SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número68Mamãe & Eu & Mamãe: de Maya AngelouO desassossego bem-vindo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Nova perspect. sist. vol.29 no.68 São Paulo set./dez. 2020

 

ESTANTE DE LIVROS

 

Como conversar com quem que já se foi?

 

 

Saúl Ignacio Fuks

Universidad Nacional de Rosario, Argentina.

 

 

García, A. G; Rodriguez, L. G.; Cruz, H. M. (2018). Palabras, Movimientos y Emociones. Chagrin Falls, Ohio: Taos Institute Publications.

 

Nota do editor

Nesta edição da NPS, a partir do TILAC (Taos Institute Latin America/Conselho Latino-americano, Espanha e Portugal do Instituto TAOS), fazemos um convite para a leitura do livro em Homemagem ao Tom Andersen, autor tão importante para nossa revista, publicando o prólogo do livro, escrito por Saúl Fuks. O livro está disponível de forma gratuita pelo link:  https://www.taosinstitute.net/product/palabras-movimientos-y-emociones.

***

Embora o ato de escrever alimente a ilusão de que (apenas) falamos conosco mesmos, todo texto é uma conversação cooperativa com o(a) leitor(a), tal como propunha Umberto Eco em “Lector in Fabula” (1979).

Este livro é, portanto, uma conversação grupal com Tom Andersen. Podemos imaginá-lo como um encontro em que cada autor(a) dá o testemunho de sua conversação pessoal com Tom; um encontro – pessoal e coletivo – em que cada um(uma) de nós diz: “foi assim que suas palavras e seu modo de se relacionar com as pessoas me tocaram”; como fomos perturbados, comovidos e melhorados por suas palavras, suas ações e seu “modo de ser”.

Tom costumava dizer (2005) que há quatro tipos de saberes: um saber racional (o da memória e da razão); um saber prático (que permite falar e fazer coisas); um saber relacional (que abre a possibilidade de conexão e de estar com os outros, que permite ampliar vidas a partir das conversações com outros); e um saber corporal (que é o que nos oferece as pistas para saber quando falar e silenciar, manejar as distâncias, regular os tempos relacionais como uma dança de corpos que falam uma linguagem quase invisível).

Todos nós pudemos testemunhar o quanto a vida de Tom foi um processo permanente de enriquecimento desses saberes e um constante exemplo pessoal da importância de integrar esses saberes em nossas práticas profissionais e em nossas vidas.

Em cada um dos capítulos deste livro – como em um holograma – encontraremos um aspecto, uma dimensão, uma ressonância, um testemunho da obra/vida de Tom que – não resta dúvida – excede a ilusão de pretender sintetizar em um livro toda essa vida, essa coerência, essa trajetória. Ao deixar flutuar no clima deste livro as ressonâncias que vão se produzindo, quem o lê se sente convidado a vibrar nesta sintonia.

Como diria Tom, as palavras não são inocentes, são muito materiais, muito corporais e, certamente, as palavras deste livro tampouco o são, uma vez que materializam uma proposta coletiva de seguir conversando com ele, apesar de sua morte.

Nas suas palavras: Goolishian costumava dizer: “Precisamos falar para aprender o que pensamos” e, citando seu ídolo Richard Rorty, agregava: “o mais importante é que a conversa continue” ... As palavras, sustenta Wittgenstein, nos ajudam a “saber como seguir adiante” (2005, p.12).

Em consonância com essas ideias, este livro também poderia se chamar: “COMO SEGUIR ADIANTE SEM TOM ANDERSEN”.

 

REFERÊNCIAS

García, A. G; Rodriguez, L. G.; Cruz, H. M. (2018). Palabras, Movimientos y Emociones. Chagrin Falls, Ohio: Taos Institute Publications.

Página12: “Yo solía pensar…” [Eu costumava pensar...], domingo, 13 de fevereiro de 2005. Disponível em: https://www.pagina12.com.ar/diario/psicologia/9-47157-2005-02-13.html

 

 

SAÚL IGNACIO FUKS
Psicólogo. Doctor en Psicología Clínica. Universidad de Belgrano. Especialista en Psicología Comunitaria. Profesor Honorario de la Universidad Nacional de Rosario. Director de la Maestría en Pensamiento Sistémico – Centro de Estudios Interdisciplinarios UNR – Argentina. Asociado a Taos Institute. Academic Advisor. (2019…) International Diploma in Social Construction and Professional Practice. The Taos Institute. Enseña regularmente en LA y Europa. Trabaja profesionalmente como terapeuta sistémico de parejas y familias y es consultor de proyectos comunitarios y organizacionales.
https://orcid.org/0000-0002-7129-9527
E-mail: cocofuks@gmail.com

Creative Commons License