SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue3Dividing the undivided, or dialoguing with Kant, Dostoyevsky and Pontalis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Rev. bras. psicanál vol.49 no.3 São Paulo July/Sept. 2015

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Silvana Rea

Editora

 

 

Como paradigma da rivalidade fraterna, conta-nos o Antigo Testamento que Caim matou Abel por ameaçar o seu lugar de preferido.

Na mitologia grega, Pólux, ao oferecer a Júpiter sua própria vida pela do irmão Castor, morto em guerra, é recompensado com a permanente companhia dele na constelação de Gemini. Na mitologia romana, Rômulo mata seu gêmeo Remo e funda a cidade de Roma.

Temos ainda Jacó, que se faz passar por Esaú para receber, em seu lugar, a bênção da primogenitura - personagens retomados por Machado de Assis na pele de Pedro e Paulo, que brigavam antes mesmo de nascer, no ventre materno. E José, que é vendido como escravo pelos irmãos, ameaçados pela iminência de sua soberania - mito também revivido na literatura, aqui por Thomas Mann, em José e seus irmãos. Ainda na literatura, encontramos Os irmãos Karamázov, de Dostoiévski; no Brasil, os Dois irmãos, de Milton Hatoum, e o recente relato de Chico Buarque sobre o seu Irmão alemão.

Certos irmãos permanecem em nosso imaginário de maneira forte: Paul e Camille Claudel, a parceria de Theo e Vincent van Gogh. Alguns, assim se apresentam: os cineastas Irmãos Taviani e Irmãos Coen; no Brasil, os grafiteiros osgemeos e os designers Irmãos Campana.

Na mitologia freudiana, a origem do processo civilizatório se dá a partir da disputa entre os irmãos da horda primitiva, que assassinam o pai tirânico ao qual estão submetidos, organizando-se em fratrias. Para Freud (1913/19690), a rivalidade, a inveja e o ciúme estão na base afetiva desta nova formação, que, para se manter coesa, institui o tabu do incesto e a exogamia no lugar da lei do desejo. Os investimentos e identificações antes dirigidos ao pai deslocam-se para a figura do irmão, nos rudimentos de uma vida em sociedade.

Ser irmão é um estado que passa pela presença do outro. Ou seja, tornar-se irmão passa pela alteridade, pela instauração da diferença, portanto. Mas também pela semelhança, pelo laço comum de filiação - um semelhante que demarca a primeira aparição do estranho, do Unheimliche, segundo Kancyper (1999). Um outro diferente e complementar, o irmão funciona, simultaneamente, como fundador de aspectos do eu e da alteridade.

Evidência da "traição" parental - afinal, são os pais em cópula que decidem pelo novo integrante -, a chegada de um irmão modifica a configuração familiar, perturba o equilíbrio e exige uma reestruturação. O primogênito perde o lugar de único e a ele cabe levar em conta a existência do mais novo, a quem cabe a função de descobrir e conquistar territórios. Abrir mão da ilusão de ser o predileto e suficiente para a satisfação dos pais é um sofrimento considerado por Kaës (2011) como traumático para o narcisismo primário - fato já observado por Freud (1909/1969a) ao admitir o trauma narcísico no pequeno Hans, provocado pelo nascimento de sua irmã.

Na lógica edípica, o irmão é o rival. Mas ele pode ser, especularmente, o duplo. Ou o cúmplice em relação ao que lhes é exterior. A relação fraterna, marcada pela horizontalidade consanguínea, possui características próprias. Seria ela uma construção psíquica especificamente grupal e comum aos membros de uma fratria, que cria subgrupo dentro do grupo familiar ou mesmo fora dele? O vínculo fraterno recusa-se a ser um derivado da relação edípica com os pais?

Kaës (2011), discutindo o modelo de 1913 proposto por Freud, mostra que se faz necessário considerar o complexo fraterno: uma formação intrapsíquica de representações inconscientes sobre o papel do irmão no psiquismo, definida por uma organização de desejos amorosos, de ódio e agressividade dirigidos ao irmão; complexo que se manifesta nas relações intersubjetivas e que pode ter funções tanto defensivas e substitutivas quanto elaborativas de questões edípicas e narcísicas, bem como ser estruturante, por seu caráter organizador (Kancyper, 2002). Retomando a noção freudiana de fratría, Kehl (2000) a propõe como um operador substituto à falência da função paterna e à consequente perversão dos laços sociais que se observam nas sociedades contemporâneas ocidentais.

De fato, deve-se ressaltar que Totem e tabu enfatiza a importância da ligação fraterna para a vinculação social. A cumplicidade pelo assassinato do pai seguida de culpa promove efeitos na religião, no código moral e na organização de grupos - sendo esta marcada também pela interdição de matar o irmão, a santificação dos laços de sangue e a solidariedade entre todos os membros do mesmo clã, garantindo-lhes a vida. Estas hipóteses são retomadas por Freud (1921/2011) em Psicologia das massas e análise do eu, ao relacionar a horda primeva e a organização em fratrias aos fenômenos de massa e seus processos identificatórios.

Do ponto de vista social, já nos aponta Bauman (2005) que, no mundo líquido moderno, partido em fragmentos que não se coordenam e onde as existências individuais são reduzidas a uma sucessão de episódios fragilmente conectados, surge a necessidade de pertencer a alguma comunidade de ideias e princípios que seja integrada. O "eu", experiência seminal para a modernidade do início do século passado, já não se sustenta mais. Como diz Maffesoli (Silva, 2013), não podemos mais permanecer numa compreensão individualista do mundo. Imprescindível, na contempora-neidade, o sentido de "nós": seja pelo triba-lismo, seja pelo grupo, seja pela comunidade.

Portanto, se ter um irmão convoca a ser irmão, aqui ter é ser - o que evidencia a importância das relações fraternas na constituição do sujeito. Sem a sua presença, muitas destas questões não teriam a oportunidade de serem elaboradas. O parceiro, o duplo, o intruso, o competidor, o cúmplice, o apoio - o papel do irmão é fundamental, tanto nas relações internas à família quanto em sua ampliação pela organização de grupos ou tribos na vida social.

São estas as questões que este número pretende abordar, pelo olhar de Miguel Calmon du Pin e Almeida, Eliana da Silveira Cruz Caligiuri, Ignacio Gerber, Regina Orth de Aragão, Ada Morgenstern, Adela J. Stoppel de Gueller, João Lindolfo Filho e Maria Rhode. Boa leitura!

 

Referências

Bauman, Z. (2005). Identidade (C.A. Medeiros, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar.         [ Links ]

Freud, S. (1969a). Análise de uma fobia em um menino de cinco anos. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, Trad., Vol. 10, pp. 13-156). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1909)        [ Links ]

Freud, S. (1969b). Totem e tabu. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, Trad., Vol. 13, pp. 13-198). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1913)        [ Links ]

Freud, S. (2011). Psicologia das massas e análise do eu. In S. Freud, Obras completas (P.C. de Souza, Trad., Vol. 15, pp. 13-113). São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1921)        [ Links ]

Kaës, R. (2011). O complexo fraterno (L.M. E. Orth, Trad.). Aparecida, SP: Ideias & Letras.         [ Links ]

Kancyper, L. (1999). Confrontação de gerações: estudo psicanalítico (A. Venite, Trad.). São Paulo: Casa do Psicólogo.         [ Links ]

Kancyper, L. (2002). O complexo fraterno e suas quatro funções. Revista de Psicanálise, 9(1),9-39.         [ Links ]

Kehl, M.R. (Org.) (2000). A função fraterna. Rio de Janeiro: Relume Dumará         [ Links ].

Silva, J.M. da. (2013, 21 de maio). Entrevistas: Maffesoli e a pós-modernidade. Correio do Povo. Recuperado em 31 ago. 2015, de http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=4107        [ Links ]

Creative Commons License