SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número2Entrevista: Emmanuelle e Bernard Chervet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Rev. bras. psicanál vol.52 no.2 São Paulo abr./jun. 2018

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Marina Massi

Editora

Correspondência

 

 

Neste número, procuramos priorizar a produção de colegas da Febrapsi e, ao mesmo tempo, oferecer a possibilidade de contato com o pensamento de autores franceses que estiveram recentemente no Brasil, participando de atividades científicas e apresentando sua produção psicanalítica. A decisão de lançar Outras palavras representa o desejo da equipe de acolher os trabalhos recebidos pela RBP, independentemente dos temas pautados pelo projeto editorial.

Por ser de âmbito nacional, a RBP tem a capacidade de socializar o que é produzido na Febrapsi e na ipa e divulgar o que é pensado e debatido além de nosso territorio institucional. As revistas temáticas cumprem esse objetivo recortando temas e aprofundando debates. Este número, porém, pode ser visto como uma fotografia do que chega espontaneamente, sem o estímulo de uma proposta temática. Assim, circulando por outras palavras, por outros pensamentos, oferecemos um espaço mais livre para diferentes tipos de trabalho.

Começamos, na seção "Diálogo", com uma entrevista realizada pela equipe editorial com os psicanalistas franceses Emmanuelle e Bernard Chervet, quando estiveram em São Paulo a convite da diretora científica da SPSSP Silvana Rea e de sua equipe, a quem agradecemos por nos ceder as conferências que eles proferiram na ocasião, também publicadas neste número. Com isso, o leitor tem a oportunidade de conhecer os autores pela entrevista e de se aprofundar no pensamento deles por meio de seus textos.

Em "Outras palavras", temos um artigo de Anne Brun, psicanalista francesa que veio ao Brasil em abril de 2018 e participou de um seminário organizado pela RBP em parceria com a SBPSP.

"História da psicanálise", por sua vez, traz um breve artigo do colega Sergio Lewkowicz sobre a história da psicanálise em Porto Alegre. São depoimentos e reflexões que nos ajudam a formar um panorama da história da psicanálise no Brasil no âmbito das Sociedades pertencentes à IPA.

Em "Projetos e pesquisas", podemos acompanhar o trabalho dos colegas Rogério Lerner (SBPSP) e Marlene Guirado (USP), que discutem uma pesquisa em psicanálise realizada numa instituição de atendimento clínico e educacional. Com essa seção, vale ressaltar, pretendemos dar um passo à frente na construção de um espaço experimental, que permita a troca de conhecimento sobre projetos e pesquisas coordenados por psicanalistas. A perspectiva é dar voz a novas propostas de intervenção psicanalítica institucional e/ou a reflexões sobre as formas de pesquisa em psicanálise, em todas as suas múltiplas expressões. Trata-se de um espaço plural, de acolhimento das diferentes maneiras de entender o que é a pesquisa em psicanálise. É uma seção permanentemente aberta ao debate e ao novo que surge da produção de colegas, dentro e fora da Febrapsi.

No material recebido e organizado, buscamos descobrir os temas que floresceram nesse período de trabalho editorial da equipe. Algo que se destacou foi a noção de diálogo livre, para além das escolas psicanalíticas. Apareceram trabalhos cujas influências verticais são cruzadas por influências horizontais.

O que apresentamos é uma pequena amostra do panorama de uma nova geração de analistas, que pensa a psicanálise com a liberdade de construir os debates horizontalmente, ou melhor, que produz conhecimento por uma gestão compartilhada do patrimônio psicanalítico legado por Freud, e não por uma verticalização hierárquica geracional.

Em suma, é uma produção para além dos autores que fizeram escola, uma reflexão sobre a psicanálise que, após a era das grandes escolas, abre novos caminhos. Podemos sentir as mudanças na psicanálise. Que venham os bons ventos!

 

 

Correspondência:
Marina Massi
marinamassieditora@rbp.org.br

Creative Commons License