SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2PandemiaA pandemia de coronavírus e seus significados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Rev. bras. psicanál vol.54 no.2 São Paulo abr,/./jun. 2020

 

CARTA-CONVITE

 

Pandemia

 

 

Marina MassiI; Leda Codeço BaroneII

IEditora
IIEditora Assistente

 

 

Vivemos dias incertos com a eclosão da pandemia de covid-19. De um dia para o outro, tivemos que nos isolar em casa e lutar contra um inimigo invisível, desconhecido, para o qual os recursos disponíveis da medicina não estão plenamente desenvolvidos. Junto a esse surto, convivemos com a controvérsia nas informações sobre o perigo efetivo do inimigo, o qual, ora visto como uma gripezinha sem maiores consequências, ora como uma doença que mata mais de 50 mil pessoas em três meses, nos enche de medo e espanto. Entre a negação e a realidade da morte, somos tocados em nossa humanidade.

Freud nos ensina que o trauma se instaura quando um acontecimento de certa magnitude surge de surpresa e nos pega despreparados - acontecimento diante do qual não temos defesa ou recurso para dar uma resposta adequada. Não nos parece absurdo considerar essa pandemia um trauma instaurado na vida individual e coletiva de todos nós, cidadãos brasileiros e de todo o mundo. Assim, somos levados a nos indagar sobre como o analista é tocado e como pode refletir sobre sua prática nesses dias de crise.

Pensando nisso, a RBP tomou a decisão de mudar seu calendário editorial, que contemplaria o tema "Édipo" no segundo número do ano de 2020. A fim de acompanhar os acontecimentos e as vivências dos psicanalistas, optamos por propor o tema "Pandemia".

Este convite busca estimular a livre troca de experiências e reflexões oriundas da singular situação de atendimentos online ou presenciais a que analistas e pacientes se viram submetidos pelo alastramento da covid-19, no mundo e no Brasil. Trata-se de um convite aberto, cujo objetivo não é privilegiar determinado aspecto do tema escolhido, mas acolher diferentes estilos de narrativa que possam expressar vivências, observações, pensamentos teóricos e clínicos sobre esse acontecimento tão assustador, triste e traumático.

A RBP , uma publicação trimestral da Federação Brasileira de Psicanálise, com tiragem de 2 mil exemplares e ampla circulação no território brasileiro, prima por entregar a seus leitores, sem atraso, cada edição. No entanto, por motivos que fugiram ao nosso desejo, estamos com um pequeno atraso e, por isso, pedimos desculpas aos leitores e colaboradores.

Os trabalhos deverão ser encaminhados para o e-mail da revista-rbp@rbp.org.br - até a data-limite de 20/7/2020. As orientações para a submissão de artigos e a descrição do processo seletivo encontram-se em nossa página eletrônica: http://rbp.org.br/normas-de-publicacao/.

Contamos com a colaboração de todos e esperamos receber muitos e bons artigos.

Atenciosamente,

Marina Massi
Editora

Leda Codeço Barone
Editora Assistente

Equipe Editorial:

Creative Commons License