SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19Ethnic and nacional identity and social competence on schools of Porto Alegre (Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Aletheia  no.19 Canoas June 2004

 

EDITORIAL

 

Apresentamos, com satisfação e orgulho, mais uma edição da Revista Aletheia, uma publicação do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil. O número 19 é reflexo do esforço acadêmico de seus autores e, com certeza, contribuirá para a geração e divulgação do conhecimento nos diferentes campos da Psicologia.
A Revista Aletheia disponibiliza semestralmente aos seus leitores e assinantes uma série de artigos, procurando a diversidade teórica e metodológica.
A produção acadêmica é sempre resultado de vários elementos fundamentais: dedicação, perseverança e necessidade de construir e partilhar conhecimentos.
Se por um lado esta é uma árdua tarefa, por outro é geradora de intenso prazer. O prazer do encontro, do novo, do olhar sobre uma construção que enaltece e qualifica a formação e a profissão do Psicólogo.
Atualmente trilhamos um caminho com algumas dificuldades, mas sem dúvidas com muito mais facilidades, dentre elas: o apoio e confiança da Direção do Curso, Profa. Dra Antonieta Pepe Nakamura, o estímulo e conhecimento do Editor Chefe Prof. Dr. Cirilo Magagnin, a parceria dos autores e consultores e, por fim, os alunos do Curso de Psicologia que prestigiam e aguardam com ansiedade o lançamento da cada número.
Neste número, oferecemos ao leitor artigos que abordam temas relevantes para a psicologia no contexto atual: Síndrome de burnout e fatores de estresse em estudantes de um curso técnico de Enfermagem; Padrões de ajustamento na aposentadoria; Depressão e contexto de trabalho; Identidade étnico-nacional e competência social em escolas de Porto Alegre; Padrasto, o novo pai: uma nova postura paternal; Assédio Moral; A construção da pluralidade do conhecimento na formação e na prática do psicólogo no contexto do trabalho; Intervenções psicossociais na comunidade de Canoas: uma proposta do Curso de Psicologia da Ulbra-Canoas.
Assim, convidamos a todos os leitores para partilhar conosco este bem maior: o saber.

 

Os editores

Creative Commons License