SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Constructions in analysis: is the Freudian conception still valid?Parental power and filicide author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Rev. bras. psicanál vol.42 no.3 São Paulo Sept. 2008

 

CONSTRUÇÕES

 

Construções em análise: alguns elementos relevantes da discussão no 68º Congresso de Psicanalistas de Língua Francesa

 

Construcciones en análisis: algunos elementos relevantes de la discusión en el 68º Congreso de Psicoanalistas de Lengua Francesa

 

Constructions in analysis: some relevant elements for discussion from the 68th French Language Psychoanalysts Conference

 

 

José Martins Canelas Neto*

Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

O autor expõe alguns elementos significativos da discussão no 68º Congresso de Psicana­lis­tas de Língua Francesa. Dado o tema “construções em análise”, foram abordadas relações entre a questão da presença sensível do analista e de sua possibilidade de construir/interpretar e a problemática da inscrição de marcas mnêmicas de experiências de desmoronamento ou experiências traumáticas precoces.

Palavras-chave: Construção; Presença do analista; Inscrição de marcas psíquicas.


RESUMEN

El autor relata algunos elementos significativos de la discusión en el 68º Congreso de Psicoanalistas de Lengua Francesa. El tema “construcciones en análisis” llevó a abordar la cuestión de la presencia sensible del analista y su posibilidad de construcción/interpretación en la relación con la problemática de la inscripción de marcas mnémicas de la experiencia de desmoronamiento o traumas precoses.

Palabras clave: Construcción; Presencia del analista; Inscripción de marcas psíquicas.


ABSTRACT

The author reports some significant elements from the discussion at the 68th French Language Psychoanalysts Conference. The theme “constructions in analysis” led to the approach of the issue involving the analyst’s sensitive presence and the possibility of construction/interpretation in the relation with the problem of the register of mnemic marks of collapse or precocious traumatic experiences.

Keywords: Construction; Presence of the analyst; Register of psychic marks.


 

 

O 68º Congresso de Psicanalistas de Língua Francesa (cplf) ocorreu em maio de 2008, em Genebra, tendo como tema “construções em análise”. Pela terceira vez consecutiva, um grupo expressivo de analistas brasileiros participou ativamente. Como é hábito nesse Congresso, os analistas que escreveram seus relatórios devem apresentá-los por ocasião do Congresso. Os relatórios são o fruto de vários meses, senão anos, de reflexão e discussão com colegas. Em geral, nessa apresentação, o autor tenta resumir os pontos centrais de seu trabalho e as modificações que eventualmente faria após essas discussões.

A partir de minha escuta e de algumas notas tomadas durante o congresso, escrevi este texto, que contém minha visão dos pontos relevantes da discussão, sobretudo do relatório de Jacques Press, “Construção com fim, construção sem fim”, e do ateliê “Impasses e paradoxos”, do qual participei.

Press iniciou sua apresentação falando da importância que teve para ele a obra de Michel Fain, um dos analistas fundadores da Escola Psicossomática de Paris, juntamente com Pierre Marty e Michel de M’Uzan. Trouxe para debate a questão, abordada por Fain, da “mentalização” e de suas relações com a possibilidade de tolerar a passividade. Como veremos, e como apontado por outros nas discussões, o autor parece ter recebido uma grande influência de Winnicott. Segundo afirmou, havia para ele duas questões fundamentais que estariam no cerne de seu relatório: primeiramente, a do lugar do “temor de desmoronamento” (fear of breakdown, Winnicott) na função psíquica do ser humano, e, em segundo lugar, a questão da “presença sensível do analista”.

A questão winnicottiana do desmoronamento abarca todo o psicossoma, segundo Press. Ele deu como exemplo certas somatizações que funcionam como uma espécie de “fuga maníaca” do desmoronamento.

A seguir, considerou a idéia de que há sempre um “resto” dessas experiências, as quais no interior fracassaram em se sexualizar e, como conseqüência, em serem mentalizadas. Fain considera importante o papel da sensorialidade primária por exemplo, quando a separação é vivida como vivência de agonia interminável. Tocamos aqui no que Press chamou de “o informe”. Se tomarmos uma determinada análise, qualquer que seja ela, esse “informe” é considerado como algo, como marcas que estão “à espera de uma forma”, a qual necessita do objeto para sua mise en forme, sua colocação numa forma.

De acordo com Press, essa marca do informe só pode ser circunscrita pelas marcas mnêmicas do analista. Daí a importância que ele atribui à qualidade sensível da presença do analista. É passando por esta última que será delimitado, circunscrito, esse informe que insiste na transferência. Press também relacionou a noção de informe a uma excitação não metabolizável, ligada a forças maníacas.

O outro pólo apontado pelo autor, que o chamou de “presença sensível do analista”, concerne à questão de criar, no processo analítico, as condições que precedem um processo de pensamento. Poderíamos dizer: criar as condições de sustentação para que pensamento possa advir. Com sua presença sensível, com suas marcas e seu inconsciente, o analista vai inevitavelmente passar por um percurso identitário dentro da dupla analista-analisando, em cada análise singular. Essa função do analista a de criar as precondições para um processo de pensamento tem a ver com a qualidade de presença do objeto/analista. Em certos momentos, mínimas variações dessa qualidade de presença podem desencadear prejuízos na rede associativa já tecida na análise.

Press se pergunta: como age essa qualidade de presença? Para responder a pergunta, trouxe outra noção interessante, a de médium (meio, mídia). Assim, a qualidade de presença sensível do analista vai constituindo um médium, definido por ele como “aquilo sobre o qual e pelo qual uma imagem se torna visível”. Essa idéia de médium é vista por Press como algo que está na positividade, na presença, enquanto a imagem se relacionaria à ausência de algo.

Dentro desse percurso identitário da dupla, por vezes o reconhecimento de algo do paciente passa pela indiferenciação que se cria na situação analítica entre analista e analisando. A identidade do analista é flutuante o tempo todo. Por isso, ele deve desenvolver a capacidade de tolerar sua identidade, lembrando-se que às vezes um élan em direção ao paciente pode ser vivido como uma censura na sessão. Press salientou a importância e o cuidado que se deve ter, por exemplo, com a escolha das palavras que dizemos aos pacientes.

Valendo-se da metáfora da análise como construção de uma “teia de aranha” de representações e sentidos, o autor se pergunta: onde seria fixada tal teia? Para ele, essa teia analítica deve ser fixada, ancorada, na realidade vivida na sessão. Para sustentar a situação analítica, o enquadre analítico, ao longo das presenças e ausências, das construções e destruições, deve ter o que Press colocou como “um fundo pessoal desenhado pelo outro, pela alteridade”.

Durante a discussão, foram retomados inúmeros pontos específicos do relatório. Sendo impossível explicitar todos eles aqui, menciono somente alguns temas levantados na discussão plenária. Por exemplo, alguém perguntou por que ele havia feito uma interpretação referindo-se à mãe do paciente e não ao hic et nunc da sessão (referência ao caso clínico citado pelo autor). Press concordou que essa interpretação teria um valor de resistência, mas disse que, ao mesmo tempo, naquele momento do processo, ela adquiria valor justamente de uma construção. Quanto aos ataques ao enquadre (setting) que o paciente faz, Press salientou que esses não são só destrutividade, mas apontam algo que quer se exprimir na análise.

D. Ribas fez uma crítica bastante fundamentada à questão do sexual na visão winnicottiana, que parece influenciar bastante Press. Colocou que em Winnicott não há espaço para a cena primária, para os diferentes auto-erotismos, enfim, que o sexual está fora do assunto de que trata Winnicott. Ribas afirmou também ter tido a impressão de que, na esteira de Winnicott, Press não deu muita importância à noção de heterogeneidade do psiquismo humano, parecendo defender a unidade humana, que diria respeito a nós todos. Por fim, Ribas trouxe o problema, não muito aprofundado no relatório, do drama homossexual vivido pelo paciente, com a história do pai e de um tio homossexuais (ver resumo do relatório, publicado neste número, escrito por Ana Maria Brias Silveira).

Dando seqüência a esses questionamentos representativos de uma visão mais rigorosamente freudiana da Sociedade Psicanalítica de Paris, Press lembrou que o desmoronamento é para ele transbordamento pulsional, seguindo-se a uma extensão da pulsão a todo o corpo erógeno. Acrescentou uma idéia original, afirmando que a construção provém de uma impossibilidade de interpretar. A construção viria no lugar da interpretação. Nesse ponto, Marília Aisenstein fez uma intervenção preciosa, afirmando que toda interpretação é função de uma construção implícita para o analista e que a questão é saber se e quando a explicitamos ou não para o analisando.

Também foi lembrada a noção de Fain de “censura da amante”, quando a mãe retira seu narcisismo do bebê, tomando-o de volta para ela e voltando-se para o pai. O pai seria, assim, o lugar da identificação materno-feminina.

Laurence Khan falou de uma questão fundamental, ligada ao tema do congresso: a inscrição de marcas mnêmicas inconscientes. Seriam elas alguma coisa que já ocupou um lugar na vida psíquica passada? Mas se o que ocupa um lugar na vida psíquica é o que é simbolizado, como podemos afirmar a inscrição de algo?

O problema da inscrição psíquica do passado me faz retomar a introdução do relatório de Jacques Press, que tem início com o exemplo de Aby Warburg, analisado na monumental obra do filósofo Georges Didi-Huberman, A imagem supervivente [survivant]: História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Este último viveu na carne o dilema de como encontrar para sua loucura uma saída criativa. Pôde prosseguir sua construção intelectual e afastar-se do delírio após um período de alguns anos de internação psiquiátrica, tendo sido paciente de L. Binswanger. Num momento crucial do tratamento, teve de escolher entre o delírio ou a construção de sua teoria do Nachleben (sobrevivência, supervivência).

Traduzi o conceito de Nachleben (em francês, survivance) por supervivência em alusão a um sobrevivente que insiste na repetição. Essa idéia de uma vivência do passado que sobrevive ativa no presente, contida no conceito de Nachleben, parece-me muito fecunda na exploração do tema da construção e da inscrição do passado em nós.

Press aproxima o conceito de Warburg do fato de que nenhuma figuração pode ser isolada de seu contexto sem que se violente a história. A supervivência do passado aparece nas falhas, nos imprevistos, naquilo que detona algo, nas rupturas etc. Para Didi-Huberman “a verdade arcaica se desvela melhor no après-coup”. Como mostra Press, a partir de Warburg,

é na própria forma da obra que se marcam as pegadas do passado, a intricação do tempo. O passado não está escondido por detrás do presente, mas o infiltra, dando a ele seus modos de organização e de hesitação particulares. É então antes o presente que revela o passado infiltrado nas modalidades de apresentação (presentificação) e em suas rupturas (citação do relatório, não publicado).

Em outro trecho, o autor coloca as conseqüências dessa maneira de ver a presença do passado na prática analítica: “Trata-se menos de construir o fato passado do que o olhar que permita vê-lo, existir; trata-se menos de interpretar um conteúdo do que construir a forma que permita ao conteúdo advir”.

Para finalizar estas considerações, gostaria de relatar brevemente um dos ateliês de discussão em pequenos grupos de temas conexos ao tema central do congresso. Pude apresentar um trabalho clínico cujo tema toca em algo que Press coloca no final de seu relatório: a questão dos impasses e paradoxos na análise. Press vai opor o impasse ao conflito, afirmando que nesse último há uma abertura para novos sentidos, enquanto na situação de impasse não desembocamos em nada.

Nesse ateliê, foram discutidas quatro situações clínicas diferentes de impasse. Apresentaram material: Suzan Heenen-Wolff, de Bruxelas, Luciane Falcão, de Porto Alegre, Nicolas de Coulon, de Lausanne, e eu próprio. A coordenação, calorosa e muito bem feita, ficou a cargo de dois analistas da spp, Dominique Bourdieu, de Paris, e Alain Ferrant, de Lyon.

A discussão constatou que as situações de impasse convocam especialmente a posição do analista. Mas, por outro lado, esses momentos são também a oportunidade de uma renovação do processo analítico. A dificuldade, em todos os casos, era permanecer na posição de analista e, ao mesmo tempo, manter o dispositivo e a potencialidade do processo. Os casos variavam em sua expressão por exemplo, um caso de ódio na contratransferência, um caso de traumatismo sexual, outro com uma transferência passional intensamente erotizada e atuada. O que há de comum é que esses pacientes, de diferentes maneiras, implicam o analista em sua história e este mergulha fundo no mundo do paciente. Mas ele não está sozinho, como colocou Ferrant:

seu [do analista] grupo de referência, um colega, o trabalho da escrita surgem como elementos terceiros. Acreditar que podemos nos virar sozinhos bloqueia toda via de saída. A análise abre um dispositivo no seio do qual situações outrora vividas pelo paciente vêm se transferir, simbolizar-se a seu modo, simbolizar-se em impasse, implicando o impasse da contratransferência.

 

Referências

Press, J. Construction avec fin, construction sans fin [Construção com fim, construção sem fim]. 68º Congresso de Psicanalistas de Língua Francesa. Genebra, maio de 2008.        [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência
José Martins Canelas Neto
Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo - SBPSP
Rua Baltazar da Veiga, 24 - Vila Nova Conceição
04510-000 São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 11 3842-4769
E-mail: josecanelas@uol.com.br

Recebido em 7.9.2008
Aceito em 15.9.2008

 

 

* Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo SBPSP.

Creative Commons License