SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número2Dear candidate: analysts from around the world offer personal reflections on psychoanalytic training, education, and the profession índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Rev. bras. psicanál vol.55 no.2 São Paulo abr./jun. 2021

 

RESENHAS

 

Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso

 

 

Regina Weinfeld Reiss

Socióloga. Psicanalista. Membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). São Paulo / reginawreiss@gmail.com

 

 

 

Organizadoras: Luciana Saddi e Maria de Lurdes S. Zemel
Editora: Blucher, 2021, 182 p.
Resenhado por: Regina Weinfeld Reiss

 

 

As organizadoras deste livro, tão oportuno em nossa atual conjuntura, dedicam a publicação ao professor Elisaldo Carlini, que desde 1954 até a sua morte, em 2020, empenhou-se na universidade à pesquisa da maconha e de outras substâncias psicoativas, abrindo caminho para o conhecimento dessa área, despojado de preconceitos, sob a lupa rigorosa da ciência.

Um campo vasto foi aberto, mas que vem exigindo cultivo e cuidado ético por parte dos profissionais das mais variadas trajetórias e especialidades que compõem esta publicação, reunidos em torno desses princípios, em seus diferentes laboratórios e instrumentos de observação.

Além da justa homenagem e reconhecimento aos pioneiros, o livro se insere no cada vez mais precioso caminho da transmissão de conhecimento científico confiável numa linguagem compreensível para o grande público.

As organizadoras, Luciana Saddi e Maria de Lurdes S. Zemel, psicanalistas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), têm desenvolvido inúmeros atendimentos, cursos e projetos na Diretoria de Atendimento à Comunidade da SBPSP.

Desde 1977, Maria de Lurdes realiza trabalhos na área de prevenção em instituições de ensino e de formação de profissionais e participantes de organizações não governamentais, além de atendimentos clínicos individuais e familiares.

A perspectiva psicanalítica atravessa a proposta do livro. Há o propósito de apresentar ao público leigo parte do conhecimento científico, como um fazer constante e inacabado, com uma atitude de abertura e curiosidade para a investigação, mostrando o que se sabe até o momento, livre de preconceitos, moralismos ou religiosidades. O alerta para que cada situação seja examinada em sua singularidade fica claro nas palavras das organizadoras na apresentação do livro:

Lembramos ainda que o problema jamais é a droga em si. A maconha - aqui examinada em múltiplas dimensões - não existe sozinha. Existe para quem a usa, para quem a condena, existe numa grande rede simbólica atravessada por inúmeros interesses e pela história humana. (p. 15)

Alguns eixos norteiam este acervo de textos, que podem ser lidos na sequência ou escolhidos pela pulsação do interesse do leitor. O eixo da vulnerabilidade perpassa vários deles, atravessando a perspectiva do sujeito, da família e da sociedade como um todo.

Silvia Brasiliano nos fala da família e do adolescente e alerta para certos equívocos na abordagem das famílias diante da questão das drogas, sem minimizar o risco do consumo da substância na adolescência, período crucial na formação identitária do sujeito.

Esse aspecto é também desenvolvido por Maria Fátima Olivier Sudbrack, que aponta para os riscos do abuso da maconha entre os adolescentes, individual e socialmente. O envolvimento com o tráfico é uma realidade nas camadas mais pobres da sociedade, na população carcerária e nas comunidades.

Maria de Lurdes S. Zemel explicita quais seriam, em sua experiência, os princípios orientadores de políticas e práticas preventivas: o despojamento de ideias preconcebidas, as ações contínuas, o entendimento de que, como as vulnerabilidades são flexíveis, é recomendável que as ações também o sejam.

Marcelo Sodelli descreve o que entende por vulnerabilidade, alertando para o fato de que "ninguém é vulnerável, mas está vulnerável, resultante da dinâmica relação entre os componentes individuais, sociais e programáticos" (p. 55). O autor alerta para o risco da vasta disponibilidade de informações, confiáveis e falsas, através da ampliação dos meios eletrônicos: "Somos cada vez mais in-formados e cada vez menos formados" (p. 52).

Ficamos sabendo que a maconha é a droga ilícita mais consumida no mundo, e que o consumo da Cannabis sativa no Ocidente data de 4 mil anos atrás, no texto de Eroy Aparecida da Silva e Yone Gonçalves de Moura, que também focalizam a questão das vulnerabilidades.

As questões legais que envolvem o uso da maconha são extremamente complexas e se desdobram em muitos campos de atuação profissional.

Vera Da Ros, ao tratar das práticas de redução de danos, tão necessárias e tão atacadas por aqueles que as confundem com estímulo ao uso, alerta, entre outras coisas, para o fato de que a ilegalidade representa um risco adicional ao usuário - por exemplo, com a compra de droga adulterada.

O advogado Luís Francisco Carvalho Filho expõe dados impressionantes, decorrentes das políticas equivocadas de repressão ao tráfico, que só vêm fortalecendo o crime organizado e aumentando assustadoramente a população carcerária, composta majoritariamente de jovens negros, bem como de um crescente número de mulheres. As consequências psicossociais para os indivíduos e o país são incomensuráveis.

Ao nos apresentar ao uso terapêutico dos canabinoides, em que se têm observado respostas muito positivas em inúmeros quadros neurológicos e psiquiátricos, no combate aos efeitos colaterais da quimioterapia, entre outros, Dartiu Xavier da Silveira Filho e Rodrigo Nikobin nos atualizam sobre os novos achados e comentam que o proibicionismo dificulta as pesquisas científicas no campo da medicina. Ressaltam ainda que nos países onde houve legalização não se observou aumento do consumo, e sim diminuição dos crimes.

Renato Filev também aborda os usos terapêuticos da maconha e os inúmeros entraves burocráticos enfrentados no âmbito do reconhecimento, aprovação e regulamentação da maconha e seus componentes pelos órgãos responsáveis no Brasil, seja para importação, seja para produção local, encarecendo muito o acesso do usuário ao produto.

Valéria Lacks, médica psiquiatra, discorre sobre a precária realidade das instituições que recebem para internação pacientes em situações que envolvem o uso da maconha. De modo geral, segundo a autora, há um quadro psiquiátrico associado à situação.

Marta Ana Jezierski desmistifica a polêmica psicose canábica. Em seu entendimento, geralmente envolve a presença de outros quadros psiquiátricos.

A história das origens, dos usos, do trajeto e da chegada da Cannabis ao Brasil é bem narrada pela historiadora Lilian da Rosa.

O antropólogo Edward MacRae discorre sobre os usos religiosos e espirituais da Cannabis, e sobre a peculiaridade de sua entrada no Brasil por meio dos negros escravizados, o que contemporaneamente tem servido de pretexto para concepções e abordagens discriminatórias e racistas.

Finalmente, a economista Taciana Santos de Souza fala do mercado da Cannabis, sua lógica, seu crescimento e os entraves nesse campo. Devido à legalização do consumo em muitos países, os interesses econômicos vêm se mobilizando e crescendo.

Em tempos de prevalência e disseminação de fake news, de posturas e práticas anticiência, de aumento da penetração de visões ideológicas e religiosas na vida cotidiana, nas instituições públicas responsáveis por saúde, educação e cultura e até no judiciário, esta reunião de pesquisadores e estudiosos comprometidos com a busca de conhecimento científico ganha ainda mais valor. O livro nos oferece a oportunidade de um conhecimento fundamentado escrito em linguagem acessível.

A leitura deste acervo de textos interessa aos psicanalistas, especialmente àqueles que se dedicam ao atendimento de adolescentes e jovens adultos.

Creative Commons License