SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue32"Do you know who you are talking to?": A study of hierarchy and power author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Barbaroi

Print version ISSN 0104-6578

Barbaroi  no.32 Santa Cruz do Sul June 2010

 

Editorial

 

 

A Revista Barbarói, vem a público mais uma vez para disponibilizar à comunidade acadêmica um conjunto de trabalhos versando sobre temas variados das ciências humanas e sociais. Nesta edição de janeiro a julho de 2010, reafirmamos uma política editorial que possui como um dos seus eixos a diversidade institucional e geográfica dos artigos publicados pela revista.

Apresentamos o volume 32 que, mais uma vez, aborda em seus artigos, discussões teóricas e pesquisas de diversas áreas do conhecimento da Psicologia e Ciências Humanas, conforme propõe a missão deste periódico.

Assim, abrimos o editorial desta edição da Revista BARBARÓI com artigos que permeiam a área social e jurídica, sendo o primeiro VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO? ESTUDO SOBRE HIERARQUIA E PODER de Ricardo Franklin Ferreira e Mário Kitsuwa, que é uma pesquisa documental, onde foram coletados alguns documentos expedidos pelo condômino-juiz, como a petição e a apelação, bem como decisões expedidas pelo Poder Judiciário, fazendo uma discussão sobre a lógica hierárquica presente nos discursos e as relações de poder. O artigo PARES SOCIONORMATIVOS E CONDUTAS DESVIANTES: testagem de um modelo teórico de Nilton Formiga apresenta um estudo que teve como objetivo avaliar a influência dos pares socionormativos nas condutas desviantes de 820 jovens de escola pública e particular na cidade de João Pessoa. UM OLHAR ETNOGRÁFICO SOBRE A ATUAÇÃO ESTATAL NO TRATAMENTO AO ENCARCERADO: uma análise a partir do Presídio Regional de Santa Maria de Alessandra Alfaro Bastos e Alessander Bastos busca a compreensão dos microssistemas existentes no sistema penal, demonstrando como se dá a aceitação do tratamento dado ao encarcerado tanto pela sociedade em geral como pelo próprio recluso, através do método etnográfico. BURNOUT EM PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NO ATENDIMENTO A VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA é um artigo escrito por Cláudia dos Santos, Kariza Woida Pereira e Mary Sandra Carlotto e que fecha este bloco trazendo a questão da Síndrome de Burnout em profissionais que atendem vítimas de violência em instituições, um estudo feito com 30 profissionais. Na sequência, ainda falando em trabalhadores e sofrimento, temos o artigo DOR E SOFRIMENTO OCULTO: a desproteção social dos trabalhadores do fumo de Vanderléia de Lurdes Dal Castel Schlindwein, resultado de uma pesquisa de cunho qualitativo sobre as condições de trabalho e as repercussões sobre a saúde do trabalhador na cultura do fumo.

A próxima sessão deste editorial é de artigos teóricos. O texto O USO DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DEPRESSIVO: uma abordagem em grupo de Partinobre Brito Freitas e Terezinha Rech faz uma breve revisão dos temas da TCC e de sua aplicação no tratamento em grupo para depressão, desde a sua formulação até a revisão do uso dessa terapia na atualidade. NEOLIBERALISMO, GLOBALIZAÇÃO E REFORMAS DO ESTADO: reflexões acerca da temática, artigo de Alessandro André Leme, traz a análise e a compreensão do Neoliberalismo e da Globalização enquanto processos mundiais, cujos reflexos e/ou influências foram sentidos e vivenciados em esfera global, bem como suas repercussões para a América Latina e para o Brasil. RAZÃO E NATUREZA - A CUMPLICIDADE NAS ÉTICAS DE KANT E SADE, SEGUNDO LACAN, texto de Samuel Henrique Machado e Flávio Williges traz a contribuição da Filosofia para a Psicanálise, com o propósito de demonstrar a validade para a filosofia da análise psicanalítica de Lacan acerca das formulações relativas à ética do dever e à lei natural libertina. INCLUSÃO DIGITAL E INCLUSÃO SOCIAL: contribuições teóricas e metodológicas, estudo feito por pesquisadores da Universidade Católica de Brasília (Luiza Beth Nunes Alonso; Edilson Ferneda e Gislane Pereira Santana), faz uma revisão dos principais autores interessados no tema e discute modelos de avaliação de projetos de inclusão digital e seu impacto enquanto inclusão social. Concluímos o bloco com um estudo histórico sobre a segunda metade do séc. XVII na Argentina PUES PARA ELLO LES QUEDABA LIVERTAD: COMERCIO E INTERDEPENDENCIA EN LAS FRONTERAS MERIDIONALES DEL IMPERIO ESPAÑOL (SEGUNDA MITAD DEL SIGLO XVIII) de Sebastián Leandro Alioto e Juan Francisco Jiménez que trata sobre o mercado entre indígenas e espanhois. E fechamos o nosso editorial com mais um artigo da área de Psicologia, RETRATOS DO ENVOLVIMENTO PATERNO NA ATUALIDADE, escrito por Greyce Rocha Beltrame e Cristiane Bottoli, que tem como objetivo compreender como ocorre o envolvimento paterno na criação dos filhos.

Desejamos que a leitura destes artigos contribua para o desenvolvimento de nossas discussões e pesquisas e esperamos continuar contando com a colaboração de todos, como leitores ou como consultores ad hoc, ou submetendo manuscritos para a publicação.

 

Os editores

Creative Commons License