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Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Rev. bras. psicanál vol.43 no.4 São Paulo  2009

 

ARTIGOS

 

Reflexões sobre não-sonho-a-dois, enactment e função alfa implícita do analista1

 

Reflexiones sobre no-sueños-a-dos, enactment y la funciónalfa-implícita del analista

 

Reflections on non-dreams-for-two, enactment and the analyst's implicit alpha-function

 

 

Roosevelt M.S. Cassorla 2

Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro SBPRJ

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Este trabalho aprofunda a discussão, iniciada em outros textos, sobre não-sonho-a-dois, enactment e função alfa implícita do analista em que se discutiam dificuldades da dupla analítica em lidar com áreas de mente não simbolizadas. As ideias iniciais surgiram de configurações clínicas em que o analista estava envolvido em um conluio obstrutivo, sem se dar conta dele, constituindo-se não-sonhosa- dois ou enactments crônicos. Em determinado momento (Momento M) um ato impensado, reflexo da situação da dupla analítica, indica mudança catastrófica potencialmente destrutiva do processo analítico. No entanto, surpreendentemente, após esse ato o processo se torna mais criativo. Demonstra-se que nesse momento M (nomeado enactment agudo) são revividas, em forma atenuada, situações traumáticas que não haviam sido simbolizadas e que se mantinham escondidas durante o conluio obstrutivo inicial. A observação clínica leva o autor a concluir que durante esse conluio inicial (não-sonhos-a-dois) a dupla analítica se paralisava para evitar contato com a realidade, sentida como traumática. Mas, ao mesmo tempo, através de comunicação inconsciente entre paciente e analista, este injetava função alfa implícita no paciente. Essa injeção é feita pouco a pouco, evitando retraumatismo, e recuperando áreas traumatizadas. Em determinado momento, quando ocorre suficiente recuperação, o campo analítico é tomado por não-sonhos traumáticos que estão sendo sonhados, ao vivo. Dessa forma eles podem ser incluídos na rede simbólica do pensamento. São apresentadas hipóteses sobre funções dos não-sonhos-a-dois e sobre a comunicação inconsciente entre paciente e analista que possibilitam o sonho, através da função alfa implícita. Finalmente, o autor se propõe a classificar os não-sonhos sob diferentes vértices e supõe que o analista, enquanto re-sonha o sonho de seu paciente, em área não psicótica, pode estar, em forma implícita e ao mesmo tempo, sonhando não-sonhos psicóticos, traumáticos e outros que escondem áreas de não representação da mente primordial.

Palavras-chave: trauma; sonhar; função alfa implícita; comunicação inconsciente; técnica analítica; teoria do pensamento; Bion; reversão da perspectiva; não-sonho; não-sonho-a-dois; mudança catastrófica; transformações; classificação de não-sonhos.


RESUMEN

Este trabajo profundiza la discusión, iniciada en otros textos, sobre no-sueño-a-dos, enactment y función alfa-implícita del analista en que se discutian dificultades de la dupla analítica en lidiar con áreas de la mente no simbolizadas. Las ideas iniciales surgieron de configuraciones clínicas en que el analista estaba involucrado en una colusión obstructiva sin darse cuenta y constituyendose no-sueños-ados o enactments crónicos. En determinado momento (Momento M) un acto impensado, reflejo de la situación de la dupla analítica, indica cambio catastrófico potencialmente destructivo del proceso analítico. Entretanto, sorprendentemente, después de ese acto el proceso se torna más creativo. Demuestrase que en ese momento M (nombrado enactment agudo) son revividas, en forma atenuada, situaciones traumáticas que no habían sido simbolizadas y que se mantenían escondidas durante la colusión obstructiva inicial. La observación clínica lleva el autor a concluir que, durante esa colusión inicial (no-sueños-a-dos) la dupla analítica se paralizaba para evitar contacto con la realidad, sentida como traumática. Pero, al mismo tiempo, através de comunicación inconsciente entre paciente y analista este injectaba función-alfa implícita en el paciente. Esa injección es hecha poco a poco, evitando re-traumatismo, y recuperando áreas traumatizadas. En determinado momento, cuando ocurre suficiente recuperación, el campo analítico es tomado por no-sueñoss traumáticos que estan siendo soñados, al vivo. De esa manera ellos pueden ser incluidos en la red simbólica del pensamiento. Son presentadas hipótesis sobre funciones de los no-sueños-a-dos e sobre la comunicacion inconsciente entre paciente y analista que hacen posible el sueño, através de la función-alfa implícita. Finalmente el autor se propone a clasificar los no-sueños bajo diferentes vértices y supone que el analista, mientras re-sueña el sueño de su paciente, en área no psicótica, puede estar, en forma implícita y al mismo tiempo, soñando nosueños psicóticos, traumáticos y otros que esconden áreas de no representación de la mente primordial.

Palabras clave: trauma; soñar; función-alfa implícita; comunicacion inconsciente; técnica analítica; teoria del pensamento; Bion; reversion de la perspectiva; no-sueño; no-sueño-a-dos; cambio catastrófico; transformaciones; clasificacion de los no-sueños.


ABSTRACT

This article is intended as a contribution to the discussion, begun inother texts, on non-dreamsfor- two, enactment and the analyst's implicit alpha-function. In the previous articles, as well as in this one, the focus is on the difficulties faced by the analytic dyad in their efforts to deal with unsymbolized areas of the mind. The original ideas emerged from clinical configurations where the analyst was involved inobstructive collusion without being aware of it, and this constituted non-dreams-for-two, or chronic enactments. At a certain moment (Moment M) an unthought act by the analyst and/ or the patient, which reflected the situation of the analytic dyad, indicated a catastrophic change that could be potentially destructive of the analytic process. Surprisingly, however, after this act the process became more creative. The article shows that, at this Moment M (also designated as acute enactment), traumatic situations – that had not been symbolized and that were unnoticeable during the initial obstructive collusion – are re-lived inattenuated form. Clinical observation led the author to conclude that, during this initial collusion (non-dreams-for-two) the analytic dyad becomes paralyzed inorder to avoid contact with reality, which was felt as traumatic. At the same time, however, through unconscious communication between patient and analyst, the analyst injected implicit alpha-function into the patient. This injection was carried out gradually to avoid re-traumatism, and gradually restored traumatized areas. At a certain moment, when there has been sufficient recovery, the analytic field is occupied by traumatic non-dreams that are being dreamed here-and-now. They can thus be included in the symbolic net of thought. Hypotheses are presented on the functions of non-dreams-for-two and on the unconscious communication between patient and analyst that enable the dream through the implicit alpha function. Finally, the author suggests that non-dreams should be classified under different vertexes and supposes that the analyst, as he re-dreams the dream of his patient ina non-psychotic area, can be, simultaneously and implicitly, dreaming psychotic, traumatic and other non-dreams that conceal areas of non-representation in the primordial mind.

Keywords: trauma; enactment; dreaming; implicit alpha-function; analytical technique; theory of thinking; Bion; reverted perspective; non-dream; non-dream-for-two; catastrophic change; transformations; classification of non-dreams.


 

 

O objetivo deste trabalho é aprofundar reflexões anteriores (Cassorla, 1995, 2001, 2003, 2005a, 2005b, 2007, 2008a, 2008b, 2008c) sobre os temas do título, no intuito de pensá-las junto com os colegas.

Seguindo as ideias de Bion (1962a;1962b, 1963, 1992) espera-se que na situação analítica ideal ocorra um sonho-a-dois em que sonho se refere ao pensamento onírico da vígília (produto de elementos alfa) manifestação de transformações de fantasias inconscientes primitivas e de elementos beta. Esse sonho corresponde à fileira C da grade (Bion, 1963, 1977), juntamente com os mitos e os sonhos noturnos. O sonho do paciente mostra cenas que constituem um enredo ou história que estimulará o analista a contracenar no campo analítico. Esse enredo surge com forte pregnância visual, como sequência de ideogramas ou pictogramas. Esses pictogramas são fruto da função alfa, início da simbolização.

Quando a função alfa está perturbada, o paciente não tem condições de sonhar. Os elementos beta por ele eliminados, muitas vezes consequentes à destruição de formação simbólica incipiente (reversão da função alfa) (Bion, 1963) demandam que o analista os sonhe. Isto é, o analista transformará experiências emocionais brutas do paciente em imagens visuais, que ele interpretará como se fosse um sonho próprio, fruto de sua capacidade analítica. Nas palavras de Meltzer (1983):

"O que parece acontecer é que o analista escuta seu paciente e observa a imagem que surge em sua imaginação. Poderíamos afirmar, certamente, que ele permite que o paciente lhe evoque um sonho. Naturalmente este sonho é seu e ele foi fruto de vicissitudes de sua própria personalidade (…). Desde esse ponto de vista podemos imaginar que toda tentativa de formular uma interpretação de um sonho do paciente implicaria o preâmbulo tácito: 'Enquanto eu escutava seu sonho eu tive um sonho que, em minha vida emocional, poderia significar o seguinte, que eu divido com você na esperança que ele lance alguma luz sobre o significado que seu sonho tem para você'" (p. 90; tradução minha).

Ao percebermos que o sonho sonhado pelo analista, ainda que tentativa de sonhar o do paciente, é um sonho próprio, do analista, fica evidente que fatores próprios, da pessoa real do analista entram em jogo. Eles serão tanto mais exigidos quanto menor a capacidade de simbolizar do paciente.

Grotstein (2000, 2004) explicita, em outros termos, que o analista é chamado, provocado ou instado a responder às emoções e associações do analisando com suas próprias emoções pessoais. A função alfa do analista, trabalhando em estado de rêverie, faz com que emoções e experiências próprias que ressoam a verdade emocional do paciente sejam localizadas e reunidas inconscientemente, indicando como senso comum (Bion, 1963) a verdade clínica do momento.

Quando o paciente pode sonhar estamos em área não psicótica da personalidade (Bion, 1957/1967), capaz da formação de símbolos. Como vimos, o analista se deixa levar pela expressividade emocional das cenas vividas, pela sua capacidade de rêverie e as resonha. O sonho do analista, contado ao paciente, refaz e amplia a rede simbólica, gerando novos significados e revelando novas vertentes ao assinalar ou desfazer defesas que o paciente não conhecia. O paciente, por sua vez, ao re-sonhar o sonho contado pelo analista lhe mostra, como "seu melhor colega" (Bion, 1980; Ferro, 1996/2002) o efeito do seu trabalho, e assim por diante. Portanto, ambos os membros da dupla, ao mesmo tempo, sonham e são sonhados.

Dependendo do vértice de observação esses sonhos, que ocorrem entre ambos os membros da dupla analítica, poderão ser considerados pertencentes ao paciente, ao analista ou a ambos, paciente e analista. A ideia de campo analítico (Baranger & Baranger, 1961-62/1968) indica que nada ocorre em um dos membros da dupla sem a participação do outro e o que realmente importa é a experiência emocional que ocorre entre as duas pessoas e o que será feito com ela (Bion, 1962b). Os conceitos terceiro analítico, de Ogden (1994a, b), e holografia afetiva, de Ferro (1992/1999, 1996/2002, 2009), enfatizam o terceiro vértice, que coexiste com os outros dois numa relação dialética. Dessa forma, qualquer que seja o vértice podemos afirmar que paciente e analista se envolvem num sonho-a-dois.3

O conceito pictograma afetivo (Barros, 2000) aprofunda a compreensão das maneiras como pulsões e fantasias inconscientes se manifestam no teatro da análise. O processo onírico implica um trabalho de elaboração de experiências emocionais, em busca da migração para a figurabilidade (Freud, 1900/1962). Esta migração ocorre numa atmosfera afetiva que inconscientemente determina o sonho, produzindo-se imagens que captam e expressam as formas iniciais de constituição do significado dessas experiências, numa espécie de metabolização da vida emocional. O pictograma afetivo constitui-se na primeira forma de representação mental de experiências emocionais, fruto da função alfa, constituindo o pensamento onírico, através de imagens fortemente expressivas e evocativas. O pictograma afetivo contém, potencialmente, no processo de sua constituição e na própria figuração, significações ocultas e ausentes, que pressionam a mente a ampliar seus instrumentos de representação.

Quando o paciente não pode ou falha em simbolizar nos encontramos em área psicótica da personalidade (Bion, 1957/1967). Não será possível sonhar e o paciente manifestará seu estado mental por meio de descargas em atos, comportamentos, sintomas, fala e outras transformações em alucinose (alucinações, onisciência, crenças, fanatismo, delírios etc.) (Bion, 1965). Outra possibilidade é que revele vazios (Green, 1998). O analista ouve o paciente, mas principalmente sofre em si mesmo a ação das identificações projetivas massivas do paciente. O analista vivencia o produto dessas descargas como incômodos, dor mental, sintomas, dificuldades ou bloqueios no pensar, acompanhados ou não de esboços de cenas. Quando existem, esses esboços são pobres, sem ressonância emocional e indicam o contato com áreas não simbólicas, esboços fracassados de símbolos, eventualmente equações simbólicas, que pressionam a mente do analista em busca de significação. Propusemos chamar essas evacuações de não-sonhos.4

O analista sente-se pressionado a se livrar dos não-sonhos que o paciente lhe introduz. Concomitantemente, sente-se pressionado a buscar formas de simbolizá-los. Sua função analítica permite que ele se deixe invadir e vivencie os aspectos projetados. Ao mesmo tempo, ou em seguida, discrimina-se deles e os desvenda, dando-lhes significado. Inicialmente, como vimos, por meio de imagens que, por sua vez, pressionam por novas formas de representação, principalmente por meio de palavras. Num primeiro momento, ou mesmo depois, é possível que o analista não as encontre. A cena continuará, numa busca de significação, enquanto o analista mantém sua capacidade negativa (Bion, 1970) até que símbolos verbais surjam. Estes, por sua vez, atraem novos símbolos, sensoriais, imagéticos e principalmente verbais, ampliando os significados. Com isso se alarga o universo mental, abrindo a experiência para novas conexões simbólicas, novos significados, maior desenvolvimento emocional e riqueza do trabalho da dupla. Cenas e enredos que ocorrem no teatro da análise se ampliam e sofisticam e isso nunca se completa, gerando significado numa ampliação contínua da mente, ocorrendo o que Imbasciati (2001) chama simbolopoese que acontece dentro do que Ferro (2009) chama campo onírico holográfico em expansão constante. Estamos frente ao funcionamento adequado do aparelho de pensar pensamentos cuja origem é fruto do trabalho-de-sonho-alfa ou função alfa.

Sonhos e não-sonhos são, na verdade, extremos ideais de um continuum relativo à capacidade de mentalização,5 simbolização e funcionamento de mente que estimulam/atacam essa capacidade, assim como elementos beta <–> elementos alfa e PS<–>D. Entre esses extremos encontraremos sonhos que relutam em ampliar seu significado, misturas de sonho e não-sonho, sonhos que se transformam em não-sonhos, não-sonhos quase sonhados (em graus variados), sonhos que encobrem não-sonhos e vice-versa, não-sonhos manifestados como pesadelos, não-sonhos concretos que simulam sonhos, não-sonhos que passaram desapercebidos no passado e que são recuperados quando o paciente pode simbolizar etc. Voltaremos a este assunto no Apêndice a este trabalho.

Como vimos, o analista deve suportar o não-saber que faz parte do não-sonho, enquanto tenta sonhá-lo. Isso pode não ser possível, por falhas técnicas, por limitações de função alfa e/ou porque o não-sonho do paciente mobilizou áreas próprias do analista, não suficientemente sonhadas em sua vida, ou que – ainda que sonhadas – não suportam serem re-sonhadas. A "indigestão" do analista frente aos elementos brutos do paciente costuma envolver fatores de ambos os membros da dupla.

Nessas situações o não-saber será vivido como objeto interno persecutório. Por isso, o analista pode apelar para o já-sabido, memórias, desejos, teorias, crenças, utilizadas não por serem verdadeiras, mas como formas de aplacar o objeto persecutório. Essa substituição do não-sabido pelo já-sabido é estimulada pela presença não neutralizada do superego destrutivo da parte psicótica da personalidade (Bion, 1959/1967), moralístico e onisciente, que ataca qualquer não-saber que pode ser transformado em já-sabido.

Quando o analista também se vê impedido de sonhar o não-sonho do paciente, ambos os membros da dupla se envolvem em não-sonhos-a-dois. Podemos dizer que a mente do analista fica possuída pelo não-sonho do paciente que cai sobre o ego do analista (Freud, 1917/1962), bloqueando sua capacidade de sonhar e pensar. Sua substituição pelo já-sabido lembra reparações maníacas e obsessivas.6

Penso que não-sonhos-a-dois configuram o que tem sido chamado na literatura psicanalítica enactments. Trata-se, portanto, de situações em que a dupla analítica, sob o efeito de identificações projetivas massivas, envolve-se em conluios sem ter consciência disso. Os enactments podem ser agudos e crônicos. Estudaremos esse conceito adiante.

Em resumo, consideramos neste texto:

1. Não-sonho, revelado como produto de identificações projetivas massivas de elementos beta. Um não-sonho é um sonho que não ocorreu ou que foi interrompido (Ogden, 2004) por reversão da função alfa. Ele poderá ser sonhado caso encontre uma mente continente, capaz de trabalho-de-sonho-alfa.

2. Sonho-a-dois: durante o processo analítico o analista tentará sonhar os sonhos e os não-sonhos do paciente. No primeiro caso, gerando significados que ampliem a rede simbólica. No segundo, partes dessa rede terão também que ser refeitas ou mesmo criadas pela primeira vez. Ambas situações podem ocorrer ao mesmo tempo, já que sonhos coexistem com não-sonhos.

3. não-sonhos-a-dois: quando o analista não consegue sonhar os não-sonhos do paciente e não se dá conta disso. Estamos frente a um enactment.

 

A clínica

As ideias iniciais deste trabalho foram fruto de observações clínicas com as seguintes características: um processo analítico, que o analista julga estar sendo produtivo, é invadido bruscamente por atos não pensados. O analista sente-se incomodado com o fato imaginando que essas descargas são produto de erros por ele cometidos. No entanto, observando as consequências de seus supostos erros, ele se dá conta de que sua origem se relaciona à ruptura de um conluio obstrutivo que vinha ocorrendo, antes, entre os membros da dupla analítica, conluio esse imperceptível para ambos. Para facilitar o estudo dessas situações, dividi-las-emos em etapas:

Fase 1. O analista sabe que está diante de um paciente difícil. Ainda que seu trabalho se defronte com fortes obstáculos ao crescimento mental, sente-se satisfeito. Acredita que o processo analítico está correndo bem, com desenvolvimento no trabalho da dupla analítica. Confia em sua função analítica e está certo de que, com o tempo, as obstruções serão compreendidas e desfeitas. Continua trabalhando.

Momento M: De repente, o analista se surpreende efetuando uma intervenção que, imediatamente, considera inadequada – uma descarga, um ato não pensado. Sente-se constrangido e confuso. A percepção que ficou fora de si, tomado por uma força desconhecida, o faz questionar sua sanidade mental. Face ao fracasso de sua função analítica tem certeza que fez mal ao paciente. Assustado e culpado, receia também que o paciente o retalie ou abandone.

Fase 2. No entanto, nada disso acontece. Ao contrário, após essa ocorrência, o processo analítico se torna mais criativo e o novo material indica ampliação da rede simbólica do pensamento. A desconfiança inicial do analista frente a essa expansão é logo substituída pelo desejo de compreender o que ocorreu.

O analista, estudando a situação retrospectivamente, verificará que sua impressão inicial, de que o processo analítico caminhava bem (Fase 1), estava errada. Na verdade, ele vinha estagnado em algumas áreas e o analista não tivera condições de perceber esse fato. Em seguida, o analista se propõe a investigar as origens das descargas inadequadas (Momento M), os fatores que fazem o analista ficar cego para a estagnação do processo (na Fase 1), e o que ocorre após o Momento M, que torna o processo analítico produtivo (Fase 2).

No decorrer dos anos a presença de configurações similares, principalmente em supervisões e seminários clínicos, permitiram que o autor ampliasse suas hipóteses iniciais. Ao mesmo tempo aumentaram suas dúvidas.

 

Os pacientes (Fase 1)

Sua característica inicial mais marcante é a pletora agressiva de queixas e lamentações. Ao contrário de pacientes que não vinculam seu sofrimento a nenhuma idéia, colocam cenas, enredos e narrativas no campo analítico, de uma forma tal que fazem o analista imaginar que está frente a sonhos da vigília e da noite. Neles surgem objetos, fantasias e situações atuais e passadas que, rapidamente, são responsabilizados pelo sofrimento do paciente. Quando o analista é incluído manifestamente na trama, ele se felicita por poder viver no aqui-e-agora experiências emocionais que pode facilmente identificar e compreender. Essa aparente facilidade se revelará, no futuro, um obstáculo ao trabalho analítico.

O processo, no entanto, é logo perturbado por outras manifestações que passam a predominar. O analista percebe que suas interpretações são desvitalizadas, negadas ou transformadas em algo persecutório. Ele supõe que está falhando em sua compreensão, mas não está suficientemente convencido do fato. Verifica, então, que o paciente não suporta entrar em contato com fatos da realidade utilizando, para tal, ataques aos vínculos (Bion, 1959/1967) incluindo a mente do analista. Em outras palavras, ao mesmo tempo que o analista se sente confortável trabalhando em terreno conhecido, ele não pode ignorar a força concomitante de áreas primitivas que se manifestam por meio de descargas ou cenas e enredos estanques e repetitivos que não lhe despertam imagens ou ideias suficientemente criativas, isto é, não-sonhos. A maior parte do tempo o analista tentará sonhar esses não-sonhos do paciente. Este, por sua vez, tentará reverter para não-sonhos os sonhos do analista.

O analista, sentindo-se incapaz de sonhar, corre o risco de apelar para memórias, desejos, crenças e teorias. Pelo fato de perceber esse risco e poder evitá-lo o analista sentese confiante em relação à manutenção de sua capacidade analítica. Dessa forma, o profissional imagina que está trabalhando, concomitantemente, com: 1. Sonhos do paciente que re-sonhados pelo analista constituem sonhos-a-dois. 2. Sonhos e não-sonhos do paciente que sonhados pelo analista são atacados, transformados em não-sonhos, imprestáveis para o pensar. 3. não-sonhos do paciente que o analista está tentando sonhar, sem muito sucesso, consciente do risco de ter sua capacidade analítica prejudicada por eles e não se dar conta do fato.

Ainda que, na maior parte do tempo, o trabalho pareça estéril e o analista se sinta atacado em sua potência analítica ele continua interessado em vivenciar e compreender os mecanismos obstrutivos do paciente. O sentir-se desafiado também o estimula. Pensa que o processo analítico está sendo tão produtivo quanto possível e que os obstáculos fazem parte das vicissitudes encontradas frente a áreas bloqueadas na capacidade de sonhar e pensar. Tem certeza que, se mantiver capacidade negativa (Bion, 1970) – da qual faz parte paciência – acabará por desfazer os obstáculos através de sua função alfa. Essa certeza é corroborada por outros fatos: o paciente não demonstra qualquer desejo de interromper a análise; paradoxalmente o analista sente o paciente emocionalmente próximo; ocorrem fases em que acontecem sonhos-a-dois que tornam o trabalho gratificante.

Nessas fases, o analista tem a impressão de que está ocorrendo expansão mental, mas, por vezes, ele se surpreende perguntando se sua impressão está correta. Um observador externo, no entanto, não teria essa dúvida – ele afirmará que não percebe essa expansão e mostrará que está ocorrendo um conluio obstrutivo fruto de não-sonhos-a-dois (enactments crônicos) não percebido pelo analista.

Como exemplo clínico descrevo trecho de sessão do início do terceiro ano de análise de uma jovem mulher, L, que mora com os pais.7

A sessão ocorre após um fim de semana prolongado em que, a despeito de suas inibições, medos e fobias, Liria tentar fazer uma viagem.

Inicia falando em forma desesperada, dizendo que tem muito para contar sobre a viagem, a sessão não vai ser suficiente, está mal, muito mal, a viagem foi horrível. Segue-se, sem interrupção, uma ladainha de queixas, num tom de voz que intensifica sua importância, como que tentando convencer o analista de seu sofrimento. Conta que tudo foi muito cansativo, horas viajando, muito calor, insônia; ficou muito ansiosa antes da viagem, quase desistiu, o hotel era péssimo, a comida intragável. E, sempre sentindo-se mal, medindo a pressão a cada hora. Não sabe como conseguiu, com muito esforço, passear um pouco. Mas ficou isolada, os companheiros de viagem eram muito desagradáveis. Chegou de madrugada. Teve que acordar cedo para vir à sessão. Está com muito sono. Nunca mais vai viajar de novo etc.

O analista sente-se invadido pelas queixas e lamentações. Tenta não se deixar confundir pelos sentimentos odiosos e torturantes que tomam o campo analítico, mas sente dificuldades. Percebe que várias interpretações lhe vêm à mente sobre o conteúdo do material, mas sabe que são inadequadas, teóricas, sem ressonância e as descarta rapidamente. Percebe, então, uma imagem mental – uma espécie de estranha máquina de tortura – que reduz tudo a pó, cinzas de morte.

O analista sente que precisa, rapidamente, brecar seu funcionamento. Ao interromper as lamentações de L o analista percebe que ela não gosta. Conta-lhe que percebe o funcionamento de uma máquina de tortura interna, trituradora, que transforma tudo em merda. O analista não gosta de ouvir-se – seu tom de voz saiu raivoso e estranhou ter usado a palavra merda. Não é seu hábito falar dessa forma… Em resposta à sua intervenção L se queixa, violentamente, que o analista não a deixa falar, que não pode se queixar. Grita e o acusa de ter gritado com ela. O analista assinala que ela está gritando para que possa continuar lamentando-se e a convida a pensarem juntos que função tem tudo o que está ocorrendo nesse momento. L responde acusando-o de que ele não acredita em seu sofrimento e detalha ainda mais suas lamentações, com o claro intuito de convencê-lo da realidade e intensidade de suas desgraças. O analista assinala sua desconfiança e também as dificuldades em perceber as coisas boas, a viagem, a primeira em tantos anos, a despeito das dificuldades. (O analista sente-se algo inadequado por perceber que um dos motivos para mostrar-lhe o "lado bom" era escapar da ansiedade persecutória).

L aparentemente não ouve, mas surpreende o analista com um material aparentemente novo, diferente. Conta que chegou em casa de madrugada e não encontrou a mãe no quarto. Ficou assustada. Sem qualquer pensamento consciente, o analista se surpreende dizendo: "E você pensou que a tinha matado ?" Responde que sim, que havia pensado exatamente isso. Foi tomar banho. Depois abriu a porta do quarto e a mãe estava lá, dormindo. "Mas fingiu que não me ouviu".

O analista pergunta como ela sabe que a mãe a ouviu. Responde dizendo que fez muito barulho na casa.

A sessão continua com L retomando suas queixas.

Ao final da sessão o analista sabe que sobreviveu, como a mãe, e que tem de continuar suportando o barulho até que fatos selecionados emerjam, sem "fingir" que não ouve.

 

O Momento M

Até agora descrevemos a Fase 1 na qual encontramos um paciente agressivo que se queixa e um analista consciente das dificuldades e relativamente satisfeito com seu trabalho, certo de que, com o tempo, as dificuldades serão vencidas. Em algum momento do processo ocorre uma intervenção inadequada do analista (Momento M).

Com L isso ocorreu quatro meses após o trecho de sessão relatado.

Como em outras ocasiões L transformou uma intervenção do analista, deformando-a, tornando-a persecutória e atacando o analista por isso. Não ouve e insiste teimosamente que o analista a acusara injustamente etc. Grita com o analista enquanto este se defende desajeitadamente tentando dizer que não dissera nada do que ela imaginara ter ouvido…

Nesse momento, sem pensar, o analista bate sua mão com força no braço de sua poltrona, ao mesmo tempo que, falando mais alto do que ela, a interrompe. Reclama que não o deixa falar e não o ouve. Nesse instante L para com seus gritos e diz, calmamente, com ar vitorioso, num tom irônico, que o analista gritou com ela e ficou nervoso. Ele responde que sim, ela tem razão, ficou nervoso – é um ser humano. Acrescenta "ainda bem que posso ficar nervoso, porque senão você me obrigaria a concordar com tudo o que você diz e, nesse caso, eu estaria com medo de você e você não teria mais um analista"

Nada mais ocorre no restante da sessão, paciente e analista refletindo, em silêncio.

O analista sente-se constrangido e culpado por sua inadequação, certo de que não suportou os ataques de L por deficiência de sua capacidade analítica. Está, também, preocupado com a repercussão de seu descontrole em L. Tem receio de ter descarregado partes loucas próprias, reativadas ou desconhecidas e surgem dúvidas se poderá continuar sendo psicanalista. Imagina L sofrendo e preparando-se para uma terrível retaliação, incluindo a interrupção da análise.

 

A Fase 2

Após o Momento M (Fase 2) o analista culpado e ansioso, movido por desejos reparatórios, busca observar, minuciosamente, o que ocorre após a explosão e nas sessões seguintes. E, se surpreende. Ao contrário do que imaginava não só a paciente não o abandona ou retalia como a relação parece mais próxima e criativa.

Na situação descrita diminuíram as queixas e lamentações. L parecia sonhar e pensar em forma mais coerente e o analista sentia-se ouvido e considerado em suas colocações. Inicialmente imaginou que L o estava poupando por senti-lo enfraquecido e que, logo, os ataques voltariam.

Mas essa suspeita não coincidia com os fatos. L não estava apenas menos violenta, mas cada vez mais próxima, com uma boa capacidade de observar o que estava ocorrendo com ela e na situação analítica. O mesmo ocorria com o analista. Este percebeu, em seguida, que não estava sendo poupado – os ataques continuavam, mas suas colocações eram ouvidas e faziam efeito. Ambos os membros da dupla podiam sonhar juntos e se ampliava a rede simbólica do pensamento.

O estudo de situações clínicas desse tipo mostra que, na Fase 2, os pacientes costumam trazer, nos relatos simbólicos, lembranças inéditas e sonhos que, como fatos selecionados, remetem a situações traumáticas vivenciadas em tempos iniciais, situações essas nunca antes sonhadas ou não de uma forma tão clara. Elas podem, por vezes, ser vinculadas a vicissitudes do trabalho da dupla. O analista percebe que a expansão da mente, na Fase 2, vai muito além da que imaginava ocorrer quando se sentia paciencioso, na Fase 1.

L trouxe memórias inéditas e sonhos noturnos relacionados a situações de abandono, tais como internações hospitalares e tentativas de suicídio da mãe e ameaças de separação dos pais, que puderam ser relacionadas a afetos vivenciados na relação com o analista. Por exemplo, lembra-se de situação traumática de infância, que não fora relatada, em que, ao entrar em casa procurou sua mãe por todos os cômodos e não a encontrou. Imaginou, então, que ela havia morrido e desesperou-se, sentindo-se sufocada e tendo que ser socorrida em pronto-socorro.

O analista imaginou que a paciente vivenciou situações desse tipo no Momento M. A concordância de L, no entanto, não foi convincente. Adiante veremos que novos elementos tornarão o Momento M mais compreensível.

 

A dupla reversão de perspectiva

Frente a esses fatos novos e surpreendentes, o analista é obrigado a rever suas hipóteses. Como após o Momento M o processo analítico torna-se potente, com maior expansão da capacidade de pensar, ele é obrigado a deduzir que isso não estava ocorrendo antes. Sua percepção de que o processo, com L, estava sendo produtivo na Fase 1 revelava-se, portanto, errada: ele estava estagnado e a dupla se encontrava envolvida num conluio em que, predominantemente, o paciente atacava o analista e este, em nome da paciência, não reagia de forma adequada, tornando-se uma vítima sofredora. Constituía-se, dessa forma, um conluio sadomasoquista.

Essa nova visão, inversa, fez o analista perceber que fora vítima de uma reversão de perspectiva (Bion, 1963). Uma revisão do material o faz perceber que muitas vezes aquilo que parecia serem sonhos do paciente sendo sonhados pelo analista se constituíam em falsos sonhos-a-dois. A concordância do paciente servia para desvitalizar as interpretações do analista e este pôde perceber que, não raro, formavam-se vínculos idealizados que passavam inadvertidos. A idealização mútua, portanto, alternava-se com as situações de violência. Como assinalado, nas duas situações o analista está cego para esses conluios (enactments crônicos), ainda que certo incômodo esteja presente. Mas esse incômodo não é suficiente para que ele "abra seus olhos". 8

Por outro lado, o Momento M, que parecia ser fruto de uma falha do analista, passa a ser visto de forma inversa. Tratava-se de uma ruptura do conluio anterior, o analista não mais se sujeitando ao maltrato ou sedução do paciente. Aquilo que Symington (1983) havia chamado "ato de liberação do analista". Ocorrera outra reversão da perspectiva. Essa dupla reversão da perspectiva (Fase 1 e Momento M) revelava formas de ataque ao pensamento.

 

enactment

Para muitos autores contemporâneos o Momento M seria chamado enactment (Jacobs, 1986; Ellman & Moskovitz, 1998; Bateman, 1998) termo que surgiu nos Estados Unidos no final da década de 1980, referido a ações abruptas que envolvem paciente e analista prejudicando o trabalho analítico. A diferenciação com acting-out decorre de que neste o analista não se inclui, participando apenas como observador das ações do paciente. Já no enactment existe a contribuição do analista, sujeito às suas próprias transferências, pontos cegos, sendo levado pela relação, em vez de acompanhá-la. A etimologia do termo (MacLaughlin, 1991) indica fatos com forte poder de influenciar, com força de lei.

Esses fenômenos já vinham sendo estudados por praticamente todas as escolas psicanalíticas e faltava um termo que os nomeasse. Por isso sua grande aceitação. Em outro texto (Cassorla, 2005a) mostrei sua analogia com conceitos como atualizações (Sandler, 1976), baluartes (Baranger & Baranger, 1961-62), recrutamentos mútuos efetivos (Joseph, 1989), relações continente/contido estéreis (Bion, 1970), e sugeri que fosse compreendido a partir de dificuldades na capacidade de pensar. Obviamente, tratam-se de fenômenos inconscientes e que se desfazem quando são substituídos por pensamentos.9

Classifiquei o enactment em agudo, quando a descarga é instantânea e intensa, como no Momento M. E crônico quando as descargas se mantêm no tempo, estagnando o processo analítico, como na Fase 1. Num primeiro momento propus que ambos eram produtos de não-sonhos-a-dois. Atualmente penso que esse fato vale principalmente para o enactment crônico e isso será explicitado adiante.

Como vimos, os não-sonhos-a-dois (ou enactments crônicos) (Fase 1) manifestam-se por meio de cenas e enredos estanques que não envolvem pregnância visual ou, quando ela existe, é precária ou sem movimento. O material não tem significado, não há espaço para ligações, não existe ressonância emocional para novas conexões e o analista está engolfado pela situação, não percebendo o que está ocorrendo. São, portanto, situações em que a relação continente-contido é parasitária, estéril, ambos anulando-se mutuamente.

O enactment crônico revela o poder das identificações projetivas excessivas que recrutam o analista a exercer determinados papéis que mantenham o status-quo, impedindo mudança psíquica por ser sentida como catastrófica. O analista não percebe que sua mente está entorpecida, tomando como realidade o que é fruto de identificações massivas. Como Bion (1961) descreve: "… só posso chamar de uma perda temporária de insight, uma sensação de experimentar sentimentos intensos e, ao mesmo tempo, a crença de que a existência deles é inteira e apropriadamente justificada pela situação objetiva, sem recorrer a explicações recônditas de sua causação" (p. 137). Em seguida, Bion (1962a) refere esses fatos à ação da tela beta do paciente que desperta emoções no analista promovendo a reação que, inconscientemente, o paciente deseja e destruindo sua capacidade de pensar.10

Os enactments crônicos incluem, em sua potencialidade, pistas que nos mostrariam a gênese dos não-sonhos, os obstáculos à capacidade de pensar, as reversões de função alfa, o funcionamento destrutivo da mente. Para sonhar os não-sonhos o analista terá que identificar dentro de si os obstáculos e sabotagens à sua capacidade de simbolizar, já que se espera que ele os vivencie at-one-ment (Bion, 1970) com o paciente.

O enactment crônico somente será desfeito quando identificado e sua identificação ocorre concomitantemente com a retomada da capacidade de pensar. Isso ocorre em duas situações: a) quando o analista, em outras áreas de sua mente, capta certo incômodo, levando- o a propor-se um segundo olhar (Baranger, Baranger & Mom, 1983) ao que está ocorrendo; b) quando o enactment se torna agudo. A seguir aprofundaremos o estudo desta situação. Antes, porém, apresentaremos uma segunda situação clínica.

 

Um segundo exemplo clínico

Paciente T, homem jovem. A relação com o analista oscilava entre fases em que T se mostrava violento, destrutivo, atacando-o, e fases em que se mostrava colaborador, trazendo material rico que permitia trabalho produtivo e ampliação do universo mental. Logo o analista identificou certo padrão: após fases de evolução criativa surgiam ataques que tentavam estragar o desenvolvimento obtido. Nessas fases T procurava mostrar que não precisava da análise.

O analista não se sentia atingido pela destrutividade e compreendia essas manifestações como revelações do funcionamento borderline. O trabalho parecia caminhar em forma produtiva, com avanços e retrocessos compreensíveis dentro do contexto transferencial. Por vezes o analista se surpreendia aguardando T com prazer, considerando-o um paciente interessante. Isso o levou, em algumas ocasiões, a se perguntar se o processo analítico não estaria indo "bem demais", cego para alguma coisa. O analista trabalhava em sua residência e tinha filhos pequenos. Sua esposa era conhecida na cidade por sua atividade profissional. Quando surgiam situações transferenciais envolvendo a família do analista elas eram trabalhadas, aparentemente de forma satisfatória.

Em meados do terceiro ano de análise, o analista muda o endereço de seu consultório. Deixa sua residência por um edifício exclusivo de consultórios médicos. T fora avisado com semanas de antecedência de que ocorreria essa mudança trabalhando-se fantasias em relação a ela. A análise transcorria num clima de turbulência sentido como suficientemente criativo.

Na primeira sessão no novo consultório T entra com a expressão transtornada, parecendo fora de si, como ocorrera no início de sua análise, anos antes. O analista sente-se impactado e amedrontado. T não se deita, nem se senta. De pé, agressivamente, diz que não vai mais continuar a análise. Sua fala confusa e repetitiva é contundente e fechada a qualquer questionamento. O analista percebe, com dificuldade, que ele se está queixando de ter sido desrespeitado em relação à mudança de endereço, mas os motivos não são claros. Seu ódio manifesto faz imaginar se não poderia agredir fisicamente o analista. Este se sente desconfortável, surpreso e sem a menor ideia sobre o que está ocorrendo. Automaticamente o analista recua, de costas, em direção a duas cadeiras que utiliza para entrevistas e se senta numa delas. Com isso ele fica longe do divã e de sua cadeira de analista. T continua em pé, próximo à porta que não fechou, reclamando, desafiador, e ameaçando retirar-se. O analista receia que seus gritos sejam ouvidos no restante do prédio.

Em certo momento o analista consegue encontrar uma brecha na fala de T e pode dizer-lhe que não entende porque ele está nesse estado, solicitando-lhe que esclareça suas acusações. Tem que elevar o volume de sua voz para que ele o escute.

Nesse momento T se movimenta e se dirige em direção à outra cadeira usada para entrevistas, sentando-se frente ao analista. Ainda que incomodado, o analista se percebe curioso em querer decifrar o que está ocorrendo. Permanece o receio de que ele se levante bruscamente e saia da sala, não lhe dando tempo para conseguir algumas pistas. Enquanto T falava, o analista levantou-se, dirigiu-se até a porta e a fechou. Em seguida, voltou a sentar-se diante do paciente.

Aos poucos o analista consegue perceber que T se queixa de ter sido enganado, porque não lhe fora avisado que o novo endereço era um prédio de consultórios médicos. Afirma sentir-se enojado com o prédio, horrível, sujo e com crianças doentes que andavam pelos corredores. Isso lhe é horrível. O recepcionista é antipático e incompetente, as escadas são escuras etc. Queixa-se do analista não ter lhe informado sobre "tudo isso", antes da mudança.

O analista tenta dizer-lhe que lhe informara que era um edifício, mas T o interrompe. Diz que sim, fora informado que se tratava de um edifício, mas não lhe fora dito que era de consultórios médicos particulares. Logo, era um prédio em que todos estavam ali para ganhar dinheiro. Enquanto continua criticando o edifício (a cor feia das paredes, a placa horrorosa com o nome do analista etc.) insiste em que não vai mais fazer análise. O analista sente que já tem uma ou outra pista: vai ser deixado porque T não mais confia nele.

Aos poucos, o analista consegue formular uma intervenção. Após uma ou duas tentativas consegue interrompê-lo e dizer-lhe que não concordava com a acusação de que o teria enganado. T agora ouve. O analista continua: T tinha razão quanto a não se lhe ter dito que se tratava de prédio de consultórios médicos e o analista quer saber porque esse fato o perturbara tanto, e pergunta se ele não está com medo de sentir-se muito doente. T diz que não é isso. Que, por sorte, não conhece nenhum médico do prédio, e mesmo que conhecesse poderia dizer que vem participar de um grupo de estudos. Mas, a seguir, continua dizendo que está decepcionado com o analista e que vai embora. O tempo da sessão terminou e o analista lhe diz que as coisas não estão claras e que o espera para a próxima sessão. T retira-se irritado.

Observando-se, após a sessão, o analista, percebe que se sente constrangido e culpado, com a sensação de ter cometido um erro. Sua primeira impressão é de que havia falhado na comunicação da mudança de endereço por não ter captado algo importante. Imaginava que sua falha havia feito o paciente sofrer, desnecessariamente. Tinha, também, receio de não estar percebendo algum ponto cego, por problemas contratransferenciais. De relance, também, percebeu-se incomodado por ter se sentado na cadeira de entrevistas e não na sua cadeira de analista, atrás do divã. Enfim, o analista estava certo de que havia cometido erros, ainda que eles não lhe fossem totalmente claros.

Nas sessões seguintes ao enactment agudo T traz material simbólico rico, principalmente sonhos seguidos de associações produtivas. Entra em contato com fantasias, lembranças e enredos relacionados a abandono, separações, decepções e intrusões, fatos que não haviam surgido até então com tanta riqueza. T lembrou-se de mudanças que sua família fora forçada a efetuar, por motivos de trabalho da mãe, obrigando-o a separar-se constantemente de amiguinhos de infância. As mudanças ocorriam sempre porque sua mãe queria ganhar mais dinheiro, e não se admitiam questionamentos. Essa situação foi revivida, no campo analítico, em função da mudança de endereço do consultório. T sentiu-se forçado a deixar o lar do analista, onde se imaginava fazendo parte de sua família, trocado por um lugar sentido como desagradável e hostil. T também entrou em contato com o fato de que nunca pudera contar com a mãe, uma pessoa distante e estranha. Surgiram também lembranças, fatos ou fantasias de infância, relacionadas a ameaças de intrusão sexual. Esses aspectos puderam, aos poucos, ser ressignificados, passando a fazer parte da trama simbólica do pensar.11

 

Retomando a observação clínica

Antes da digressão sobre enactment o leitor havia sido apresentado a duas reversões de perspectiva. Na primeira, Fase 1, grande parte dos supostos sonhos e não-sonhos que pareciam estar sendo sonhados no campo analítico eram, na verdade, não-sonhos-a-dois que, agora, podemos chamar de enactment crônico. A certeza do analista de que sua paciência era sempre benéfica com L, revelava uma crença, transformação em alucinose (Bion, 1965). Com T o analista percebeu o conluio sedutor que tornava a análise tão gratificante. O gratificante, uma crença, mascarava seu contrário, a estagnação em certas áreas.

A segunda reversão da perspectiva ocorrera na avaliação do Momento M (enactment agudo), que parecia ser fruto de não-sonhos. Na verdade, nesse momento o conluio anterior estava sendo desfeito. O analista se discrimina do paciente e retoma sua capacidade de pensar, sua mente própria (Caper, 1998), fatos que ocorrem ao mesmo tempo.

Desfeitas as duas reversões de perspectiva, o analista se dá conta de que, mesmo constrangido pelo Momento M, ele fora capaz de descrever e interpretar, de alguma forma, o que havia ocorrido. No exemplo clínico com L, ao mostrar que podia ficar irritado revelara que sua paciência não era onipotente (o que parecia ser) e que era outra pessoa, discriminado do paciente. Por outro lado, o paciente se dá conta de que seu analista não se deixa destruir e isso o tranquiliza em relação à sua destrutividade. O conluio sedutor com T é desfeito quando o analista pôde discutir as fantasias relacionadas à mudança de endereço. T se imaginava fazendo parte da família do analista, vivendo simbioticamente em seu lar idealizado. Com isso negava separação, exclusão, inveja. A mudança de endereço fora vivenciada como uma dessimbiotização brusca. Os fatos assinalados fazem o analista perceber que os enactments agudos, indicadores da explosão do campo analítico, estimularam interpretações que foram úteis.

Sua primeira impressão fora de que, no Momento M, estivera envolvido em forma aguda e intensa por um não-sonho que, em seguida, transformou em sonho. Na verdade o aparente não-sonho já tinha componentes de sonho, era um pensamento em ação, que atraiu outros pensamentos e é a isso que se referem as intervenções seguintes do analista, que ampliaram a rede simbólica. Possivelmente esse sonho ocorrido entre paciente e analista tinha também componentes de não-sonho que, mesclados ao sonho, expressavam sua necessidade de serem sonhados. Dessa forma, podemos afirmar que o enactment agudo expressa, ao vivo, transformações em sonho.12

O analista poderia dar-se por satisfeito, confirmando um fato já sabido: que enactments se tornam úteis após sua compreensão e interpretação. No entanto, o analista ainda não sabe por que não identificou o conluio da Fase 1, somente tomando consciência dele após o Momento M. Não sabe, tampouco, o que fez com que o enactment crônico se transformasse em agudo.

Outro fato que chamou a atenção do analista é que, após a compreensão dos Momentos M, as associações dos pacientes levaram à identificação de situações reais ou imaginárias, com cunho traumático, como exclusões, decepções, violências, intrusões. Esses fatos, somado à agudização do enactment crônico, faz com que o analista efetue uma hipótese que deverá investigar: se no Momento M emergiu um fato com forte teor traumático será que ele, potencialmente, não estaria presente durante o conluio crônico anterior – Fase 1? Em outras palavras: se tomamos o Momento M (enactment agudo) como ilustrativo de violenta mudança catastrófica, o analista se pergunta se na fase pré-catastrófica seria possível identificar elementos invariantes (Bion, 1965, 1970).

 

enactment crônico e sonho traumático

Repensando as características dos enactments crônicos, o analista percebe que não seria descabido compará-los aos sonhos traumáticos. Em ambos, uma cena é repetida e repetida, sem ampliação de significado, como não-sonho. A diferença é que no sonho traumático manifesta-se ansiedade intensa, o que não ocorre durante o enactment crônico.

No entanto, como já foi assinalado, subjacente ao enactment crônico existe ansiedade, mas ela não se manifesta e não é percebida como tal pelos membros da dupla analítica. Seria, portanto, uma das funções do enactment crônico tamponar a ansiedade?

Sabemos que uma das funções do sonho traumático é a busca frustrada da ansiedade- sinal (Freud, 1926/1962), função que, caso não tivesse sido prejudicada pela situação traumática, acionaria defesas contra ela. Na verdade, o trauma (a intensidade de estímulos internos e/ou externos) se faz trauma justamente porque a mente foi lesada a tal ponto que não foi capaz de acionar a ansiedade-sinal protetora. A mente é, então, vivenciada como sendo destruída, o paciente sofrendo ansiedade de aniquilamento.

Essa mente lesada perde a capacidade de representar, de simbolizar. Instala-se um buraco, vazio terrorífico, não mental. Vive-se dor mental que reflete a ameaça do nada, inominável, o terror sem nome. O não-sonho traumático inclui a repetição da situação traumática, numa tentativa frustrada de sonhá-la. Como a mente do paciente está lesada esperarse- ia que o analista pudesse sonhar esse não-sonho.

Dessa forma, podemos considerar o enactment crônico um não-sonho-a-dois com ansiedade tamponada em que a situação traumática é congelada, não podendo manifestarse claramente.

Em algum momento (M) o enactment crônico explode transformando-se em enactment agudo. Essa transformação indica revivescência do trauma, antes congelado, e liberação da ansiedade tamponada, que tomam bruscamente o campo analítico.

Resumindo: a observação das consequências dos enactments agudos nos leva a perceber que graças a eles o analista abre os olhos e percebe que estava envolvido num conluio obstrutivo, um enactment crônico. Esse conluio contém um condensado de fenômenos congelados, relacionados a traumas, tais como afetos terroríficos frutos da ansiedade de aniquilamento, restos mnemônicos do impacto, amostras de funções mentais lesadas, defesas contra a percepção desses aspectos.13

O enactment agudo indica descongelamento do condensado e ruptura do bloqueio anterior. O trauma é revivido, em forma aguda. O campo analítico é tomado, em forma intensa e violenta, por explosões afetivas envolvendo desgarro, abandono, intrusão, separação, aniquilamento etc. Em outras palavras, o enactment agudo manifesta uma catástrofe psicológica em que o trauma está sendo revivido no campo analítico.

Mas esta revivescência não será traumática. Isso ocorre (em parte) porque, em seguida ao Momento M, o analista consegue compreender, interpretar e ressignificar o trauma, ainda que isso não lhe seja, de início, totalmente consciente. Outro fator, mais importante que esse, veremos adiante. A Fase 2, com enredos que podem ser pensados, indica que parte da mente lesada se refez, com recuperação da função simbólica e ampliação do universo mental.14

Agora podemos compreender melhor por que o analista sente-se culpado após os enactments agudos. Ele receia que suas supostas falhas tenham contribuído para a retraumatização do paciente. Ainda que isso não lhe seja claro, o analista intui que o enactment agudo é resultado da ruptura das defesas contra o trauma, congelado no enactment crônico.

 

Função alfa implícita durante o enactment crônico

No modelo proposto, o paciente traumatizado, para evitar retraumatismo, se "agarra" por dentro ao analista, estimulando-o a participar do enactment crônico. Esse agarramento lembra o de uma pessoa se afogando que se agarra a seu salvador com tanta força que ambos ficam paralisados.

O analista imobilizado não poderá ser intrusivo nem abandonar o paciente, as duas situações traumáticas por excelência. Mas ao paralisar o analista (e este se deixar paralisar) o processo analítico estanca.

As questões que merecem maior investigação, agora, são as seguintes: Que fatores fazem com que analista e paciente, de

1. repente, desfazam seu agarramento confiando na possibilidade de reviverem o trauma?

2. Por que o trauma permanece congelado como enactment crônico?

Penso que a emergência do trauma, por meio do enactment agudo, ocorre em determinado momento (não antes nem depois) quando a dupla analítica percebe, inconscientemente, que foram restauradas funções mentais suficientes para suportar e dar conta do trauma revivido.

Para efetuar hipóteses sobre como ocorre essa recuperação do funcionamento mental em área traumática, teremos que examinar, em detalhes, aspectos do trabalho do analista durante os enactments crônicos.

Esse exame nos mostra que, ainda que o analista estivesse cego para seu envolvimento em conluio obstrutivo, ele desconfia que algo errado estava acontecendo e tenta entrar em contato com o fato.

No exemplo da paciente L o analista percebia a violência, a inveja e os ataques à capacidade de pensar, que tentava descrever e interpretar. Essas interpretações estavam corretas do ponto de vista formal e mesmo em relação ao timing. Entretanto, a paciente as atacava ou rapidamente as desvitalizava. O analista imaginava que compreendia o que estava ocorrendo e pensava que deveria continuar interpretando pacientemente, sem esmorecer. Para tal, lembrou-se de um ditado popular: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".

Com T o analista por vezes se perguntava se o processo analítico não estava indo bem demais. Chegou, em certa ocasião, a pensar em discutir o material com colegas, mas acabou não o fazendo. Durante a Fase 1 T concordava, com facilidade, com interpretações transferenciais relacionadas a separações e exclusões. Somente após o Momento M o analista percebeu que essa concordância fácil era uma forma de desvitalização do processo, impedindo aprofundamento.

Em outras palavras, nesses casos verifica-se que, em parte de sua mente, o analista capta as defesas contra o trauma, buscando interpretá-las. Mas essas interpretações não funcionam ou são desvitalizadas, mantendo-se o conluio obstrutivo. Este fato não é claro para o analista. Isto é, durante o enactment crônico, ainda que analista e paciente estejam emaranhados, aquele mantém certa capacidade de discriminar e pensar em algumas áreas. Isto é, em canais paralelos à obstrução o analista usa sua função alfa de forma implícita.15

Proponho que essa função alfa implícita vai restaurando, aos poucos, funções mentais do paciente. Em algum momento, se intui inconscientemente que já houve restauração suficiente para enfrentar a revivescência do trauma, sem tanto perigo. Esse enfrentamento é necessário para que ocorra ressignificação. As defesas são abandonadas e o trauma é revivido, como enactment agudo.16 Não se trata, no entanto, de uma simples revivescência porque o trauma já vinha sendo sonhado. O que parece ser uma catástrofe destrutiva é uma mudança catastrófica referente ao contato abrupto com a realidade. Trata-se, portanto, de um trauma atenuado.

A hipótese levantada acima sobre função alfa implícita nos faz supor a existência de profunda comunicação inconsciente entre os membros da dupla analítica. Seria outra função do enactment crônico facilitar essa comunicação inconsciente?

Durante o enactment crônico, quando o paciente se agarra ao analista, tamponando a lesão traumática, este passa a se comportar como escudo protetor (Freud, 1920/1962), o mesmo escudo protetor (mãe, por exemplo) que lhe faltou na situação traumática

O bebê normalmente testa, o tempo todo, a capacidade escudo protetor da mãe, já que todas as situações de vida são potencialmente traumáticas. Para tal ele precisa captar estados emocionais da mãe. Possivelmente quanto mais sensível e vulnerável o bebê, mais essa capacidade se aguça. Penso que o paciente fará o mesmo com seu analista-escudo-protetor. O analista, por sua vez, também examina inconscientemente o funcionamento mental de seu paciente, ao mesmo tempo que introduz nele função alfa implícita. Esse processo
teria relação com o que Stern et al. (1998) chamam relação implícita compartilhada (shared implicit relationship), um engajamento intersubjetivo aquém da simbolização.

Durante o enactment crônico, mesmo que o analista não compreenda, pareça incompetente ou mesmo agressivo, o paciente sente que esses retraumatismos são menos disruptivos que no passado. Isso ocorre por dois motivos: O paciente fantasia que

1. controla o analista.

2. Porque o profissional, mesmo que falhe, em outras áreas de sua mente continua trabalhando, tentando observar, indagar, discriminar e não abandonando o desejo de compreender mais. Esses fatos fazem parte da função alfa implícita. O paciente capta esse interesse. Em outras palavras, ainda que uma parte do processo analítico pareça estagnado em algumas áreas, ocorre concomitantemente desenvolvimento implícito em outras.

 

A comunicação inconsciente durante o enactment crônico

As observações e hipóteses levantadas nos levam a supor que, subjacente à paralisia do enactment crônico, ocorrem movimentos que retomam situações iniciais de desenvolvimento da mente, em suas potencialidades e obstáculos, tais como a simbiose inicial e o nascimento psicológico (Tustin,1981).

O paciente inconscientemente examina seu analista-escudo-protetor, através de identificações projetivas e outros mecanismos, avaliando sua capacidade de continência. O analista, por outro lado, examina microscopicamente o tecido traumático e as defesas que tentam protegê-lo. Em função desse exame, dosa a quantidade de realidade que vai introduzindo no paciente, cuidando para evitar retraumatismo. A introjeção de funções pensantes pelo paciente vai sendo efetuada pouco a pouco. Elementos da situação traumática vão adquirindo, dessa forma, condições de pensabilidade. Utilizando o modelo do trauma como ferida, é como se ela fosse cicatrizando da periferia (entorno simbólico, segundo Levy, 2005), ampliando-se em direção ao centro do núcleo traumático. O analista acompanha os movimentos do paciente, suas dificuldades, bloqueios, obstruções e recaídas. Quando o paciente não considera suas hipóteses ou as desvitaliza, o analista conclui inconscientemente que a área lesada não se recuperou o suficiente para suportar a realidade, devendo continuar seu trabalho.

O analista, por sua vez, concomitantemente contribui para o conluio paralisante, ao não perceber claramente a desvitalização do processo e seu recrutamento pelos aspectos obstrutivos do paciente.

Faz parte da função alfa implícita a capacidade de o analista suportar, pacientemente, os movimentos obstrutivos frutos da lesão traumática e das obstruções à sua recuperação, sem desistir de buscar novas formas de pensar o que está ocorrendo. Penso que essa paciência é necessária e se aproxima do que poderíamos chamar masoquismo normal.17

O enactment crônico é desfeito quando, em algum momento, se intui que tecido traumático foi refeito em forma suficiente para que as defesas sejam abandonadas. O analista não mais precisa funcionar como escudo protetor. A situação traumática é então revivida, como enactment agudo.

Caso a recuperação do tecido traumático não fosse suficiente o reviver do trauma seria abortado, retomando-se as defesas. Possivelmente isso ocorre, muitas vezes, durante os enactments crônicos.

Podemos considerar o processo descrito como trabalho de elaboração do trauma, similar ao trabalho de luto, em que cada aspecto do trauma tem que ser minuciosamente trabalhado.

Mas a descrição acima não conflita com a observação do analista paralisado, em conluio obstrutivo, no enactment crônico? Como já foi assinalado, a mente do analista funciona concomitantemente em dois canais: num deles contribui para a paralisia, obstruída sua função alfa, vivendo masoquismo patológico ou utilizando defesas maníacas. No outro se entrega, na forma de um masoquismo normal, necessário, ao conluio obstrutivo. O analista se envolve no processo por sua necessidade de entrar em contato profundo com área lesada traumática, tendo que vivê-la, testar sua fragilidade e contribuir cuidadosamente para sua recuperação, suportando dores e sofrimento.

Em resumo, o analista viverá, dentro de si, o mesmo que o paciente, tendo que lidar com área traumática, para devolvê-la mais recuperada ao paciente. Evidentemente, isso leva tempo, às vezes bastante tempo, e esse será o tempo do enactment crônico, o tempo necessário para a elaboração do trauma.

 

A clínica borderline

Os pacientes descritos neste trabalho não suportam a realidade, sentida como traumática, por falta de condições mentais para pensá-la. Essa falta pode decorrer tanto de fatores internos (deficiência e ataques à função alfa) como da intensidade e qualidade do estímulo traumático, superior à capacidade do paciente pensá-lo.

Esses pacientes, durante o processo analítico, agarram-se ao analista (por vezes através de enactment crônico) tanto para evitar o trauma como para recuperar funções mentais, através da introjeção da função alfa do analista. Esses fatos fazem parte da clínica do paciente borderline.

O paciente bordeline é descrito como vivendo num mundo vazio, com falta de coesão de seu self, cindido e projetado identificativamente em objetos dos quais depende desesperadamente e que, ao mesmo tempo, sente intrusivamente ameaçadores. Suas angústias básicas são de separação e intrusão e elas remetem ao terror de não ser, de não existência, de aniquilamento (Kernberg, 1980; Grotstein, 1984; Green, 1986; Fonagy, 1991; Figueiredo, 2003, 2006).

Mas, concomitantemente, podem existir outras partes cindidas do paciente que funcionam relativamente bem. A instabilidade do ego é resultado de falhas na introjeção do objeto, resultando em vivências fruto de superego moralístico da parte psicótica da personalidade (Bion, 1959/1967) resultado de projeção, dentro do objeto, de aspectos destrutivos e invejosos. A coesão de sua identidade acaba por depender de como são vivenciados os objetos externos dentro dos quais vive projetivamente. Rey (1994) os descreve como pacientes que vivem numa concha, que têm uma carapaça externa, mas não têm coluna vertebral. Ao viverem como parasitas nessa concha, que parece terem emprestado ou roubado, estão constantemente inseguros.

As angústias arcaicas, fruto de traumas iniciais, fazem com que o paciente se agarre ao analista, tanto para evitar separação como intrusão do ambiente. O enactment crônico revela a vida dentro da concha, para onde o analista é atraído. Movimentos de ataque e aproximação ocorrem dentro da concha, sem risco de trauma, porque o objeto é mantido sob controle. Por isso o analista sente-se constantemente provocado, atacado ou seduzido, mas imobilizado em relação à utilização produtiva desses sentimentos.

As provocações do paciente em relação ao analista podem dar a impressão de formas de testar a realidade. Mas como os traumas iniciais ocorreram quando a relação era diádica, não se formou um espaço triangular que possibilite o pensamento (Britton, 1998). Por isso os supostos testes de realidade falham. Em outras palavras, não há espaço para sonho, e o enactment crônico que ocorre dentro da concha repete essa situação diádica.

Forma-se então um círculo vicioso fruto da impossibilidade de utilizar função alfa: o paciente sente-se traumatizado pela realidade porque não tem espaço triangular para pensar. A falta desse espaço decorre da não elaboração da situação edípica, impedindo a utilização de recursos da posição depressiva, que não é atingida. Ao mesmo tempo o contato com a situação triangular é vivenciada como traumática porque não há recursos para simbolizá-la, mantendo-se ou retornando-se à situação diádica. Esta, por sua vez, é instável, ameaçada pelo contato com o terceiro, com a realidade etc.

Como vimos, na situação analítica, durante os não-sonhos dos enactments crônicos, o paciente se agarra ao analista procurando evitar a revivescência das situações traumáticas. O analista deveria perceber esse fato, mas isso não ocorre, paralisado pelas identificações projetivas massivas. No entanto, em canais paralelos à paralisia, inconscientemente, vai introduzindo função alfa implícita.

A função alfa permite o sonho, a simbolização, o pensamento. Esses processos implicam a ativação, ao mesmo tempo, de outros mecanismos: o contato com a realidade, a separação self-objeto, a recuperação das partes do self que o paciente introduziu dentro do analista. Para que isso ocorra o paciente deve fazer um trabalho de luto pelo objeto perdido, reconhecendo o que pertence ao self e o que é do objeto. Este passa a ser visto de uma forma mais realista. Steiner (1996) coloca que não se sabe exatamente como as partes do self são recuperadas, e pensa que talvez ocorra uma mudança na percepção do objeto. Podemos pensar que essa mudança na percepção decorre justamente da introdução da função alfa do analista. Em outras palavras, a função alfa promove capacidade de simbolizar, que é o mesmo que sonhar e pensar, que é o mesmo que elaborar os lutos pelo objeto e pelas partes perdidas do self, que é o mesmo que responsabilizar-se pelo self e pelo objeto, que é o mesmo que entrar em contato com a realidade, que é o mesmo que criar um espaço triangular, que faz parte da posição depressiva, que permite suportar frustração, que permite o pensamento, que elabora a situação edípica, que permite viver a realidade etc.

Para que esses processos, altamente complexos e imbricados entre si, possam ocorrer é necessário, além de uma pessoa viva com função alfa disponível, que se permita a passagem do tempo necessário, o tempo do processo de luto, o tempo do processo de elaboração dos traumas, o tempo do enactment crônico.

 

Considerações finais: Funções do não-sonho-a-dois (enactment crônico)

Evidentemente, um profissional pode não sonhar o não-sonho de seu paciente por dificuldades contratransferenciais próprias, fruto de conflitos não resolvidos. Neste caso, ele é responsável por um eventual enactment. Neste trabalho, no entanto, discutimos situações em que o profissional se envolve no enactment não somente por eventuais deficiências próprias, mas surpreendentemente também como uma forma de entrar em contato profundo com áreas traumatizadas.

Identificamos pelo menos sete funções nesses enactments crônicos, que ocorrem ao mesmo tempo: Evitar a revivescência do trauma, congelando-o e

1. tamponando a ansiedade.

2. Imobilizar o analista para que ele não retraumatize.

3. Utilizar o analista como escudo protetor frente ao trauma.

4. Permitir contato profundo, inconsciente, entre paciente e analista que possibilite examinar áreas traumatizadas.

5. Recompor funções e partes lesadas da mente, elaborando o trauma.

6. Esperar o tempo necessário e suficiente para que esse trabalho elaborativo ocorra.

7. Utilizar a função alfa implícita do analista da qual fazem parte fatores dos itens anteriores.

Ainda que conheçamos alguns fatores não se sabe precisamente como a função alfa funciona (Bion, 1962b, 1992; Grotstein, 2000, 2007; Sandler, 2005, Tabak de Bianchedi, 2008). Neste trabalho enfatizamos sua ação implícita e a associamos à profunda comunicação inconsciente entre os membros da dupla analítica. Pareceria que o sonho inconsciente do analista é captado pelo paciente, para além da comunicação explícita e esse fato merece maiores investigações. Stern et al. (1998) efetuam hipóteses criativas sobre movimentos intersubjetivos implícitos, que coexistem com o conhecimento explícito da relação transferencial. Esses movimentos desembocam no que esses autores chamam momentos de encontro (moments of meeting), que ocorrem quando cada participante (principalmente o analista) manifesta "algo único e genuíno de si como indivíduo" ("something unique and authentic of his or herself as an individual") (p. 912), para além de seus papéis terapêuticos rotineiros. Esses momentos de encontro alteram o contexto intersubjetivo abrindo um novo espaço para rearranjos nos processos defensivos. Essas ideias são muito próximas ao que supomos que ocorre durante o enactment crônico, e que desemboca no enactment agudo. Por isso, penso que os momentos de encontro já são decorrentes, também, de trabalho da função alfa.18

Continuamos, no entanto, com um problema não totalmente solucionado. Ainda que não se negue a importância da relação implícita compartilhada por que o analista tem que permanecer no enactment crônico, sem ter consciência disso? Não seria mais útil para o processo analítico se o analista se liberasse do conluio, e mantivesse a paciência necessária introduzindo mais função alfa em forma explícita? Para tentar responder essas questões utilizo, de novo, analogia com função materna.

Uma mãe adequada procura ser o seu bebê, vivendo seu sofrimento e situações traumáticas para poder sonhá-las por ele. Para que isso ocorra, ela se cega parcialmente para suas próprias necessidades permitindo que emerja seu masoquismo normal. Constitui-se algo parecido a um enactment, a mãe sofrendo com seu bebê, mas não tendo consciência clara desse sofrimento. Com isso a mãe não percebe o irrealismo de seu masoquismo podendo mantê-lo por todo o tempo que for necessário. Se essa negação for desfeita precocemente a mãe corre o risco de não suportar sua identificação com o sofrimento do bebê, podendo desligar-se dele em forma traumática.

Em situações extremas, pais podem se deixar matar para salvar a vida de seus filhos. Isso somente será possível se houver uma profunda identificação com eles, sentidos como partes de si mesmos, para além da razão explícita.

Dessa forma, o enactment seria necessário não somente por causa das sete funções descritas acima, mas também porque o analista tem que negar provisoriamente o irrealismo de seu masoquismo, como ocorre com a mãe do bebê, para poder sofrer junto com seu paciente at-one-ment.

Os pontos e hipóteses levantados neste trabalho visam levantar problemas e abrir caminhos. Não tentam justificar eventuais erros e limitações do analista, mas tenta compreendê- los para além de sua própria responsabilidade já que lidamos com o infinito – da psicanálise e da nossa mente.

 

APÊNDIC E:

Repensando os não-sonhos

Este Apêndice envolve especulações teóricas e proposta de classificações para os não-sonhos, que demandam melhor elaboração.

A utilização das categorias sonho e não-sonho não é totalmente adequada, já que elas indicam apenas os extremos ideais de um espectro (como o das cores) relativo ao funcionamento mental, espectro esse em que não só existe um continuum de possibilidades, como também essas possibilidades podem coexistir. Teremos, por exemplo, não-sonhos que buscam tornar-se sonhos, quase sonhos (Rezze, 2001), sonhos que relutam em ampliar seu significado, sonhos transformando-se em não-sonhos, terrores noturnos e sonhos interrompidos (Ogden, 2004), estados confusionais mesclando não-sonhos e sonhos, não-sonhos que se manifestam como pesadelos. Situações ilustrativas da função sonhar ocorrem quando pacientes em recuperação podem lembrar e contar, emocionados, antigos não-sonhos (da infância, por exemplo) – simbolizados retroativamente – em que mal se sentiam vivos, num mundo sem significado.19

O analista chamará sonho àquelas produções que simbolizam situações que transitam com flexibilidade e criatividade pela rede simbólica do pensamento. Nesse transitar sempre se encontrarão defesas, identificadas como não psicóticas. No entanto, no decorrer do sonho pode ocorrer que se chegue a áreas perigosas e o sonho da noite será interrompido como pesadelo, um não-sonho que acordará o sonhador em busca, talvez, de mobilidade corporal para expulsá-lo.20

Durante o sonho da vigília o analista pode perceber quando o paciente não pode viver a realidade (interna/externa) transformando o pensamento simbólico em descargas, não-sonho. O analista observa o ataque ao pensamento e a retração do universo mental. O inverso indica sua expansão. Outras vezes o analista percebe que certos sonhos encobrem áreas de não-sonho potencial, visando sua não manifestação. Sonhos e não-sonhos podem mesclar-se ou transformarem-se em seu oposto rapidamente, deixando o analista confuso. Descargas, por sua vez, podem ser acompanhadas ou não por imagens. Estas podem ter variados graus de clareza, bizarrice, permanência, rigidez ou vinculação, podendo ser vividas como fazendo parte do mundo interno, do mundo externo (como alucinações) ou de ambos. E pode ocorrer de o não-sonho manifestar-se através de nada, um vazio. O analista não consegue figurá-lo ou lhe vêm imagens como que de buracos, desertos, vazios.

Frente a tantas possibilidades me proponho à difícil tarefa de tentar discriminar alguns fatos dentro do continuum descrito, que refletem continuum similar entre elementos beta e elementos alfa, mas não só isso. Se utilizarmos um vértice clínico podemos imaginar, num extremo, um paciente autista ou um catatônico, que absolutamente não são capazes de se expressar, menos ainda pensamentos. Caminhando no espectro, próximo a esse extremo, poderemos encontrar um paciente somatizador cujo não-sonho se manifesta por queixas físicas repetitivas. Outro trará não-sonhos tão fragmentados que simularão um jato de urina, por exemplo (Segal, 1981). Ao analista comumente nada lhe ocorre e seu trabalho, se tiver sorte, costuma iniciar- se sonhando elementos de outras áreas mais acessíveis. Outro paciente jorra palavras sem significação ou escombros mentais e o analista pode ter esboços de imagens que lhe escapam ou são difíceis de manter. Seguem-se, nesse espectro, pacientes capazes de estimularem imagens ou cenas, mas estas são estáticas e sem ressonância emocional. O analista poderá utilizá-las como matéria para seu sonho próprio. Flashes oníricos da vigília (Ferro, 1996), sonhos noturnos, enredos e narrativas simbólicas, indicam o outro extremo, em que elementos alfa se manifestam, melhor ou pior trabalhados pelos aparelhos de sonhar sonhos e pensar pensamentos.

Se nosso vértice de observação for a capacidade de simbolizar encontraremos nãosímbolos, signos e quase-símbolos, equações simbólicas (Segal, 1957), símbolos estáticos, com dificuldade de vinculação, símbolos com algum grau de vinculação, mas que perderam sua capacidade expressiva (Barros, 2005), símbolos que se vinculam entre si em formas variadas mais ou menos criativas. O espectro não-símbolo <–> rede simbólica em expansão tem dupla direção, ocorrendo avanços e reversões. E as várias categorias podem encobrir outras ou se manifestarem concomitantemente.21

Reduzindo nosso vértice de observação às áreas de funcionamento mental veremos que o não-sonho da parte psicótica da personalidade envolve elementos beta frutos da reversão da função alfa. Isto é, ele contém escombros de objetos e de partes da mente que podem manifestar-se como cenas estanques, sem coerência, comumente bizarras. O analista sonha a partir de sua vivência desses escombros. Esses sonhos contêm áreas traumáticas, que eventualmente podem emergir em forma mais explícita. As consequências do trauma, identificáveis na relação analítica, são variadas e percorrem um espectro decorrente da "intensidade" e "extensão" em que a mente foi lesada.22 Num dos extremos do espectro teremos áreas de não representação, de vazios representacionais. Fica a questão se é possível uma área de não registro absoluto. Essas áreas de negativação, de ruptura na trama de representação, têm sido estudadas, entre outros, por Green (1983, 1998), Lutenberg (2007) e os Botella (2003). Ocorre uma fratura nessa trama, resultando uma zona de dor psíquica que não será figurável. Em outras palavras, o trauma, ao alterar a capacidade de simbolizar, impede que ele mesmo, o trauma, seja simbolizado. Possivelmente o que se manifesta são escombros de áreas adjacentes ao trauma que buscam revivê-lo tanto para controlá-lo como buscando elaboração. Haveria um entorno simbólico ao vazio que poderia, a posteriori, dar-lhe certo sentido (Levy, 2005) ou se forma uma tela beta rígida com essa mesma função (Brown, 2005). O núcleo traumático nada revela, ou melhor, indica a existência de um vazio (Winnicott, 1974, Lutenberg, 2007), um blank (Green, 1983), um buraco negro (Grotstein, 1990; Guignard, 1997; Imbasciati, 2006). O analista deverá sonhar esse vazio e isso é mais difícil que na situação anterior. Comumente ele terá que usar como "remendos" construções (Freud, 1937/1962) que lhe exigem maior aposta pulsional (Marucco, 2007).

Em seguida, nesse espectro lesional, teríamos áreas de representação mental muito precárias. Uma área intermediária poderia corresponder, por vezes, ao que Khan (1963) chamou trauma cumulativo, em que situações de rupturas no escudo protetor, "não gritantes nem agudas" (p. 99), se acumulam de maneira silenciosa.23

No entanto, qualquer que tenha sido o grau de não representação ou de representação, não há possibilidade de que ocorra simbolização adequada, transformação de elementos brutos em potencialmente pensáveis, elementos alfa. Por vezes podem até se formar símbolos em seu aspecto representativo, mas eles perdem sua plasticidade como representante e expressão de algo, empobrecidos em seu caráter denotativo e expressivo, o que impede que se possa pensar a respeito do que está ocorrendo (Barros, 2005). Elementos beta aparentemente inteligíveis (Sandler, 1997) e elementos balfa (Ferro, 1996/2002) remetem a situações desse tipo.

É possível que em áreas arcaicas anteriores à formação do aparelho mental o vazio, a não representação, se manifeste na relação analítica estimulando desistência do analista. As áreas de não existência podem estar tamponadas por barreiras autísticas. O analista, identificado, tem que suportar sua condição de não existência. Talvez estejamos em área anterior à existência de elementos beta (Meltzer, 1975, Korbivtcher, 2007). A capacidade de rêverie do analista será desafiada a sonhar supressões, vazios e restos de marcas que fazem parte da mente primordial (Green, 1998). A aposta pulsional será ainda maior e ele terá que criar, em sua mente, imagens que dêem significado ao vazio. Quando elas surgem se revela que não são produto de identificações nem são construções. O analista se surpreende verificando que utilizou aspectos próprios de sua mente, alguns que sequer conhecia. Esse trabalho de figurabilidade, de criação de pictogramas, envolve identificação profunda do analista com seu paciente e um trabalho regrediente consequente intenso. O analista se sente obrigado a representar frente ao terror consequente à não representação (Botella & Botella, 2003).

Nem sempre é possível diferenciar áreas psicóticas, traumáticas e áreas sem representação da mente primordial. Micro-traumas continuados podem somar-se ou ser estimulados por outros trauFmas ocorridos em diferentes etapas do desenvolvimento mental. Certamente área psicótica sempre inclui elementos de trauma e áreas adjacentes ao trauma se comportam como psicóticas. Ao mesmo tempo, áreas vazias irrepresentáveis permeiam essas manifestações.

Esses não-sonhos fazem parte de um continuum epistemológico, mas, na clínica, eles emergem no campo analítico alternando-se, interpenetrando-se, em forma paralela, misturando-se,24 etc. Os não-sonhos que envolvem déficit ou vazio representacional podem tentar "carona" nos não-sonhos traumáticos, psicóticos ou nos sonhos não psicóticos, sendo uma das tarefas do analista não se deixar enganar pelo não-sonho ou pelo sonho manifesto que encobre o vazio.25

Dessa forma, proponho como hipótese a ser melhor trabalhada que o não-sonho de área psicótica inclui, sempre, elementos correspondentes a vazios traumáticos e áreas não representadas da mente primordial, que se escondem e manifestam entre os escombros psicóticos. Possivelmente, quando o analista transforma esses não-sonhos psicóticos em sonhos ele também está, implicitamente, fazendo o mesmo com os vazios. Desta forma, o analista não sonha apenas a partir das identificações projetivas resultantes de elementos beta do não-sonho psicótico, mas também a partir de outros tipos de identificação mais precoces (algumas propostas por Sandler,1993, Franco F., 2000) de difícil conceituação. O sonho do analista incluiria também, de alguma forma, esboços de construções e trabalho de figurabilidade não explícito, referente a áreas tampouco explícitas. Essas construções e figurações serão identificadas somente se os vazios traumáticos e os da mente primordial emergirem ou forem intuídos na ausência do não-sonho psicótico ou para aquém dele.

Se estas hipóteses se revelarem corretas, não teríamos porque não expandir o raciocínio para os sonhos simbólicos e veríamos que o analista que re-sonha o sonho de seu paciente, num sonho-a-dois, também estaria sonhando (implicitamente) áreas não simbólicas ou vazias. Em outras palavras, a função alfa do analista, em forma explícita ou implícita, trabalharia ao mesmo tempo todas as áreas de funcionamento ou não funcionamento mental, mesmo aquelas que não emergem explicitamente no campo analítico. Estes fatos talvez nos auxiliem a aprofundar o conhecimento do funcionamento da rêverie e figurabilidade, da continência e capacidade negativa, da paciência e do masoquismo normal, das contraidentificações e identificações com vazios etc., considerados fatores da função alfa, que envolve também comunicação inconsciente profunda ainda pouco conhecida (e que nunca será conhecida em seu todo…).

Exemplos clínicos talvez iluminassem as hipóteses efetuadas, mas não cabem neste momento. Retomaremos apenas o Momento M do material relatado. Se nele emergem sonhos, início da transformação de não-sonhos, não é difícil perceber ainda a concomitância de não-sonhos traumáticos e psicóticos que estão sendo transformados em sonho. A imagem "água mole em pedra dura" do analista, que reflete sua dificuldade com a paciente L, poderia ter sido também tentativa de figuração de áreas em que a dureza seria metáfora do vazio não representado.

 

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Endereço para correspondência
Roosevelt Moises Smeke Cassorla
[Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo SBPSP]
Av. Francisco Glicério 2331/24 13023-101
Campinas, SP
e-mail: rcassorla@uol.com.br

 

Recebido em 1.10.2009,
aceito em 29.10.2009

 

 

1 Trabalho apresentado em Bion in Boston 2009. Recebeu o prêmio "Parthenope Bion Talamo", oferecido pelo autor aos colegas de S. Paulo e, em particular, a Judith Andreucci e Antonio Sapienza.
2 Membro efetivo e analista didata da SBPSP.
3 Entre os muitos autores que vêm expandindo essas ideias de Bion encontramos: Meltzer 1978, 1983; Segal, 1991; Ferro, 1992, 1996, 1999, 2002a, b, 2006, 2009; Ogden, 1994a, 2005; Rezende, 1995; Grinberg, 1996; Symington e Symington, 1996; Sandler, 1997, 2005; Tabak de Bianchedi, 1999, 2008; Caper, 1998; Grotstein, 2000, 2004, 2007;Barros, 2000, 2002, 2005; Sapienza, 2001, 2008; Rezze, 2001; Junqueira Filho, 2003; Chuster, 2003; Hartke, 2008.
4 Rezze (2001) chama não sonhos aos sonhos desse tipo, mas quando sonhados à noite. Grinberg (1967) e Segal (1981) chamam esses mesmos sonhos da noite de evacuativos ou psicóticos.
5 Grotstein (2007) chama mentalização à passagem da sensorialidade para a imagem e pensar ao próximo passo, quando os elementos alfa colocados em sequencia dão origem às narrativas.
6 Nesses casos os não-sonhos-a-dois se apresentam como esboços de cenas estanques com características maníacas e obsessivas que encobrem aspectos melancólicos e persecutórios.
7 Os relatos clínicos foram transformados (cf. Gabbard, 2000) em função do necessário sigilo.
8 Durante a idealização mútua, o que parece simbiótico esconde relação continente-contido parasitária em que ambos acabam destruídos (Bion, 1970). São conluios maníacos e o que parece ser elemento alfa remete a elementos beta que parecem ser inteligíveis (Sandler, 1997) e elementos balfa (Ferro, 1999) que parecem vincularse, mas envolvem -K.
9 O termo enactment não deveria ser utilizado para ações efetuadas deliberadamente. O verbo to enact também é utilizado para descrever dramatizações em geral, do paciente ou do analista. A tendência é reservar o substantivo enactment para as situações descritas neste trabalho, envolvendo ambos os membros da dupla analítica.
10 Entre os autores que têm estudado a ação das identificações projetivas patológicas encontramos pioneiramente Grinberg, 1957; Bion, 1961, 1962, 1974; Rosenfeld, 1965, 1987, Sandler, 1976, 1988; Grotstein, 1981; Ogden, 1982; Joseph, 1989. Grotstein (2005), dissecando o conceito, propôs o termo transidentificação projetiva para as situações descritas.
11 Outras situações clínicas podem ser encontradas nos outros trabalhos do autor e também em Yardino (2008).
12 A intensidade da crença do autor de que, no Momento M, estava não-sonhando (reversão da perspectiva) fora tal que, até seu penúltimo trabalho (Cassorla, 2008b) sobre o fato continuou usando o termo não-sonho para o enactment agudo, ainda que seus argumentos mostrassem o contrário...
13 Ainda que no trauma os registros da experiência estejam excluídos da rede simbólica, algumas memórias de situação traumática podem ser inscritas sob a forma de medo, culpa, vergonha, humilhação, dissociadas, mas que talvez possam ser precariamente simbolizadas (Person & Klar, 1994). No entanto, a conexão com outros símbolos não ocorre, o trauma ficando cindido da rede simbólica que constitui o pensamento. Brown (2005) sugere que as manifestações não sonhadas se referem à tela beta organizada em forma rígida, concretização defensiva que permite à psique um senso estanque de organização, fruto da reversão da função alfa. São elementos beta aparentemente inteligíveis (Sandler, 1997).
14 Evidentemente, essas recuperações pontuais serão seguidas de novas recaídas, o processo analítico desenvolvendose como movimento espiralar de avanços e retrocessos.
15 Baranger et AL. (1983) mostram que o baluarte (que consideramos ter similaridades com o enactment) pode constituir-se como um corpo estranho estático, enquanto o processo analítico segue seu curso em outras áreas.
16 No modelo da pessoa se afogando, é como se o salvador (por manter-se vivo e buscando pensar) tivesse convencido o traumatizado a confiar nos recursos da dupla para sobreviverem, mesmo que bastante água possa ser engolida quando se soltarem. Dessa forma, podem separar-se e ajudar-se (pensar) mutuamente.
17 Esse masoquismo normal será similar à paciência e capacidade de sofrer sofrimento, sem esmorecer, próprio da função materna. Este tema foi abordado, de forma criativa, por Galvez (2004). Bion (1970), também usa o termo paciência para o sofrimento e tolerância à frustração que o analista deve suportar enquanto não advém o fato selecionado.
18 Grotstein (2000, 2008) propõe a existência de uma função-alfa rudimentar no bebê que é capaz de enviar mensagens para a mãe captando as ressonâncias dela necessárias, para além da comunicação verbal. Supõe que se assemelhe a uma "estrutura profunda", como as que pré-determinam o aprendizado da linguagem, segundo Chomsky.
19 Por exemplo, Helen Keller, que sofreu lesão neurológica com cegueira e surdez na infância, descreve sua vida em um não-sonho: "Vivia num mundo que era um não mundo. Eu não podia esperar descrever adequadamente momentos inconscientes, inclusive conscientes de nada. Eu não sabia que não sabia nada, que vivia, agia ou desejava. Não tinha nem desejo nem intelecto. Era conduzida entre os objetos e atos por certo ímpeto natural cego. Tinha uma mente que me fazia sentir fúria, satisfação, desejo. Estes dois fatos levaram a supor que eu desejava e pensava. (...) Nunca vi nada de antemão ou o escolhi. Também ressalto que nunca num gesto ou numa batida de coração senti que amava ou cuidava algo. Minha vida interior, então, era sem atrativo, sem passado, presente ou futuro, sem esperança ou antecipação, sem interrogante, prazer ou fé" (Keller, 1909, apud Tyson, 2000, p. 62; tradução minha).
20 Bianco (2009) observou que pacientes com apnéia do sono acordavam justamente quando seu sonho estava se transformando em pesadelo.
21 Segal (1981) nos fala de sonhos preditivos que envolvem simbolização e evacuação ao mesmo tempo.
22 Bokanowsky (2005) diferencia trauma, em que ocorre destruição da mente, de traumatismo, que se mantém em área não psicótica.
23 Os Botella (2003) discutem também o trauma como negatividade que "suele estar presente bajo la forma de la normalidad del afecto, del carácter, de la inhibición, pero totalmente ausente en las asociaciones y en el juego transferencia-contratransferencia..." (...) "Su existencia sólo puede sospecharse a través de ciertos trastornos, 'accidentes' del pensamiento, que prueban la presencia de una perturbación debida a una no representación y no al contenido del acontecimiento" (p. 165).
24 Grinberg (1967) fala de "sonhos mistos".
25 Em Mulholland Drive, filme de David Lynch, o enredo mostra profusão de não-sonhos psicóticos vividos em atmosfera misteriosa, entremeados por não-sonhos traumáticos No filme The Butterfly Effect o enredo mostra não-sonhos psicóticos sendo interrompidos por não-sonhos terroríficos violentos, fruto de traumas por desamparo e violência sexual.

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