presença somática, física e emocional, o que torna mais difícil criar um ambiente acolhedor. Weinberg (2020) destaca que a parte mais vista on-line é o rosto, mais visível e próximo do que no atendimento presencial, o que exige um treinamento do psicoterapeuta para observar alterações na expressão facial. O autor menciona a abordagem de Ogden e Goldstein (2017), os quais sugerem ao cliente expressar suas sensações corporais, caminhar, distanciar-se ou aproximar-se, de acordo com as circunstâncias e suas necessidades.

O terceiro obstáculo citado é a necessidade de otimizar a presença do terapeuta. Weinberg (2020) mencionou maior dificuldade para manter a atenção na tela, o que exige focar no aqui e no agora, criar presença mencionando o que está sendo visto no outro, buscar criativamente a redução da barreira da tela, com suas observações e sua receptividade momento a momento.

O quarto obstáculo refere-se à tendência natural de ignorarmos detalhes na sala virtual do atendimento on-line. Por exemplo, uma pessoa entrando na sala do atendimento presencial seria imediatamente notada e a dupla conversaria sobre isso. Por outro lado, na tela, pequenas ocorrências na sala virtual, visualizadas à distância, podem não ser notadas, exigindo treinamento do profissional no sentido de desenvolver atenção não só para as expressões faciais, mas também para o ambiente do cliente (Weinberg, 2020).  

Considerando as evidências de eficácia do atendimento psicoterapêutico on-line, os psicodramatistas estão desenvolvendo novos recursos para a dramatização. A criatividade será mais produtiva quanto mais estiver apoiada nas especificidades desse novo setting terapêutico.

Os relatos em fóruns de discussão apontam, como perspectiva futura, a atualização, no século XXI, do ideal de Moreno de utilizar mídias de comunicação como instrumento para tratar a humanidade. Compartilhamentos, pelos profissionais, das experiências vividas em sessões de psicodrama, de psicoterapia de grupo e de sociodrama, apesar dos desafios que muitos vêm enfrentando, indicam um potencial importante desses encontros on-line.

 

REFERÊNCIAS

Abbott, J.-A. M., Klein, B., & Ciechomski, L. (2008). Best practices in online therapy. Journal of Technology in Human Services, 26 (2-4), 360-375. https://doi.org/10.1080/15228830802097257        [ Links ]

American Psychological Association. American Psychological Association (2013). Guidelines for the Practice of Telepsychology. American Psychologist, 68(9), 791–800. https:/doi.org/10.1037/a0035001        [ Links ]

Conselho Federal de Psicologia (2000). RESOLUÇÃO CFP N. 3/2000. (Revogada pela Resolução CFP n. 12/2005.         [ Links ])

Conselho Federal de Psicologia (2012). Resolução CFP N. 11/2012. (Revogada pela Resolução CFP n. 11/2018.         [ Links ])

Conselho Federal de Psicologia (2018). Resolução CFP N. 11/2018.         [ Links ]

Drum, K. B., & Littleton, H. L. (2014). Therapeutic boundaries in telepsychology: Unique issues and best practice recommendations. Professional Psychology Research and Practice, 45(5), 309-315. https://doi.org/10.1037/a0036127        [ Links ]

Judge, A. B., Abeles, N., Davis, S. P., Adam-Terem, R., & Younggren, J. N. (2011, July). Report from The Society for the Advancement of Psychotherapy Task Force on Telepsychotherapy. Disponível em: http://www.societyforpsychotherapy.org/report-task-force-telepsychotherapy. Acesso em: 20 mar. 2020.         [ Links ]

Maheu, M. M. (2020). Telepsychology best practices 101: Clinical evaluation and care. Cultural Competencies. American Psychological Association (APA).         [ Links ]

Moreno J. L. (1993) Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. 2. ed. rev. Campinas: Editorial Psy, 45.         [ Links ]

Moreno, J. L. (1974) Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 295.         [ Links ]

Ogden, P., & Goldstein, B. (2017). Embedded relational mindfulness in child and adolescent treatment: A sensorimotor psychotherapy perspective. In: Buckwalter, K., & Reed, D. (Eds.). Attachment theory in action: Building connections between children and parents. Rowman and Littlefield, 65-78.         [ Links ]

Pamplona da Costa, R. (2005). Video-psychodrama and tele-psychodrama: The research of a morenian dream. In: Figusch, Z. (Org.). Sambadrama – The arena of Brazilian psychodrama. Londres/Filadélfia: Jessica Kingsley, 250-267.         [ Links ]

Simmons, D. (s. d.). TELE’DRAMA. Disponível em: www.teledrama.org. Acesso em: 20 mar. 2020.         [ Links ]

Stoll, J., Müller, J. A., & Trachsel, M. (2020). Ethical issues in online psychotherapy: A narrative review.Frontiers in Psychiatry: Psycological therapies, 10, 993. https://doi.org/10.3389/fpsyt.2019.00993        [ Links ]

Weinberg, H. (2020). Online Group Psychotherapy. Webinar promovido pela American Association of Group Psychotherapy.         [ Links ]

 

 

*Autora correspondente: hjfleury@uol.com.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5084-8390

Creative Commons License