SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2A construção da parentalidade em mães adolescentes: um modelo de intervenção e prevenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Rev. bras. psicanál vol.46 no.2 São Paulo abr./jun. 2012

 

LANÇAMENTOS

 

Lançamentos

 

 

Dimensões da intersubjetividade

 

 

Nelson Coelho Jr., Pedro Salem e Perla Klautau (orgs.)
São Paulo: Escuta/Fapesp, 2012, 280p.

Este livro é resultado de um simpósio promovido pelo Instituto de Estudos Avançados e pelo Instituto de Psicologia, ambos da USP, que reuniu pela primeira vez no Brasil o trabalho de vários especialistas nacionais e estrangeiros. Eles enfocam diferentes aspectos da experiência e do conceito de intersubjetividade a partir de pesquisas recentes sobre o tema. O avanço das pesquisas sobre relações entre mães e bebês, as transformações técnicas nos tratamentos psicanalíticos, as pesquisas transculturais sobre o desenvolvimento emocional das crianças pequenas e as novas tecnologias das pesquisas neurológicas multiplicaram, entre outros fatores, estudos e publicações sobre a experiência e o conceito de intersubjetividade. Psicanalistas, filósofos, neurocientistas e psicólogos estudam as diferentes dimensões da intersubjetividade, dedicando-se particularmente à pesquisa das relações eu-outro.

 

La pareja en conflito

 

 

Aportes psicoanalíticos

Miguel Alejo
Spivacow Buenos Aires: Paidós, 2011, 240 p.

Com prólogo de René Kaës, esse livro nos chama a atenção para a possibilidade de praticar a psicanálise na vida de um casal, o que foi desde sempre um assunto controverso para os seguidores de Freud. O livro mostra que o emprego do método e da problemática freudianos em outro campo, que não o da cura individual, desenvolveu-se bastante, ampliando o escopo da prática e da teoria psicanalíticas. A problemática encarada pelo autor trata de como ampliar a técnica, pensada para o atendimento individual, para o plano do casal; como tratar a transferência e posicionar-se como analista em face de demandas tão diferentes como as trazidas por um casal. Se comparadas ao indivíduo, como lidar com as questões éticas derivadas particularmente dessa situação. Spivacow apresenta uma visão que considera os múltiplos fatores em jogo nas relações amorosas.

 

Cara a cara

 

 

Entrevistas profanas

Moisés Lemlij
Lima: Sidea, 2011, 276 p.

Este livro apresenta entrevistas de Moisés Lemlij com destacados psicanalistas de diversos países da América Latina. Trata-se de extensas e amplas conversas que tocam com profundidade diferentes aspectos da vida, da carreira profissional e da trajetória institucional dos entrevistados, bem como de suas opiniões e perspectivas sobre a evolução e o desenvolvimento futuro da psicanálise, das instituições psicanalíticas e da sociedade em geral. Constam desse volume as entrevistas feitas com Horacio Etchegoyen (Associação Psicanalítica de Buenos Aires), Luis Feder (Associação Psicanalítica Mexicana), Max Hernández (Sociedade Peruana de Psicanálise), Andrés Rascovsky (Associação Psicanalítica Argentina) e Marcelo Viñar (Associação Psicanalítica do Uruguai).

 

Lacan com Winnicott

 

 

Espelhamento e subjetivação

Roberto B. Graña
São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011, 170p.

Esse livro, o décimo publicado pelo autor, é o resultado intelectual amadurecido pelos anos de estudo, escrita e ensino do pensamento de um dos mais importantes autores psicanalí-ticos contemporâneos de inspiração freudiana. É resultado de cursos regulares sobre as obras de Lacan e Winnicott, ministrados pelo autor há mais de uma década no Instituto Contemporâneo de Psicanálise e Transdisciplinaridade de Porto Alegre. Ao promover o entrelaçamento das obras de Lacan e Winnicott, o livro oferece a oportunidade de reconhecer como Graña criou e encontrou as circunstâncias favoráveis para o desenvolvimento de seu próprio pensamento, que lhe permite visitar diferentes temas da clínica e da cultura para ilustrar a diversidade de seu campo de aplicação.

 

Por amor a Freud

 

 

Memórias de minha análise com Sigmund Freud

Hilda Doolittle
Rio de Janeiro: Zahar, 2012, 275p.

Analisanda de Freud, entre 1933 e 1934, a poetisa americana Hilda Doolittle, ou apenas H. D., que desde cedo convivera com um seleto grupo de escritores, artistas e intelectuais, registrou esse período de intensa convivência durante sua análise, em dois tocantes depoimentos: “Escrito na parede”, memória desse tratamento, e “Advento”, compilação dos diários mantidos por ela durante a análise. Esses dois textos estão reunidos em Por amor a Freud, um dos mais belos e importantes relatos sobre a análise com o mestre de Viena. Elisabeth Roudinesco apresenta-nos Hilda Doolittle nessa edição, que conta ainda com uma seleção de fotografias e da correspondência de H. D. com Freud e com Bryher, sua companheira.

Creative Commons License