SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número70Utilização de instrumentos reflexivos na formação de terapia familiar: "cadernos de viagem" e equipe reflexiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Nova perspect. sist. vol.30 no.70 São Paulo maio/ago. 2021

 

EDITORIAL

 

EDITORIAL

 

 

Adriano Beiras

Editor Coordenador da NPS

 

 

Com alegria, convido nossos leitores e leitoras para a leitura da Revista NPS n° 70. Nesta edição, seguindo nas comemorações dos 30 anos da nossa revista, em 2021, trazemos na seção Fronteiras um artigo originalmente publicado na edição NPS n° 8! Texto histórico, muito utilizado por nós, em formação e em práticas de terapia familiar, republicado nesta edição como uma homenagem à querida Vania Curi Yazbek (in memoriam), fundadora e docente do extinto Instituto Familae, de SP, ambas autora e instituição importantes para a história da revista e das práticas sistêmicas contemporâneas. Com o título Utilização de instrumentos reflexivos na formação de Terapia Familiar: "cadernos de viagem" e equipe reflexiva, a autora descreve instrumentos úteis para trazer reflexão em contexto de formação em terapia de família, de forma a desenvolver essa importante postura reflexiva nos profissionais.

Na sequência, implicados em temas da atualidade que estamos vivenciando, trazemos o artigo de revisão de literatura Repercussões do home office nos contextos do trabalho e da família: revisão integrativa, de Manoela Maris Ribeiro e Marcos Henrique Antunes. Nesse texto, busca-se compreender a emergência do trabalho remoto ou teletrabalho e seus efeitos nas famílias. Entre os resultados estão: maior autonomia e flexibilidade; dificuldades de adaptação; problemas relacionados à infraes-trutura; desafios no cumprimento de atividades compartilhadas e tarefas domésticas.

Ainda relacionado aos temas da atualidade emergente de nossos tempos decorridos na pandemia global de COVID-19, temos o artigo Produção de conhecimento sobre fenômenos psicossociais em tempos de Covid-19, de Danilo Conceição de Carvalho, Maricelly Gomez Vargas e Mônica Lima de Jesus. Nesse texto, autor e autoras apresentam o movimento do construcionismo social, seus princípios e especificidade, como importantes ferramentas que valorizam a multiplicidade de sentidos, discursos e contextos. Dessa forma, tais princípios mostram-se como úteis e importantes para pensar posturas e contextos para pesquisas em tempos de pandemia de COVID-19.

O artigo seguinte titula-se Fundamentos Epistemológicos da Teoria de Murray Bowen, de Ana Flávia Nascimento Otto e Maria Alexina Ribeiro. Esse texto revisa a teoria proposta por Murray Bowen, discutindo sobre sua atualidade para a terapia de família e conectando-a com pesquisas que comprovam suas hipóteses.

Temos também, nesta edição, o artigo Do método clínico centrado na pessoa à terapia de família relacionai sistêmica: diálogos possíveis, de Tamiris Esteves Nagem e Simone Bambini Negozio. A partir de um exemplo prático, baseado em um relato de experiência e um estudo de caso, as autoras relacionam o campo da medicina de família e comunidade, o método clínico centrado na pessoa e na abordagem familiar com a terapia de família relacional sistêmica, como abordagens semelhantes em suas preocupações de inclusão de questões psicossociais, de contexto e de comunicação.

Na sequência temos o artigo Transmissão Transgeracional de Padrões Conjugais e Familiares: Implicações para o Cuidado em Saúde, de Junia Denise Alves-Silva e Fabio Scorsolini-Comin. Trata-se de uma revisão narrativa onde se destacam produções sobre o tema explorado no texto: a família como meio privilegiado de transmissão; a aprendizagem de práticas educativas em família; a influência familiar na construção dos vínculos afetivos; e o papel do casamento. Os autores entendem como importante considerar esses aspectos no cuidado em saúde, promovendo uma atenção mais integrativa e humanizada.

O último artigo desta edição intitula-se Grupo "Diálogos de paz": atuação inter-setorial junto a homens autores de violência contra as mulheres, de Thais Helena Ramos Queiroz Mourão e Kevin Samuel Alves Batista. A autora e o autor trazem um relato de experiência de grupo reflexivo, realizado no Ceará, apresentando seus desafios, teorias e debates contemporâneos sobre o tema. Ademais, traçam aproximações com o aporte construtivista-narrativista com perspectiva de gênero e buscam potencializar a atuação intersetorial, ampliando o debate de gênero.

Para finalizar, temos as demais seções desta edição. Em Conversando com a Midia, Maria Luiza Bambini Vasconcellos nos sensibiliza a ver o premiado filme Meu Pai, do diretor Florian Zelller. Em Ecos, Denise Custodio Nunes de Araujo e Maria Gabriela Mantaut Leifert comentam o artigo sobre alienação parental, de Analícia Martins de Sousa e Fernanda Herminia Oliveira Souza, publicado na edição n° 69 da NPS. Em Estante de Livros, Leonora Corsini nos chama para as páginas do livro Torto Arado, premiado romance do autor baiano Itamar Vieira Junior. E para fechar bem nossa edição, em Família e comunidade em Foco, temos uma entrevista feita pelas diretoras do Instituto Noos, Adriana Scoz da Cunha Lima e Helena Maffei Cruz, com Edna Maria Malheiros da Costa e Giovana Beatriz Kalva Medina, sobre as vozes dos pais de crianças e adolescentes com deficiência.

Desejo uma excelente leitura!

Creative Commons License