SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Cem anos depoisO futuro mutante da psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Rev. bras. psicanál vol.44 no.1 São Paulo  2010

 

DEBATE

 

Algumas reflexões sobre a psicanálise, ontem e hoje

 

Algunas reflexiones acerca del psicoanálisis, ayer y hoy

 

A few thoughts on psychonalysis yesterday and today

 

 

Cíntia Xavier de Albuquerque,1 Brasília

Endereço para Correspondência

 

 


RESUMO

A partir da conferência de Freud sobre suas perspectivas quanto ao futuro da terapia psicanalítica, a autora faz alguns comentários e reflexões sobre a prática clínica nos dias de hoje.

Palavras-chave: desenvolvimentos teóricos e técnicos; credibilidade da psicanálise; eficácia terapêutica; experiência emocional e processos de pensamento.


RESUMEN

Desde la conferencia de Freud sobre las perspectivas para el futuro de la terapia psicoanalítica, el autor hace algunas observaciones y reflexiones sobre la práctica clínica actual.

Palabras clave: desarrollos teóricos y técnicos; la credibilidad del psicoanálisis; la eficacia terapéutica; la experiencia emocional y procesos de pensamiento.


ABSTRACT

From Freud's conference on prospects of the future of psychoanalytic therapy, the author makes some comments and reflections on clinical practice today.

Keywords: theoretical and technical developments; credibility of psychoanalysis; therapeutic efficacy; emotional experience and thought processes.


 

 

Atendendo ao honroso convite da nova gestão editorial da Revista Brasileira de Psicanálise, farei alguns comentários e reflexões a partir do texto de Freud visando os dias atuais. Como dito por Bernardo Tanis em correspondência enviada a todos recentemente, esses pequenos artigos inauguram o tema objeto de reflexão dos próximos números da Revista: "A atualidade da clínica psicanalítica". Na conferência de 1910 Freud aposta no desenvolvimento futuro da psicanálise a partir de três direções: dos avanços teóricos e técnicos, do aumento da autoridade, isto é, do reconhecimento do valor da psicanálise, e da eficiência geral de nosso trabalho. Freud mostra-se ora ponderado, alertando os iniciantes quanto ao entusiasmo pelo aumento das "nossas façanhas terapêuticas", ora ele próprio excessivamente entusiasmado: "… quando soubermos tudo quanto, só agora, suspeitamos e realizarmos todas as melhorias na técnica… nosso procedimento clínico alcançará grau de precisão e certeza de sucesso que se hão de encontrar em todo campo especializado da medicina."

Estão explícitos anseios grandiosos, marcas visíveis – e compreensíveis – do modelo médico, o desejo de encontrar uma fórmula sucinta dos fatores constituintes da neurose visando estabelecer, "firmemente", o prognóstico, e a importância dada ao simbolismo, que mereceu até a formação de uma comissão para seu estudo coletivo. Naquele momento Freud já havia feito significativas mudanças teóricas e técnicas. Além de reconhecer o poder dos conteúdos inconscientes recalcados, a força das resistências e a importância das interpretações para por em marcha o processo de elaboração visando a supressão dos sintomas, menciona a transferência – como o mais "poderoso" ingrediente do trabalho analítico – e a contratransferência, supondo ali que a autoanálise pudesse ser suficiente para ultrapassá-la. E diz que "nenhum psicanalista avança além do quanto permitem seus próprios complexos e resistências internas". Alguém questiona essa afirmação?

Nesses cem anos evoluímos bastante: hoje sabemos que trabalhamos imersos em um campo analítico vivo, dinâmico, criado, desenvolvido e também prejudicado pela dupla, sujeitos aos impactos transferenciais-contratransferenciais, aos efeitos de identificações projetivas cruzadas e outras defesas. As contribuições teóricas de Klein, Bion e Winnicott, entre outros autores, colocaram em evidência a determinante importância dos estados primitivos da mente na promoção do desenvolvimento emocional e os benefícios da ampliação da capacidade de pensar incluindo os sentimentos. E de sentir agregando pensamentos. O início da vida é marcado por intensidades pulsionais, angústias e desamparo. Mas estão ali, também, as sementes das vivências de amor, acolhimento, dependência, e a possibilidade de experimentar as dores na presença de um outro que invista libido generosamente, criando uma relação vitalizada e continente, o que é fundamental para o desenvolvimento emocional e para a confiança nas próprias qualidades. Quando essa dupla inicial não é bem sucedida ocorrem prejuízos de variadas proporções. O que a desafiadora clínica atual nos ensina é que, em muitos casos, a relação analítica é capaz de favorecer algumas construções e reconstruções fundamentais, pela força dos fenômenos transferenciais-contratransferenciais que com sensibilidade, experiência, interesse e estudo vamos aprendendo a manejar melhor. Nesse aspecto não quero deixar de mencionar os colegas brasileiros com os quais me identifico e que ajudam em meu desenvolvimento: estou sempre ali, atenta, na plateia ou com seus artigos na mão.

Os pacientes contemporâneos criam conosco campos analíticos diversos dos que costumavam ocorrer há alguns anos e nos impõem a necessidade de desenvolvermos novas maneiras para alcançá-los, sem abandonarmos os princípios técnicos que fundam nossa disciplina, mas sem nos engessarmos ou permanecermos imitativos. Freud nunca temeu rever suas proposições. Diz ele, na conferência, que em relação à técnica "na verdade quase tudo ainda aguarda a posição final" (1910/1970, p. 130). E mais: "Se deve modificar a técnica, em certos setores, de acordo com a natureza da doença e das tendências pulsionais predominantes no paciente." (1910/1970, p. 130). E anuncia que outras modificações, além das que já havia proposto para o tratamento da histeria de conversão e da neurose de angústia seriam requeridas, mencionando especificamente a neurose obsessiva. Nos últimos anos temos reconhecido cada vez mais a presença da pessoa do analista no encontro clínico: "pela forma como se coloca no contato com seu analisando, o analista colabora na construção do campo com todo o peso de sua vida mental" (Ferro, 1998). Essa percepção promove mudanças na maneira de trabalharmos, pois estamos na relação não apenas interpretando conflitos internos do paciente, mas conversando sobre a experiência emocional vivida pela dupla. Muito se tem falado em inovações técnicas e chegou a hora de conhecermos isso melhor: propostas que visam examinar com mais profundidade a teoria da clínica estão postas no momento, inclusive por esta RBP. Penso que o desenvolvimento da psicanálise, as dificuldades da vida atual e o alto grau de sofrimento humano têm, na verdade, nos ajudado a aperfeiçoar a prática clínica, refinando escuta, intervenções e interpretações. Estamos profundamente interessados nos nossos pacientes, no desenvolvimento de nossa função analítica, atentos à subjetividade, formando duplas únicas com cada analisando e alcançando, quando possível, níveis cada vez mais profundos.

Todos sabem que há hoje uma profusão de reflexões teóricas e clínicas que podem conduzir a formas diversas de se trabalhar. Identificamo-nos com algumas propostas e não com outras. A formação analítica – que às vezes beira perigosa formatação, o que talvez em certo grau seja inevitável – nos oferece as bases para o que possa vir a ser nossa identidade psicanalítica. O processo de conquista dessa identidade se prolonga, a meu ver, por muito mais tempo do que o requerido pela formação. Acho mesmo que é interminável, é exercício diário. Nosso ofício é complexo e desafiador e considero que estamos mais vivos – e cordiais, como diz Freud em sua conferência – ao conversarmos com nossos pacientes, o que revela maior grau de liberdade e criatividade, importantes ingredientes para o trabalho clínico. Considero empobrecedores a mera repetição de modelos teóricos e suas interpretações costumeiras, o distanciamento artificial – devido talvez à confusão que costumamos fazer em relação ao conceito de neutralidade – e o tom muitas vezes superegoico, quando não acusatório ao paciente. Lembro que esse tipo de interpretação era muito comum quando o foco do analista dirigia-se ao sistema defensivo do analisando. Penso que, se hoje tem havido excessos ou inadequações em relação à técnica, estes podem ser corrigidos por meio de reflexões consistentes e constantes. De todo modo, parece inegável que estamos nos tornando mais bem aparelhados para formarmos fecundas parcerias com nossos analisandos: além da clínica de cada um, basta comparecermos às atividades científicas, aos congressos, e lermos os artigos publicados para examinarmos esse aspecto.

Quando Freud discorre sobre a necessidade do aumento de autoridade da psicanálise, relembra os tempos primeiros em que sozinho a representava: "As pessoas simplesmente não acreditavam em mim, como até mesmo hoje em dia não crêem muito em qualquer de nós." (1910/1970, p. 132). Alerta para o fato de que a sociedade não reconheceria facilmente o valor da psicanálise porque esta é crítica e destrói ilusões, e que precisaríamos ser capazes de esperar: "As mais ásperas verdades finalmente são ouvidas e reconhecidas, depois que os interesses que se feriram e as emoções que se instigaram tiverem exaurido a própria fúria." A psicanálise foi se firmando como um eficiente e profundo método de tratamento, suas teorias influenciam inclusive outras abordagens psicológicas e sua presença se faz notar em todas as áreas relacionadas à saúde, pedagogia, educação, sociologia, filosofia, artes e literatura, entre outras. Mas não há, evidentemente, unanimidade. Passamos por altos e baixos e de uns tempos pra cá a "crise" começou a nos preocupar. Nossa Associação está fazendo cem anos atenta, buscando saídas para a diminuição de procura por análise plena e por formação analítica. Mesmo assim seguimos crescendo: hoje estamos presentes mesmo em locais considerados improváveis com Sociedades já constituídas, como na Índia, Israel e Japão, e grupos sendo formados na China, Coreia, Taiwan, Panamá, África do Sul e Leste Europeu, entre outros, segundo o novo site da IPA. Nosso último congresso reuniu mais de 1500 pessoas, número significativo em se tratando de psicanálise brasileira. Por falar nisso, como membro da diretoria anterior da Febrapsi, sob a batuta impecável de Claudio Rossi, tivemos inúmeras oportunidades de perceber, nos eventos científicos promovidos em cidades grandes e pequenas, o interesse explícito e entusiasmado dos jovens profissionais em relação à psicanálise que hoje praticamos.

Entramos agora no último item abordado por Freud em sua conferência, a "eficiência geral" do nosso trabalho, onde ele se mostra realmente otimista: "O sucesso que o tratamento pode ter com o indivíduo deve ocorrer, igualmente, com a comunidade." Diz que o benefício secundário da doença é, ao final, prejudicial tanto ao indivíduo quanto à sociedade e nos estimula a alcançarmos "a profilaxia mais radical" contra as neuroses. Nesse aspecto não se pode reconhecer tão grandiosos resultados, mesmo considerando a eficácia terapêutica da psicanálise inquestionável. A verdade é que, especialmente nas últimas décadas, impressionantes mudanças no modo de viver e as dificuldades atuais se fizeram sentir em nossa clínica: muitos psicanalistas trabalham hoje menos do que no passado, atendendo pacientes numa frequência de sessões também menor do que antes. Mesmo assim, com o desenvolvimento da prática, penso que temos conseguido compensar a falta das condições ideais para uma análise plena com o crescente refinamento de nossa função analítica, aproveitando as possibilidades do encontro clínico com sensibilidade e precisão. Muitas pessoas buscam a psicanálise, empurradas na maior parte das vezes por sofrimentos emocionais quase insuportáveis – com seus transbordamentos para o corpo. Alguns pacientes nos procuram depois de terem se submetido a outros tipos de terapias, por terem obtido informações sobre a consistência e profundidade do tratamento analítico ou por considerarem insuficiente apenas o tratamento medicamentoso. Ficam conosco os que se identificam com o nosso modo de conversar e de pensar, e que passam a reconhecer e aceitar a realidade do sofrimento interior e a buscar o desenvolvimento emocional. Incluem essa experiência em suas vidas e vai se construindo a confiança no analista, no método e na prática psicanalítica, pois aos poucos vão se se sentindo mais confortáveis dentro de si mesmos e começando a pensar por si próprios. E, ao compartilharem essa experiência com outras pessoas acontece, num grau bem menor do que o esperado por Freud em 1910, uma espécie de efeito cascata benéfico tanto para outros indivíduos quanto para a psicanálise.

Concordo com Marília Eisenstein, em artigo publicado no último número da RBP (2009), quando ela diz que agora a ação terapêutica deve ser compreendida como um "movimento para o crescimento do campo psíquico", que permite muito mais que o alívio de sintomas. Isso fala de uma ampliação dos objetivos do tratamento analítico, mas também se refere à "profunda revisão do objeto" da psicanálise. Ela cita alguns fios condutores teóricos que todos conhecemos e que precisam continuar nos guiando: o reconhecimento das forças inconscientes, da dualidade das pulsões de vida e de morte e do conflito psíquico entre desejo e defesa, além da confiança na eficácia terapêutica da psicanálise. Acrescento aqui a experiência emocional que se dá no campo analítico e encontra no setting o espaço apropriado para ser vivida, interpretada e elaborada, e a assimetria razoável, organizadora. Considero fundamental mantermos o foco na direção desses fios condutores, no desconhecido e no não nomeado que, ao serem pouco a pouco revelados, proporcionam experiências emocionais inéditas, que integram todos os tempos e têm imenso valor para a dupla analítica e para cada um de seus membros. Da inter-relação dinâmica desses conceitos, frutos da prática clínica, que tentamos sem cessar aperfeiçoar e articular teoricamente advém a consistência de nossa disciplina, o que nos diferencia de tudo o mais e o que de mais precioso temos a oferecer onde quer que o psicanalista atue. Creio que seremos cada vez mais necessários, dentro e fora dos consultórios.

Por fim, dois brindes, neste ano comemorativo:

A Sigmund Freud, admiração e gratidão eternas.

À IPA centenária, conjunto de todos nós: consistência e vitalidade!

 

Referências

Eisenstein, M. (2009). Sobre a ação terapêutica da psicanálise no século XXI. Revista Brasileira de Psicanálise, 43 (3) p. 171.         [ Links ]

Ferro, A. (1998). Na sala de análise. Rio de Janeiro: Imago.         [ Links ]

Freud, S. (1970). As perspectivas futuras da terapêutica psicanalítica. (Vol. 11, p. 125) . In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1910)        [ Links ]

 

 

 

Endereço para correspondência
Cíntia Xavier de Albuquerque
[Sociedade de Psicanálise de Brasília SPB]
SHIS QL 8 conj. 2 casa 9 – Lago Sul
71620-225 Brasília, DF
e-mail: cintiaxavier@terra.com.br

[recebido em 22/2/2010, aceito em 22/3/2010]

 

 

1 Membro titular da Sociedade de Psicanálise de Brasília SBP.