SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número4A construção da identidade de gênero na adolescênciaTrabalhos com famílias em psicologia social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Rev. bras. psicanál vol.48 no.4 São Paulo set./dez. 2014

 

RESENHAS

 

À ciel ouvert, entretiens: Le Courtil, l'invention au quotidien

 

 

Letícia Vier Machado

Psicóloga. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista do Capes. Membro do Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas LAPCIP

Correspondência

 

 

Organizadoras: Mariana Otero & Marie Brémond
Editora: Buddy Movies, Paris, 2013, 127p.
Resenhado por: Letícia Vier Machado1

 

 

À ciel ouvert e a experiência da invenção

O livro de entrevistas organizado por Mariana Otero e Marie Brémond perpetua o sucesso do documentário homônimo, À ciel ouvert,2 lançado em 2013 na França e na Bélgica, escrito e dirigido por Otero. O documentário, filmado na instituição Le Courtil,3 em Tournai, na Bélgica, conta o cotidiano de um lugar fronteiriço, que acolhe crianças em dificuldade, com intervenções pautadas pela psicanálise lacaniana. Enquanto aguardamos o lançamento do filme no Brasil, é possível tangenciar pelo livro o estrangeiro presente em À ciel ouvert, título que faz alusão a Lacan, quando fala do inconsciente "a céu aberto" do psicótico.

A proposta do conjunto de entrevistas é fazer-se um prolongamento do filme. Otero dá voz aos inventores do Courtil, antecipando respostas às perguntas que provavelmente surgirão ao espectador do filme. O livro pretende adentrar ainda mais no cotidiano do Courtil, compreender suas bases teóricas, conhecer sua pré-história, seu funcionamento institucional.

Se, de início, o desejo de Otero era fazer um filme sobre pessoas que se relacionam de outra maneira com o mundo, dando-lhes voz, À ciel ouvert foi um exercício de distanciamento que lhe permitiu lançar um olhar sobre a singularidade e a inventividade. Longe de encontrar respostas, Otero mergulhou no enigma e traduziu uma linguagem singular em outra, a cinematográfica. "É um filme sobre uma visão singular do mundo através do percurso de algumas crianças que têm uma relação, com elas mesmas, com o corpo e com o outro, radicalmente diferente" (p. 9). O livro se organiza em cinco capítulos. As entrevistas foram realizadas por Otero com os fundadores da instituição: Alexandre Stevens, Dominique Holvoet, Bernard Seynhaeve e Véronique Mariage.

No primeiro capítulo, "De Winnicott ao Courtil: alguns momentos históricos", Alexandre Stevens retoma feitos da psicanálise que a diferenciaram da psiquiatria clássica: desde a experiência de Winnicott com crianças evacuadas após a Segunda Guerra Mundial até a criação, por Bruno Bettelheim, da escola ortogênica, nos Estados Unidos. Aqui, um parêntese. Se Bettelheim ainda hoje é atacado por sua suposta culpabilização materna no caso de crianças autistas, Stevens ressalta o perigo de reduzi-lo a essa afirmação. É preciso considerá-lo em um contexto, diz ele, e reconhecer sua contribuição, quando afirma que "o amor não basta" (p. 14). Stevens ratifica a ética da psicanáli-se, quando diz que esta "considera uma criança não a partir do deficit, mas a partir de um sintoma" (p. 13), em que há um gozo.

A prática do Courtil não é propriamente uma psicanálise. Não se trata de um trabalho educativo, psicoterapêutico, mas antes de um trabalho "irrigado" pelo olhar do psicanalista. Ele se fundamenta na ausência de um a priori: "procuramos não antecipar o que é bom para o outro. Partimos antes dessa posição: não sabemos o que é bom para a criança" (p. 21). Trabalha-se a partir da desarmonia, do "realismo clínico": não há busca dos significados velados, tampouco interpretação. Há, antes, um desejo de encontrar respostas ao fora de sentido, ao Real.

O segundo capítulo, "A invenção do Courtil", retoma o surgimento da instituição, a partir de um trabalho anterior do psiquiatra Alexandre Stevens, quando decidiu se ocupar das ditas "crianças difíceis" da instituição, orientado pela psicanálise. Convida então o psiquiatra Bernard Seynhaeve para juntar-se a ele, como diretor, assim como Véronique Mariage, e o Courtil nasce do encontro de desejos e do desejo de inventar outros modos de atuar na instituição com base no trabalho com a linguagem.

Stevens situa o Courtil do lado das instituições esquizofrênicas. Estas, "suficientemente desorganizadas", aceitam que o saber se localiza do lado da criança e usam da psicanálise como perturbação da instituição. As crianças do Courtil não estão "coladas" a significantes diagnósticos, e o foco do trabalho é o sofrimento psíquico, a dificuldade na qual se encontram.

O terceiro capítulo, "Lacan no Courtil", trata da psicanálise lacaniana como dispositivo de atuação na instituição. Partindo da articulação dos registros R.S.I., Dominique Holvoet explora a dificuldade das crianças do Courtil em se inscrever na linguagem, no simbólico. Sobre Amina, uma das crianças do Courtil, Holvoet comenta: "Ela não consegue, então é a linguagem que a habita e a instrumentaliza" (p. 40). Para explicar o conceito de Real em Lacan, Dominique Holvoet explora o conceito lacaniano de "estádio do espelho": nosso olhar é o que não vemos no espelho, é o não representável, é a perda, aquilo que escapa - é o Real.

E se a psicose é o inconsciente à ciel ouvert, se não há recalcamento, não há esquecimento. Diz Stevens: "Eles [os psicóticos] são, de alguma maneira, superdotados desse ponto de vista" (p. 47). E tal como o inconsciente na psicose é da ordem do Real, assim o é também o gozo. "O gozo deriva do Real na medida em que não é capturado pelo significante" (p. 48). É como Evanne, que é invadido pelo movimento de rodar sobre si mesmo, no gozo que o transborda e se torna incontrolável.

"Há cura para a psicose?", questiona Otero. Holvoet afirma: "toda a questão é saber o que chamamos de cura. [...] No fundo, quem diz cura diz que nos inscrevemos em uma lógica de sintoma" (p. 50). E erradicar o sintoma não é o que pretende a psicanálise lacaniana, mas é preciso fazer com esse sintoma, uma vez que ele é próprio ao sujeito: "há uma parte de morte e uma parte de vida em todo objeto sintomático" (p. 51). Nesse sentido, eliminar o sintoma é erradicar o que há de vida nele. É como os insetos de Alyson (p. 52), que ela adora resgatar da terra mas a aterrorizam em suas alucinações.

O quarto capítulo, "Uma instituição no cotidiano", traz elementos para compreender o funcionamento do Courtil: a admissão, as intervenções, os rituais. Bernard Seynhaeve esclarece as particularidades da admissão na instituição e a abertura para escutar a criança naquilo que a faz sofrer. A condição para a admissão no Courtil é única: que a criança seja capaz de suportar a presença dos outros (p. 63); assim como há uma única regra: a proibição da violência. Valoriza-se o sem-sentido do comportamento, o singular de cada criança, o que há de bizarro e de possibilidade inventiva em cada um.

Não há compartimentação dos saberes, porque não se entende a criança como um conjunto de fragmentos. Há um trabalho em conjunto, pautado pelo desejo, pela escuta do outro. Não se pode demandar algo das crianças do Courtil, e nesse sentido não se pode demandar amor, pois isso seria demasiadamente persecutório.

O quinto e último capítulo, "Retorno sobre uma experiência do olhar", recupera a experiência de Mariana Otero por trás da câmera, o lugar do qual ela fala, a montagem do filme, sua relação com a psicanálise e com as crianças do Courtil. Em À ciel ouvert, Otero subverte as preposições. Não é um filme "sobre" algo, mas um filme "com"; não é um filme "sobre" o Courtil, mas um filme "no" Courtil (p. 105). Para fazê-lo, Otero anexou a câmera ao seu corpo, criando o que ela denominou de um "corpo-câmera" (p. 110). A ideia desse acoplamento mulher-máquina teve um efeito organizador sobre os corpos desintegrados, como sobre Alyson, que parecia organizar seus "pedaços" quando diante da câmera.

Se foi possível a Otero mostrar o olhar da psicanálise sobre os enigmas das crianças do Courtil, foi porque seu próprio trabalho encontra semelhança com aquele do psicanalista: "vocês têm um saber que vocês esquecem diante da criança para acolher a surpresa, como as filmagens me permitem também acolher o acontecimento que virá esclarecer o conjunto" (p. 115). Assim como na análise, À ciel ouvert se construiu no a posteriori, no processo secundário que sucedeu a experiência. Em suma, À ciel ouvert parece ser isso: a experiência, a fronteira entre o sentido e o fora-de-sentido.

À ciel ouvert chega em um momento decisivo para a psicanálise, convidando a revisitar os discursos que se produziram sobre o tratamento psicanalítico do autismo nos últimos dois anos, na França, na Bélgica e também no Brasil. Sem assumir uma posição doutrinária defensiva da psicanálise, Otero propõe a experiência do olhar: não um olhar "sobre", mas um olhar "com" a psicanálise enquanto possibilidade de escuta da singularidade, do enigma.

 

 

Correspondência:
Letícia Vier Machado
Rua Joaquim Nabuco, 120, ap. 62
87014-100 Maringá, PR
Tel: 44 9952-5909
leticiaviermachado@gmail.com

 

 

1 Apoio financeiro Capes.
2 A céu aberto, em português.
3 Courtil, em francês, designa um pequeno jardim ao lado da fazenda, lugar onde originariamente se situava a instituição.

Creative Commons License