SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue67Resources from single session narrative therapy for times of pandemic and social isolation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Perspectiva Sistêmica

Print version ISSN 0104-7841On-line version ISSN 2594-4363

Nova perspect. sist. vol.29 no.67 São Paulo May/Aug. 2020

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Adriano Beiras

Coordenador Editorial

 

 

O mundo está diferente, temos tido novos desafios pela frente diante de um contexto mundial de pandemia de COVID-19. Ao meio de tudo o que estamos passando, há também brotos de coisas boas, há esperanças e mudanças positivas que podemos conservar. Estes são algumas das reflexões trazidas por Saul Fuks, em um webinar produzido pelo Interfaci/SP, meses atrás, tema que falarei adiante neste editorial. É com esta reflexão que gostaria de iniciar esta edição da Revista Nova Perspectiva Sistêmica. Procuramos trazer temas de grande atualizade para o momento e esperanças também em temas outros diversos, para que possamos seguir e apresentar potencialidades, transformações e estratégias de redefinir-se.

O primeiro artigo desta edição chama-se "Recursos da terapia narrativa de sessão única em tempos de pandemia e isolamento social", de Laura Vilela e Souza, Camila Martins Lion, Leticia Trombini Vidotto, Murilo dos Santos Moscheta. Trata-se se um texto muito relevante para o momento atual, onde as autoras e autor nos apresentam recursos para enfrentar cenários de emergência e do contexto atual da pandemia do Covid-19, no âmbito da saúde mental. Apresentam a terapia de sessão única fundamentada na terapia narrativa, integrada a necessidade do atendimento online. Ressaltam na prática a valorização de narrativas alternativas e a construção de possibilidades futuras na identificação de recursos diversos na sessão, assim como a ampliação de possibilidades de atendimento terapêutico.

O segundo artigo tem o titulo "O Uso de Metáforas com um Adolescente em Processo Psicoterapêutico Familiar", escrito pelas autoras Mariana Peres Trajano e Monica Duarte da Silva Gonçalves. O texto apresenta um relato clínico onde as autoras ressaltam as contribuições do uso de metáforas para ampliar recursos conversacionais e ressignificar sentimentos e emoções, a partir do construcionismo social, práticas colaborativas e narrativas. Foca em recortes de sessões individuais com o adolescente, em seu periodo de adoção.

O terceiro artigo intitula-se "A conjugalidade diante do enfrentamento de múltiplos estressores: Um estudo de caso sobre uma terapia de casal involuntária" de Ana Dóris da Silva e Isabela Machado da Silva. Trata-se de um estudo de caso com um casal que iniciou terapia a partir da recomendação da instituição onde os filhos estavam acolhidos. Buscou-se compreender a dinâmica relacional do casal e refletir sobre estratégias de intervenção, a partir de dificuldades como uso abusivo de álcool, drogas, violência doméstica e o acolhimento dos filhos.

O quarto artigo desta edição chama-se "Características do relacionamento conjugal de casais que optaram por não ter filhos" de Ingrid Mesquita Coelho, Daniel Cerdeira de Souza e Iolete Ribeiro da Silva. O objetivo foi elencar razões que levam casais a optarem por não ter filhos, compreendendo o nível de satisfação sobre o relacionamento conjugal. A partir de categorias como falta de desejo em ter filhos, carreira profissional, responsabilidades na criação e estabilidade financeira, o estudo foi feito de forma qualitativa e demostrou, dentre outros aspectos, o enfrentamento de estigmas baseados em gênero.

O quinto artigo tem o título "Saúde mental feminina e ciclo reprodutivo: uma revisão de literatura" de Ana Carolina Cerqueira Medrado e Mônica Lima. As autoras analisam criticamente a produção de literatura sobre adoecimento metal de mulheres relacionado ao ciclo reprodutivo feminino. Adotam como referencial a psicologia social construcionista e o feminismo interseccional. Os achados trazem à tona determinantes sociais como pobreza, sobrecarga de trabalho e violência, no adoecimento feminino.

O sexto artigo chama-se "Estratégias de acompanhamento psicológico da parentalidade adotiva: notas sobre experiências grupais", de Paulo Ricardo de Araújo Miranda, Juliana Gomes Fiorott, Andréia Isabel Giacomozzi e Andréa Barbará da Silva Bousfield. O texto traz uma análise da importância de espaços grupais no processo de acompanhamento psicológico com pretendentes a adoção e também pais e mães posteriormente ao processo adotivo. Realizou-se grupos com seis encontros, quinzenais, no serviço de atendimento psicológico de uma universidade pública. O estudo foi feito a partir de questionários aplicados antes e depois do processo grupal. Os resultados demonstram que o processo grupal se torna um espaço de elaboração de motivações e angustias do processo adotivo, assim como evidenciam a importância de políticas públicas relacionadas a parentalidade adotiva que proporcione acompanhamentos e orientações.

O sétimo e último artigo desta edição titula-se "Da suspeita ao diagnóstico de câncer infantojuvenil: a experiência de familiares em serviços de saúde" de Beatriz Lima Figueirêdo e Sibelle Maria Martins de Barros. A partir de entrevistas semiestruturadas com cuidadores familiares de crianças e adolescentes em tratamento oncológico em um hospital público da Paraíba, as autoras analisam a experiência de familiares de pacientes com câncer, diante diversos desafios como a espera do diagnóstico, a busca pelos serviços de saúde, diagnósticos errados. Sinalizam no estudo o choque pela notícia, a união familiar, mudanças de rotina e país, adaptações. Foi ressaltado a importância de repensar práticas e cuidado na rede de assistência, de forma que se assegure acolhimento, vínculo e integralidade.

As seções desta edição da NPS estão imperdíveis e muito especiais! Começamos com "Conversando com a Mídia" que desta vez foi feita em formato de entrevista. Dialogamos com Pedro Martins e Marina Arantes sobre o projeto de criação e produção do curso online Intervenções Terapêuticas, suas interações com redes digitais (Facebook, Instagram) e livro digital grátis em pdf derivado deste projeto. Em tempos de grande uso e transformações do ensino para o mundo online e EaD, devido a pandemia, trata-se de uma entrevista muito instrutiva e um grande convite para conhecermos o curso feito por estes colegas.

A seção Ecos chega duplicada. Primeiro com a participação de Maria Gabriela Mantaut Leifert que nos convida a revisitar o artigo "Tecendo redes, construindo pontes: Atendimento a uma família migrante na Clínica de Família do Instituto Noos", escrito por Adriana Scoz da C. Lima e Leonora F. Corsini na edição 66 da NPS. Segundo, com Alexandra R. Moreira, que nos convida a ler o texto de Bruno Lenzi intitulado "Responsividade reflexiva: um conceito para meios criativos de transformação em práticas colaborativas-dialógicas". Ambas autoras relatam as ressonâncias em suas práticas a partir da leitura destes instigantes textos publicados pela NPS. Na Seção Estante de Livros temos a participação de Edna Lúcia Tinoco Ponciano que nos chama para a leitura do livro publicado em 2019 "Mente saudável: conexão e equilíbrio do corpo e da mente" de D. Siegel.

Por fim, da mesma forma que iniciei este editorial com as reflexões de Saul Fuks, finalizo com ele, na seção Família e Comunidade em Foco. Marilene Grandesso e Graziella Jones Mofarrej relatam a experiência de criar um belo espaço online de reflexão, com a série de conferências online chamada "ZOOMpartilhando: dialogando em tempos de crise, no pelo ICCP-INTERFACI. Na edição em questão relatada em nossa revista, contamos com o relato sobre a conferência de Saul Fuks, a qual foi titulada como "Futuro Pós-Pandemia: que mundo queremos construir?" O autor nos traz brilhantes perguntas reflexivas para pensarmos o futuro diante o contexto de desafio imenso que a pandemia do COVID-19 nos impôs. As perguntas reflexivas de Saul nos fazem refletir e ter muita esperança no futuro que segue diante deste novo contexto. Esperamos que estas perguntas também tragam aos nossos leitores e leitoras muitos brotos de coisas boas e recursos para seguir em suas práticas de transformação social, colaboração e diálogos, construindo um mundo possível e preferido por todos e todas nós.

Uma excelente leitura a todos e todas!

Creative Commons License