SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Sexualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Rev. bras. psicanál vol.45 no.2 São Paulo abr./jun. 2011

 

47º CONGRESSO DA IPA - MÉXICO PAINÉIS PRINCIPAIS
SEXUALIDADE
SONHOS
INCONSCIENTE

 

Explorando os conceitos fundamentais: sexualidade, sonhos, inconsciente

 

 

Equipe Editorial

 

 

A IPA dedica o seu 47º Congresso à discussão dos conceitos fundamentais da Psicanálise: sexualidade, sonhos, inconsciente.

As teorias psicanalíticas aprofundaram-se, transformaram-se e continuam a reformular-se, ganhando novos contextos de descrição em torno de seus temas fundamentais desde Freud que, ao longo de sua obra, modifica e amplia sempre sua teorização.

Com as muitas escolas existentes, corremos o risco de nos distanciarmos de um diálogo, assentados em uma crença teórica que tomamos como verdade. A reflexão sobre o estado dessas ideias centrais na clínica atual abre espaço para a diversidade do pensar.

A Comissão do Congresso fará de suas três principais plenárias palco de discussão desses temas estruturantes do pensamento psicanalítico: sexualidade, sonhos e inconsciente. Nesse sentido, questões sobre esses conceitos foram enviadas a psicanalistas de diferentes sociedades filiadas à IPA . Cada psicanalista foi convidado a escolher uma das questões e respondê-la de maneira breve, constituindo-se, assim, em estímulos aos debates nas plenárias.

A Revista Brasileira de Psicanálise, pensando em familiarizar o leitor com a temática do encontro, publica as questões e a íntegra dos onze textos-respostas recebidos pela Comissão do Congresso.

Mantendo a proposta de dar voz à psicanálise brasileira, a Revista Brasileira de Psicanálise convidou Ruggero Levy, Deodato Curvo de Azambuja e Bernard Miodownik para que, com sua experiência, possam, não só dialogar com os temas, mas também ampliar e compartilhar suas reflexões conosco.