SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34The Conceptual Referential Operative Schema - CROS - concept and the process of rehabilitation of prisoners: an ethnographic-hermeneutical study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Barbaroi

Print version ISSN 0104-6578

Barbaroi  no.34 Santa Cruz do Sul June 2011

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

A edição n. 34 da Revista Barbarói, referente ao primeiro semestre de 2011, apresenta três blocos de textos, distintos por sua natureza, separados nas seguintes seções: artigos de relatos de pesquisa aplicada; artigos de relatos de experiência; e, por fim, ensaios temáticos.

Os artigos, resultantes de relatos de pesquisa da área da Psicologia, iniciam-se pelo texto intitulado "O conceito de Esquema Conceptual Referencial Operativo - Ecro e o Processo de Ressocialização de Apenados: um estudo etnográfico-hermenêutico", de Mário Medeiros e Fábio Alves dos Santos, ambos da Universidade Federal de Pernambuco.

O segundo artigo ora apresentado intitula-se "Associação entre Nível de resiliência e o estado clínico de pacientes renais crônicos em hemodiálise", de Luciane Slomka, da Pontifícia Universidade Católica - RS. Já o terceiro trata-se de uma pesquisa com professores realizada em Santa Maria/RS, sobre a violência intrafamiliar de Tássia Brenner Machado e Cristiane Bottoli do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA/RS.

O próximo texto é um relato de pesquisa procedente da área de Ciências Sociais, intitulado "Características sociodemográficas e aspectos psicossociais de famílias brasileiras residentes em capitais e cidades pequenas do interior". Os autores são Mauro Luís Vieira (UFSC), André Luís Ribeiro Lacerda (UFM), Manoela Clausen Vieira (UFSC) e Maria Lúcia Seidl-de-Moura (UERJ).

O quinto artigo é procedente da área das Ciências Sociais, intitulado "Terra, família e trabalho entre descendentes de pomeranos no Espírito Santo", de Jamily Fehlberg e Paulo Rogério Meira Menandro, ambos da Universidade Federal do Espírito Santo. A seguir, temos um artigo de pesquisa aplicada sobre esclerose múltipla, "O portador de esclerose múltipla e suas formas de enfrentamento frente à doença", de Ana Paula Bertotti, Maria Celina Ribeiro Lenzi e João Rodrigo Maciel Portes, da Univali - Universidade do Vale do Itajaí.

Para encerrar o bloco de artigos de pesquisa aplicada, destacamos um artigo internacional de Rosanna M. Martins D'Angelo e Maria Concepción Menéndez Montañés, ambas psicólogas e doutoras da Universidad de Barcelona (UB), na Espanha. O artigo intitula-se "Depresión y/o Codependencia em Mujeres: Necesidad de um Diagnóstico Diferencial".

Na seção relatos de experiência, apresentamos dois textos: "A família e o cuidado em saúde mental", Gisele Santin ex-acadêmica de Psicologia da UNISC e atual mestranda em Educação, e da professora do curso de Psicologia da mesma instituição, Teresinha Eduardes Kalfke. O segundo relato é procedente da área da Psicanálise e tem como título "Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu? Uma reflexão sobre o valor do corpo na atualidade e a construção da subjetividade feminina", de Fernanda Saldanha Zorzan e Arnaldo Toni Souza das Chagas, ambos da ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, de Santa Maria/RS.

Por fim, na última e terceira seção desta revista, temos o bloco dedicado aos ensaios temáticos: o primeiro deles é intitulado "Blanchot, ferido com fogo", de Daniel de Oliveira Gomes, da Universidade Estadual do Cetro-Oeste - Unicentro/ PR. O subsequente é o texto "Entre urtigas e diagnósticos de transtornos mentais: ensaio sobre esquivas e enfrentamentos", de Tarcia Rita Davoglio, da Pontifícia Universidade Católica do RS.

O terceiro ensaio é de autoria de Anselmo Carvalho de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, intitulado "O princípio de igual consideração de interesses semelhantes na ética prática de Peter Singer".

Por último, introduzimos a contribuição internacional de Pedro Cerutti, da Universidad de Buenos Aires - Conicet - Argentina, intitulada "Benjamin, Foucault e Agamben: arqueologias del poder".

Desejamos a todos os nossos leitores uma profícua e prazerosa leitura a partir das contribuições ora elencadas, contando com a participação de novos autores qualificados e da divulgação que nossa revista possa ter entre seus pares.

 

Santa Cruz do Sul, julho de 2011.

Prof. Rosana Jardim Candeloro - Editora do Departamento de Ciências Humanas da UNISC

Prof. Silvia Virginia Coutinho Areosa - Editora do Departamento de Psicologia da UNISC

Creative Commons License